Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão em mais de um PC - suspeita de vírus


Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

De algumas horas pra cá, meu computador começou a se comportar de forma estranha. Sempre que eu tentava abrir o Google Chrome o sistema ficava EXTREMAMENTE lento e inutilizável, sendo necessário desligar diretamente pelo botão do gabinete. Ele apresentava um pouco de lentidão ao abrir o Mozilla também, mas não tão severa. O problema ficou sério a ponto de eu precisar formatar totalmente o HD. Até então eu estava achando que o HD estava prestes a pifar de vez, visto que eu rodei uma ferramenta de diagnóstico e ele encontrou alguns bad sectors irreparáveis. Isso aconteceu anteriormente, e eu perdi um Seagate Barracuda porque ficou lotado de bad blocks e morreu. Por sorte eu havia feito backup dos meus arquivos num HD externo pouco tempo antes, então não perdi nada, ou pelo menos acho que não...

 

Enquanto eu formatava o desktop, eu fui para o notebook e conectei o HD externo para continuar usando as minhas coisas. Quando tentei remover o dispositivo com segurança, o Windows se recusou afirmando que estava em uso em outro lugar, sendo que não estava. Pois bem, desliguei o notebook da forma habitual (Iniciar > Desligar) sem desconectar o HD externo. Ao ligá-lo novamente em seguida, o notebook não estava mais lendo nenhum dispositivo USB... Fiz uma restauração do sistema a um ponto anterior, limpei o registro, e isso corrigiu o problema. Por outro lado, o Chrome do notebook passou a se comportar de forma parecida com o desktop: não iniciava e causava uma lentidão generalizada no PC, a ponto de não conseguir nem abrir o Gerenciador de Tarefas. Com o Internet Explorer não vi problemas, apenas uma lentidão esperada (porque né, Internet Explorer). Desinstalei o Google Chrome, rodei o CCleaner, Adwcleaner e Junk Removal Tool; o ADW encontrou algumas tralhas, mas nada fora do normal. Reinstalei o Chrome e agora está normal.

 

Devido ao fato que o comportamento esquisito do desktop foi "transferido" para o notebook, comecei a desconfiar que, através do HD externo, passei uma praga do desk pro note, uma praga que não tem um comportamento constante. Terminando de formatar o desktop, ele está totalmente normal. Rodei um CHKDSK nas duas partições (uma pro sistema/programas, outra pros arquivos), e não apontou nenhum bad sector.

 

Rodei uma verificação com o Malwarebyte's no desktop, no notebook e no HD externo e não acusou absolutamente nada, mas eu ainda estou suspeitando que o HD e o notebook estejam contaminados. Não pretendo conectar o HD externo no desktop recém-formatado e liso enquanto não resolver isso.

 

Vocês tem alguma ideia do que pode ser? Podem me recomendar algum programas de verificação de vírus? Já vi alguns experientes indicando uma verificação com programas que requerem uso supervisionado e uma análise bem minuciosa dos logs, coisa que eu não sei (e nem pretendo) fazer sozinho. Neste caso é indicado? Meu backup está unicamente no HD externo, e tenho medo de perder as minhas coisas, embora eu consiga acessá-las pelo notebook. Quero me certificar que não existe risco.

 

Agradeço desde já aos que responderem.

 

 

Especificações do desktop:

SO: Windows 7 Home Premium 64-bit

Placa-mãe: ECS H61H2-M2

HD: Western Digital Blue Caviar - 1 TB

RAM: 2x4GB Corsair 1600 MHz

Processador: Intel Core i5-2310 Sandy Bridge (2,90 GHz)

Placa de vídeo: Radeon HD 7850

 

Especificações do notebook:

SO: Windows 8.1
Placa-mãe: não tive tempo de rodar um programa pra verificar.
HD: Western Digital, não sei o modelo.
RAM: 4 GB
Processador: Intel Core i3-4010U (1,70 GHz)
Placa de vídeo: Intel HD Graphics
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...