Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo CPU + VGA?


Posts recomendados

Bom dia a todos, venho aqui vos trazer minha dor de cabeça contínua nessas ultimas semanas. 
Enfim, estou montando meu pc de pouco em pouco, não algo high end com gtx 970 + i74790k mas sim uma gtx 960 + i5 4690. Porém por falta de paciência no início do ano comprei a placa de vídeo antes da mobo e processador (burrice demais, eu sei eu sei), ocasionando essa dor de cabeça que sinto todo santo dia ao tentar jogar algo. É o seguinte, minha configuração é:

-i5 2400
-Intel DH61WW
-HyperX 2x4 GB 1600MHz
-EVGA GTX 960 2GB SSC
-CS550M Corsair

O problema se resume a uma frase: "Queda ridícula de FPS". Por exemplo, quando jogo bf4 maioria das vezes o fps no ultra fica entre 60~40, normal certo? Até porque a gtx 960 não são equipara a uma gtx 970 com 80 de fps no ultra. Porém como eu não suporto fps baixo eu mudo a configuração pro low, sendo que mesmo mudando a configuração, a contagem de fps persiste continuando assim nos 60~40. Não é só no bf4 o problema, jogos como gta V também dão irritação, como a configuração no low total chegando apenas a 70fps no max. 
Eu já tentei quase tudo em relação a software, sendo limpeza de registro, reinstalação de jogos, reinstalação do dx11, desfragmentação do sistema e dos jogos, atualização de drivers e etc. Penso eu que seja gargalo entre o processador e vga até porque gtaV e bf4 são gulosos em questão de processamento porém não tenho total certeza. Vejo também muita gente recomendando o windows 8.1 PRO que parece ser o melhor para jogos. Caso alguma alma queira me ajudar, agradeço desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teu problema me parece ser o sistema operacional... formata do zero pro Win 8.1 PRO (o DX11.3 faz muita diferença pro DX11) e instala drivers e jogos novamente... lembre de baixar o driver mais atual na página da Nvidia... Com um i5 2500k e uma r7-260x eu roda BF4 no low (ONLINE) com 80-100 FPS em 1600x900)... Agora com um i7 3770 e uma r7 260x 2gb rodo hardline no alto a 60 FPS (ONLINE) no  mesmo monitor...

Detalhe, qual teu monitor?

Tem muito debate por aí mas pra jogar online melhor setar LOW... porque não é só o hardware que influencia partidas online... a qualidade da internet tb...

Mas pra jogar campanha pode setar tudo em alto que roda com ótimo FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teu problema me parece ser o sistema operacional... formata do zero pro Win 8.1 PRO (o DX11.3 faz muita diferença pro DX11) e instala drivers e jogos novamente... lembre de baixar o driver mais atual na página da Nvidia... Com um i5 2500k e uma r7-260x eu roda BF4 no low (ONLINE) com 80-100 FPS em 1600x900)... Agora com um i7 3770 e uma r7 260x 2gb rodo hardline no alto a 60 FPS (ONLINE) no  mesmo monitor...

Detalhe, qual teu monitor?

Tem muito debate por aí mas pra jogar online melhor setar LOW... porque não é só o hardware que influencia partidas online... a qualidade da internet tb...

Mas pra jogar campanha pode setar tudo em alto que roda com ótimo FPS.

 

Meu monitor é um Phillips qualquer 16 polegadas e 60Hz, muito ruim eu sei mas é o que tem pra hoje :/

O fato dele ser 60Hz e eu querer um fps maior que 60 é porque não consigo aceitar essa ideia de 60fps cravado, até porque não da certo, pra mim fps seria bom entre 70 e 90 que daria fluidez e não ficaria travando nem um pouco :)

Eu jogo só online, campanha zerei quando saiu pro PS3, e é esse que é o problema, eu tento jogar no super LOW, tudo setado pro jogo ficar c performance muito boa, porém não é o que acontece. O mesmo desempenho no ULTRA é encontrado no LOW no meu caso, mesmo setando no LOW fico com 40~50 fps. E isso pra uma GTX 960 é um absurdo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Fiz o teste no MSI Afterburn e recebi tais resultados: (O mapa em questão é o Hainan Resort que parece ser o que mais agride meu PC)
 
Ultra MSAA 4x

BF4 Ultra MSAA 4x

 
Ultra MSAA 2x

BF4 Ultra MSAA 2x

 
Ultra FXAA

BF4 Ultra FXAA

 
High

BF4 High

 
Medium

BF4 Medium

 
Low

BF4 Low


Ainda acho que não é hardware e sim o SO... mas o teste das temperaturas pode mostrar alguma anomalia...

