Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete pode ser causa de erros em HD/Ram?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

Gostaria de saber se um gabinete poderia causar erros em HDs (badblocks) e RAMs (Test13 memtest86 falhado).

O meu gabinete ele passa muita estatica, hora e outra eu tomo choque nele, inclusive nos usbs conectados a ele (ate mesmo de mexer no celular carregando direto no gabinete) e passei o HDTune no meu HD e deu muitos badblocks e o pente de RAM foi reprovado com 4 erros no Test13 do memtest86.

As voltagens da fonte, segundo o Aida64, estão normais então creio que nao influenciou nos erros.

Seria o gabinete a causa disso? :/

 

Imagens dos erros e tensão da fonte:

lfu3YiX.jpg

 

 

lgBj15j.jpg

 

ljuMR9O.jpg

 

xV3a9wg.jpg

 

 

BX5w1Vp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guhcoxinha olá. Os badblocks podem ser corrigidos com o programa 

HDD Rgenerator, pelo boot via CD/pendrive, ou pelo sistema. 

 

No seu seu gabinete, está levando leves choques, ou fortes?

 

Poste toda a configuração do teu PC, principalmente  marca, modelo e potencia da fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ocorre por vários motivos, sendo falta de aterramento, placa-mãe em contato com a lateral do gabinete, fonte genérica, etc.. 

 

Mas, para causar esses erros, aposto na fonte, que não irá fornecer uma energia de qualidade, danificando os componentes. 

Porém, não excluiria também um possível curto da MB com o gabinete. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex, mas da pra recuperar mesmo o numero dos badblocks sendo grande, que é o caso do meu hd?

ah cara, sao aqueles choquinhos que parecem de fisioterapia kkk acho que por isso da pra ter uma base da força

minha config:

Intel Core i5-4570 CPU @ 3.20GHz

Asus B85M-E/BR

NVIDIA GeForce GTX 760

Kingston 2x 4gb DDR3

Hitachi HDS721010DLE630 1000GB

Fonte Corsair ATX GS600 600W CMPSU-600G

Gabinete Thermaltake TT V4

 

@doors.paulo, aterramente aqui em casa tem, acredito que a mobo nao esteja em contato com o gabinete (vou verificar novamente), e a fonte (citada acima) nao é generica, pelo menos acredito que nao hehe

Acha que a GS600 nao ta dando conta?

Se for curto da mobo, como faço pra ter certeza?

 

Tentei dar uma estressada em todos os componentes agora com o Aida e ta pior do que eu imaginei... tem alguma coisa arregando e ta reiniciando o sistema. Consegui tirar umas SS antes de reiniciar novamente:

CfL471W.png

myzMWcy.png

GGPMpb9.png

 

Meu HD ta muito horrivel, qualquer coisa que mexa com ele o Windows simplesmente morre :(

O que acham que pode ser tudo isso? :/

Compra um PC novo? kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guhcoxinha quantos badblocks tem ao total em seu HD? 

 

Sobre a sua fonte, ela é de excelente qualidade. É uma

Corsair com selo 80 plus e PFC ativo. Marca muito indicada no fórum.

Esta fonte de 600W dá conta com folga em teu PC.

 

Não uma fonte Xigmatek, ou Multilaser com rotulação enganosa. 

 

Quanto a sua placa mãe, fica muitas dúvidas, já que as atuais placas mãe

da ASUS do modelo B85 estão dão muitos problemas. 

Por este motivo, as pessoas estão comprando as B85 da Gigabyte. 

 

http://www.kabum.com.br/produto/50643/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-b85m-d3ph-lga-1150-box

 

Recomendo passar o HDD Regenerator, limpar os contatos das RAM, com 

limpa contato, ou borracha escolar. 

 

Depois passar o teste nelas, uma de cada vez plugada. 

 

OBS: A dica que citei acima sobre as B85 ASUS realmente são muitas reclamações 

que aparecem aqui no fórum, e este modelo, não está sendo mais recomendado 

para membros. 

 

OBS2: Quantos aos choques leves, é normal. Se fosse fortes, 

ai a fonte estaria com algum problema. 

 

Mais uma coisa: A falta de aterramento, não detona nenhum PC que tenha fontes de boa qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex, segundo o SMART do HDtune, ja tem cerca de 200 e mais 300 futuros. Ta feio a coisa pro Hitachi kkk (hd com 1 ano e 6 meses de uso apenas)

 

Show! Uma coisa a menos então pra me preocupar. Só vou fazer os testes com o multimetro pra ver se ta tudo em ordem com as voltagens mesmo e boa. Economizo 400 reais hehe

 

Quanto a mobo, ela poderia causar problemas com o HD/RAM? 

Ou esses erros que citei nesses dois componentes acontecem casualmente (ou eu que dei sorte)?

 

Esse fds vou dar um trato de testes em todos os componentes, vamos ver se tem mais coisas zicadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guhcoxinha quanto a este HD, ele não é de boa qualidade. 

 

Na próxima vez, você compra um Western Digital Blue, que é melhor que o Seagate Barracuda, em questão de durabilidade, e não aparecer badblocks por tão cedo. 

 

Num bom uso, dura mais que 6 anos.

 

Sobre suas RAM. Um aplaca mãe em curto pode danificar, ou o contrário. 

Pode ser que suas RAM estejam boas, e a placa que não esteja trabalhando 

(gerenciando) corretamente. 

 

Recomendo realizar o teste nelas, com o Hirens boot também. 

 

OBS: Como você citou com vontade sobre os testes, vejo que tem certa experiencia. 

Se aprofunde nos testes para saber como está a situação de cada periférico. 

 

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte boa: Ok

Aterramento: Se a fonte for boa, é Ok também

 

Agora sobrou placa-mãe e memória para serem testados. 

