Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Como funciona?] Speaker Selector / Seletor de Alto Falante


Posts recomendados

Olá pessoal, boa tarde a todos. clear.png

Tenho lido vários tópicos aqui e aprendido bastante, mas uma coisa não consegui entender: como funcionam os seletores de caixas acústicas (ou seletor de alto falantes, loud, speaker selector, sonorizador de ambientes, etc.).

Preciso entender o funcionamento desse aparelho para consegui fazer as conexões no meu HT.

Tenho um receiver Pioneer VSX-D901s que tem dois canais, A e B, ambos com suporte de 4 a 16 ohms. Tenho, também, uma 'speaker selector' semelhante ao modelo PK-4sf da Projekt, mas é bem antigo e não tem protetor ou seletor de impedância, como esse modelo da Projekt (ou os modelos mais novos no mercado). Na verdade ele é totalmente analógico e bem simples. Amanhã mandarei arrumá-lo, pois os seus conectores não estão funcionando direito (as chaves seletoras).

Pois bem. Pensei em deixar um conjunto de caixas que tenho (Bose Acoustimass 7) no A do Receiver. No B, ligaria o seletor, que tem 4 saídas possíveis para 4 pares de falantes. Como falantes extras, tenho:

  • Par de caixas Pioneer 16 ohms
  • Uma caixa quasar de 8 ohms
  • Uma caixa Bose de 8 ohms
  • Um par Bose 151 de 4 ohms

Minha dúvida é se posso fazer as seguintes ligações, sem problemas de impedância para o receiver:

CANAL A

  • Bose Acoustimass 7 (LEFT + RIGH + SUBWOOFER) - 8 ohms

CANAL B

  • B1: Bose 151 4ohms (LEFT) + Bose 151 4 ohms (RIGHT)
  • B2: Pioneer 16ohms (LEFT) + Pioneer 16 ohms (RIGHT)
  • B3: Quasar 8 ohms (LEFT) + Bose 8 ohms (RIGHT)
  • B4: a princípio sem nada, mas posteriormente poderia adicionar um par de falantes. De quantos ohms?

Estou perguntando tudo isso, pois como o meu seletor não tem chave de proteção ou escola automática (eletrônica) de resistência, tenho que acertar direitinho as ligações para não ferrar com o meu receiver. clear.png

Será que com essas configurações posso usar os canais A + B (B1, B2, B3, B4) todos ligados simultaneamente? 

Não sei como esse seletor de alto falantes funciona.

Por exemplo, ligando todos os falantes do canal B (B1, B2, B3 e B4), qual seria a impedância que o meu receiver estaria 'enxergando'?

Em resumo: quando usamos um seletor de canais como o meu (sem chave de proteção ou controle de impedância), ao "ligarmos" um par de falantes, o que ocorre com a resistência total 'enxergada' pelo receiver? Há diferenças entre ligar todos os pares de falantes (de 1 a 4) nesse "resultado final"?

O meu receiver diz que aceita, no canal A ou B, 4 a 16 ohms, mas e usando um seletor desse tipo, há alguma diferença?

Estou perdido....clear.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essas chaves só comutam um par de falantes por vez, ou seja, um falante no canal esquerdo e um falante no canal direito, de cada vez!

 

A saído do amplificador que você ligar na conexão da direita dele (Power amp IN), sairá nas saídas 1 ou 2 ou 3 ou 4, de acordo com o botão frontal for pressionado.

Quando se pressiona um  botão frontal, o outro desarma, de forma que, apenas um conjunto de caixas ficam ligadas de cada vez.

Lembrando que as saída A e B, suportam no mínimo 4 Ohms...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim!, cada ligação a mais, "se for possível" será ligadas em paralelo! Ai tem que prestar atenção na impedância dos falantes desses canais, para que a resultante dessa ligação deles, não fique inferior a 4 Ohms que é o suportado pelo Receiver.

 

Geralmente esse Switchs (chaves ou comutadoras), só comutam uma saída de cada vez!, Eu ainda não vi uma que suporte comutar mais de uma saída ao mesmo tempo!...

Mas! Hoje já não existem válvulas! (Minha época). Hehehehe!!!!.... (pode ser que tenha e eu ainda não vi!)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!, cada ligação a mais, "se for possível" será ligadas em paralelo! Ai tem que prestar atenção na impedância dos falantes desses canais, para que a resultante dessa ligação deles, não fique inferior a 4 Ohms que é o suportado pelo Receiver.

 

Geralmente esse Switchs (chaves ou comutadoras), só comutam uma saída de cada vez!, Eu ainda não vi uma que suporte comutar mais de uma saída ao mesmo tempo!...

Mas! Hoje já não existem válvulas! (Minha época). Hehehehe!!!!.... (pode ser que tenha e eu ainda não vi!)

Lembrei-me do meu antigo Gradiente Model 120 que possuia a chave de comutação dos canais, e tinha: Off, A, B e A+B.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...