Eu formataria do zero com o 8.1 só pra garantir...

 

Sim, eu pretendo formatar para o 8.1 PRO mas ainda to esperando meu HD chegar ou algo assim. Até porque se eu for formatar agr depois vou ter que colocar o 8.1 tudo de novo :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cará é serio que tu fez isso?

 

Core i5 - recomendaria uma AMD FX 8 núcleos, mais barata e melhor

GeForce GTX960 2GB - 128 bits - Cara vocês vai muito pelos GB mds essa placa de video é uma ***** na minha opnião por ter so 128 bits entenda uma coisa nunca va pelo GB da placa de video, nao estou falando que 2 GB é uma ***** maiss.... tem um porém 128 bits é uma porcaria. ate uma GeForce 9800 GT te 1 GB de 256 Bit é melhor que essa placa de video ai e é muito mais barata.

Fonte 550W ??? como voce quer ter um pc gamer que rode Far cry sem queda de fps com uma Fonte dessas tenha vergonha bota uma 750 W Corsair que ai tu vai ver o que é bom

 

serio cara voce nao entende muito de pc :D

 

Ate meu pc roda bf4 no ultra sem queda de fps :D e muito mais barato q isso ai que eu calculei do teu pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cará é serio que tu fez isso?

 

Core i5 - recomendaria uma AMD FX 8 núcleos, mais barata e melhor

GeForce GTX960 2GB - 128 bits - Cara vocês vai muito pelos GB mds essa placa de video é uma ***** na minha opnião por ter so 128 bits entenda uma coisa nunca va pelo GB da placa de video, nao estou falando que 2 GB é uma ***** maiss.... tem um porém 128 bits é uma porcaria. ate uma GeForce 9800 GT te 1 GB de 256 Bit é melhor que essa placa de video ai e é muito mais barata.

Fonte 550W ??? como voce quer ter um pc gamer que rode Far cry sem queda de fps com uma Fonte dessas tenha vergonha bota uma 750 W Corsair que ai tu vai ver o que é bom

 

serio cara voce nao entende muito de pc :D

 

Ate meu pc roda bf4 no ultra sem queda de fps :D e muito mais barato q isso ai que eu calculei do teu pc

Você esta trolando né? Só pode....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cará é serio que tu fez isso?

 

Core i5 - recomendaria uma AMD FX 8 núcleos, mais barata e melhor

GeForce GTX960 2GB - 128 bits - Cara vocês vai muito pelos GB mds essa placa de video é uma ***** na minha opnião por ter so 128 bits entenda uma coisa nunca va pelo GB da placa de video, nao estou falando que 2 GB é uma ***** maiss.... tem um porém 128 bits é uma porcaria. ate uma GeForce 9800 GT te 1 GB de 256 Bit é melhor que essa placa de video ai e é muito mais barata.

Fonte 550W ??? como voce quer ter um pc gamer que rode Far cry sem queda de fps com uma Fonte dessas tenha vergonha bota uma 750 W Corsair que ai tu vai ver o que é bom

 

serio cara voce nao entende muito de pc :D

 

Ate meu pc roda bf4 no ultra sem queda de fps :D e muito mais barato q isso ai que eu calculei do teu pc

Delete da mente a resposta do colega acima... ou está de sarcasmo ou é realmente um ignorante em hardware...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cará é serio que tu fez isso?