Quanto ao HD, eu nem passaria nenhum software para isolar os badblocks, pois quando isso começa a acontecer, o HD se torna "não confiável", além de perder muito desempenho. 

 

Faça como o colega citou acima, passe o memtest do hirens e veja se tem algo errado com a RAM. 

 

Se tiver algum amigo com placa-mãe 1150, experimente seus componentes na placa-mãe dele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex, então eu to de olho num da Seagate que ouvi bastante recomendações boas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677714280-hd-interno-seagate-2tb-sata3-6gbs-7200rpm-64mb-nota-fiscal-_JM#redirectedFromParent

Achei o custo/benefício bem interessante dele. O que acha?

 

O Hirens boost, no caso, seria esse http://www.hirensbootcd.org/download/?

Porque achei outro que usa o memtest86 (http://www.hiren.info/pages/bootcd)

Ou estamos falando da mesma coisa memtest86?

 

Sim, é o que farei, porém quando disse me equivoquei quando disse que EU faria o testes. Na verdade vou levar pra um amigo que é mais especializado no assunto hehe

Eu só sei o básico :)

 

@doors.paulo, obrigado pelas dicas. Farei isso mesmo, só essa duvida quanto ao Hirens boot ser = ao memtest, assim que confirmar ja vou testar as Rams de novo porque deu uma limpada nelas com a borrachinha.

 

Quanto a fonte, fez o teste direto com o multimetro hoje.

Segue os resultados:

Preto e vermelho - 4,79

Preto e amarelo - 12,60

Preto e laranja - 3,31

Preto e roxo - 5,05

 

Acho que ta tudo ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex, então eu to de olho num da Seagate que ouvi bastante recomendações boas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677714280-hd-interno-seagate-2tb-sata3-6gbs-7200rpm-64mb-nota-fiscal-_JM#redirectedFromParent

Achei o custo/benefício bem interessante dele. O que acha?

 

O Hirens boost, no caso, seria esse http://www.hirensbootcd.org/download/?

Porque achei outro que usa o memtest86 (http://www.hiren.info/pages/bootcd)

Ou estamos falando da mesma coisa memtest86?

 

Sim, é o que farei, porém quando disse me equivoquei quando disse que EU faria o testes. Na verdade vou levar pra um amigo que é mais especializado no assunto hehe

Eu só sei o básico :)

 

@doors.paulo, obrigado pelas dicas. Farei isso mesmo, só essa duvida quanto ao Hirens boot ser = ao memtest, assim que confirmar ja vou testar as Rams de novo porque deu uma limpada nelas com a borrachinha.

 

Quanto a fonte, fez o teste direto com o multimetro hoje.

Segue os resultados:

Preto e vermelho - 4,79

Preto e amarelo - 12,60

Preto e laranja - 3,31

Preto e roxo - 5,05

 

Acho que ta tudo ok.

desde que tenha o memtest86 para testar, não importa o programa. 

Quanto ao HD que você sitou. Ainda sim o Western Digital blue, tem 

a durabilidade muito superior qualquer Seagate Barracuda. 

 

Mais se queres comprar este, vai do seu critério. 

 

Sobre teste de fonte com multímetro não é algo recomendado 

​levar em conta. Como dito pelo eletrônico @faller 

Os verdAdeiros testes são feitos com maquina de stress para saber a estabilidade.

Assim que são testados vários modelos, e marcas no laboratório do fórum. 

 

Mais como sua fonte é de qualidade; Unica coisa que basta é ver se as

voltagens estão ok com algum software bom, como o Aida64 ou HWMonitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o HD, nao recomendo seagate nem pro meu pior inimigo, comprei um Barracuda 2TB ano passado, durou um pouco mais de 1 ano, do nada ele parou de funcionar, quando liga da aqueles estalos, sendo q nao tinha nenhum badblock e nenhum problema no S.M.A.R.T, perdi 1,5tb de arquivos.... fiquei chateado pra carai.... T.T recomendo trocar esse seu hd logo q possivel, porque se ha comecou a dar badblock pode ter certeza q n vai durar mt, o programa que te indicaram ali em cima vai no máximo estender um pouco a vida util dele, mas nao vai resolver 100%, eu ja comecaria a fazer backup das coisas mais importantes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, faça um teste com o cristal disk info. Usava muito o HD tuner, mas ele me dava muitos falsos positivos.

Se o HD está com defeito, sugiro a troca imediata, pois ele perde a confiabilidade se continuar a ser usado e, será uma grande dor de cabeça quando você menos imaginar! (algumas vezes fazer o backup de um hd com alerta, se torna impraticável)

Sobre HDs recomendo os da Toshiba e, é apenas uma recomendação de minha parte, pois hd hoje em dia está muito sujeito a falhas, a não ser que seja um HD para servidores Dell.

Recomendo que tenha sempre um backup semanal ou até mesmo uma maquina virtual do seu PC (VMware Center Converter).

Verifique direitinho se há algum cabo/porta usb danificado; verifique os contatos da moba com o Gabinete para possiveis choques "fisioterápicos" rs.

Use um filtro de linha ou No-break (mesmo que dure 5min, já é o suficiente para desligar o PC com segurança[off: isso era uma mensagem do Windows 95/98 kkkkk])

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, desculpa pela ausencia mas tava uma correria danada aqui.

Por fim, acabei comprando um Seagate 2tb mesmo e um gabinete novo, ja fiz toda a instalação e agora ta tudo ok. Mais pra frente trocarei os dois pentes de RAM porque o memtest ta acusando erro em ambos, mas por enquanto ta aguentando. De resto ta tudo ok!

Quero agradecer a todos pela ajuda e atenção que me deram neste topico!

Valeu galera!!!  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...