Core i5 - recomendaria uma AMD FX 8 núcleos, mais barata e melhor

GeForce GTX960 2GB - 128 bits - Cara vocês vai muito pelos GB mds essa placa de video é uma ***** na minha opnião por ter so 128 bits entenda uma coisa nunca va pelo GB da placa de video, nao estou falando que 2 GB é uma ***** maiss.... tem um porém 128 bits é uma porcaria. ate uma GeForce 9800 GT te 1 GB de 256 Bit é melhor que essa placa de video ai e é muito mais barata.

Fonte 550W ??? como voce quer ter um pc gamer que rode Far cry sem queda de fps com uma Fonte dessas tenha vergonha bota uma 750 W Corsair que ai tu vai ver o que é bom

serio cara voce nao entende muito de pc :D

Ate meu pc roda bf4 no ultra sem queda de fps :D e muito mais barato q isso ai que eu calculei do teu pc

Já que você tem tanta sabedoria poderia ter um pouco mais de humildade também. Considerando que tudo que você falou esteja certo não tem necessidade nenhuma de tratar o colega dessa forma. Ninguém é obrigado a saber de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michael Leandro

 

Sim, eu sei que AMD está bem mais barata que a Intel mas por conhecer mais sobre os processadores da Intel eu prefiro ficar com eles. 

E sobre a GTX 960, eu não fui pelos 2GB de RAM, e eu to lgd que são 128 bits mas isso quase que não influencia direito, na carga de processamento sim mas no desempenho não, eu mesmo antes de comprá-la pesquisei bastante e nunca que esse 128 vai ser um obstáculo, o que importa é a tecnologia que ela usa e não o hardware, não é a toa que ela bate muita placa que era queridinha de todo mundo antigamente que tem 256 bits. Ela é muito boa pro valor dela (~900), pra eu ter um desempenho melhor seria bom eu comprar uma 970 que ta por volta de 1500 por ai e longe do meu pensamento. Cara, nunca que uma 9800 GT DE 1GB vai ser melhor que ela, nem sonha cara, 2GB já ta obsoleto imagina 1GB então, não mete essa cara, dica minha, nunca vá por comparar na teoria e sim na prática HDASUIHDASUDA. Os 2GB se eu tivesse mais dinheiro eu compraria uma GTX 970 4GB óbvio, mas não é o caso. Como esse é o primeiro PC que eu to montando com meu dinheiro de estágio, isso é o que tem pra agora e to muito feliz com o que eu ja tenho :)

Essa fonte de 550W foi escolhida por causa do 80 Plus Gold e ser semi modular, não tem a ver com a quantidade até porque se eu comprasse uma maior seria jogar dinheiro por Watts que eu não usaria nem tão cedo, pois não estaria usando toda a capacidade dela por se tratar da 960. Enfim, eu não devo explicações até porque esse post não é direcionado sobre compra de hardware e sim para dúvidas sobre gargalo que pode ou não estar ocorrendo. Se eu quisesse jogar no ULTRA em todos os jogos eu teria esperado 1 ano e comprado a 970, mas já jogar c +60fps no high já me agrada bastante. PC Gamer não é sinônimo de PC caro pra rodar tudo no ultra, depende muito do seu gosto, fica a dica. :D

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Queda de FPS por causa de falta de fonte pra 960???? DHIFSHDSUIHDA 

Enfim, galera pelo o que eu percebi a queda de FPS se dá por prolongamento do jogo, ou seja, antes de 20 min fica tudo normal, porém depois começa a lagar feito um condenado. E mais, nesse intervalo entre o FPS normal para as quedas há uma variação enorme como de 120 -> 32 -> 55 -> 98 e assim se repetindo até chegar no estado de quedas contínuas.

Também percebi após os testes que há uma diferença razoavelmente alta entre um servidor cheio e um servidor vazio. Eu não sei se é a internet (sempre escolho servidores com 15 de ping e os testes sempre dão ok, GGVT) ou se algo sobre o processamento do mapa e dos players está ou não atrapalhando o processador pois em alguns mapas notei apenas 40% de uso da GPU. Em outros com tamanho maior (Rogue Transmission) notei que o uso ficou entre 80~90%, normal porém ainda com quedas bruscas de fps mesmo no Low. To começando a acha que terei que formatar o mais breve possível como o @Rodrigo_Sobrinho disse, porém terei que adiar a compra da placa mãe nova e comprar logo um HD. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Cará é serio que tu fez isso?

 

Core i5 - recomendaria uma AMD FX 8 núcleos, mais barata e melhor

GeForce GTX960 2GB - 128 bits - Cara vocês vai muito pelos GB mds essa placa de video é uma ***** na minha opnião por ter so 128 bits entenda uma coisa nunca va pelo GB da placa de video, nao estou falando que 2 GB é uma ***** maiss.... tem um porém 128 bits é uma porcaria. ate uma GeForce 9800 GT te 1 GB de 256 Bit é melhor que essa placa de video ai e é muito mais barata.

Fonte 550W ??? como voce quer ter um pc gamer que rode Far cry sem queda de fps com uma Fonte dessas tenha vergonha bota uma 750 W Corsair que ai tu vai ver o que é bom

 

serio cara voce nao entende muito de pc :D

 

Ate meu pc roda bf4 no ultra sem queda de fps :D e muito mais barato q isso ai que eu calculei do teu pc

Recomendo que pesquise e aprenda mais sobre as coisas antes de pensar que sabe falar delas. Você errou em tudo que disse.

 

A GeForce GTX 960 com sua "humilde" interface de memória de 128 bits é claramente superior à GTX 760 com seus 256 bits. Não é a memória que julga se uma placa de vídeo é boa ou não, não é a interface de memória que julga se uma placa de vídeo é boa ou não. O fator mais importante é a arquitetura/tecnologia e como a placa consegue aproveitar seus recursos. É incrível a polêmica das especificações da GTX 960 na Internet: o pessoal não sabe do que está falando e sai aconselhando outras pessoas de forma errada.

 

Você diz que uma 9800GT é superior à uma GTX 960? "Sério, cara, você não entende muito de PC". Essa foi uma das melhores piadas que li neste Fórum. A pré-histórica 9800GT é um inseto perto da GTX 960.

 

Uma fonte de qualidade de 550W é muito mais que suficiente para a configuração do colega autor do Tópico. Ele poderia usar até mesmo uma boa fonte de 430W (como uma Corsair CX ou PCYes! Electro) sem problemas. A arquitetura Maxwell da GTX 960 garante um nível de consumo muito baixo.

 

@Topic

Acho difícil seu Core i5-2400 atrapalhar a GTX 960. Verifique se não há erros em seu disco rígido e procure formatar o computador, como já foi citado.

 

Com a máquina na minha assinatura, equipada com a GTX 760, consigo jogar a 60 FPS cravados em Full HD em qualidade alta no Battlefield 4. Não há quedas mesmo em explosões severas e o jogo fica perfeitamente fluido, é ótimo jogar assim.

 

Sobre as imagens, aqui consta que não há permissão para visualizar. Seria algum erro do Fórum?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ @RS Faria

 

Desculpe o incômodo, percebi agora que o álbum em questão de onde foram tiradas as fotos estava como particular. Acho que agora vocês irão conseguir ver as imagens.

 

@

 

Eu to achando que talvez seja a velocidade do meu HD e talvez o processador, visto que ambos já devem ter, pelas minhas contas, uns 2~3 anos (e o HD não é um dos melhores). Pretendo comprar no futuro um i5 4690 e o Seagate Barracuda 1TB, a dúvida que me toca é se compro o HD antes ou não para que eu formate logo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Agora deu pra ver as imagens.

 

Tem algo errado aí sim, o uso da placa de vídeo está muito baixo, principalmente nas qualidades mais altas.

 

Seu processador está com problemas de superaquecimento, não? Está usando o cooler padrão? A T Case dele é 72.6ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ @RS Faria

 

Sim, estou usando o cooler padrão do processador. Agora sim faz sentido o uso ad GPU estar tão baixo, por causa do super aquecimento do processador.

 

Faz acho que 1 mes e meio que chegou o gabinete novo e eu tive que trocar todos os componentes de lugar, com problemas passados de processador que chegava a 90º no stand by eu comprei uma pasta térmica, a Frostbite da EVGA.

 

Eu espalhei a pasta térmica na época, será que é por isso que não surtiu efeito? Eu já estava pretendendo comprar um aircooler mas só depois que eu comprasse a placa mãe e o processador novos, porém vocês acham q já devo providenciar isso antes de ambos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou usando o cooler padrão do processador. Agora sim faz sentido o uso ad GPU estar tão baixo, por causa do super aquecimento do processador.

 

Faz acho que 1 mes e meio que chegou o gabinete novo e eu tive que trocar todos os componentes de lugar, com problemas passados de processador que chegava a 90º no stand by eu comprei uma pasta térmica, a Frostbite da EVGA.

 

Eu espalhei a pasta térmica na época, será que é por isso que não surtiu efeito? Eu já estava pretendendo comprar um aircooler mas só depois que eu comprasse a placa mãe e o processador novos, porém vocês acham q já devo providenciar isso antes de ambos?

Espalhar a pasta, pra mim, depende do cooler..

 

Eu uso um Hyper T4 e acho melhor espalhar antes de instalar ele, pois as presilhas e o cooler em si, são partes separadas.. Na hora de instalar, não fazia pressão por igual e a pasta não espalhava uniformemente.. No cooler padrão, acho desnecessário, pois é uma peça só.. É mais simples de instalar e a pasta, geralmente, espalha por igual..

 

 

Sobre trocar o cooler, fica a seu critério.. É uma peça que você vai poder reutilizar num PC novo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Hoje vou tentar tirar a pasta térmica e colocar de novo só que sem espalhar, dai eu posto o resultado aqui qualquer coisa se melhorar ou não. Eu moro no RJ então pode ser que esteja muito calor até porque meu quarto é sem janela, vou tentar deixar ele aberto com algum ventilador apontado, não estão perto mas pelo menos pra correr um ar de frente pro fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, retirei e coloquei pasta térmica duas vezes, uma vez coloquei um pouco mais que estava antes e na outra vez um pouco menos, porém nada de resultados, em idle o processador ainda continua atingindo 60º no máx e durante algum jogo tipo BF4, atingindo 86º. 

 

Coloquei o ventilador no computador e pude perceber que com o tempo ele tava diminuindo a temperatura, mas não algo brusco e sim apenas uns 4~5 graus.

 

Andei procurando os valores normais de temperatura desse processador e achei um artigo: https://communities.intel.com/thread/41930

Mesmo após ler o que a supervisora da Intel disse, eu ainda não acredito que seja normal chegar à 80º mesmo em uso de 90% do processador, gostaria da opinião de vocês a respeito disso, como, o que eu devo fazer? Já troquei duas vezes a pasta térmica, se o ventilador surtiu algum efeito então quer dizer que o fan da cpu já passou do tempo estimado de qualidade?

 

Também li algo sobre tensão do processador, eu ainda não dei uma olhada na BIOS mas pelos comentários que eu vi sobre alta temperatura no i5 2400, um dos problemas pode ser a tensão está maior do q de padrão.

 

Desde já, agradecido. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Por mim, 86ºC em um i5-2400 é fritar. Fritar mesmo. Não acho isso nada normal durante jogos, nem sequer acho isso seguro. E não é. Se você estivesse rodando um Prime95 por algum tempo, isso é estressar o processador. Jogar BF4 não é.

 

Você tem certeza que encaixou o cooler corretamente? Veja se a ventoinha dele está girando normalmente.

 

Como está a distribuição de ventoinhas no seu gabinete?

 

Monitore a frequência do processador durante o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

 

Sim, o cooler eu encaixei umas 6 vezes enquanto estava tirando e colocando a pasta térmica, a ventoinha roda normalmente, sem nenhum barulho alto. Eu coloquei p fan ficar em 100% toda hora, deu uma melhorada de 3 graus mas nada significante.

 

Na 6ª vez que tirei e coloquei a pasta térmica, eu pus um pouco a mais e até que melhorou mas não por muito tempo. Logo quando ligo e vou na BIOS ele relata que o processador está em 52º, porém, ao decorrer do tempo ele vai aumentando até atingir os 62º e continuar assim.

 

O meu gabinete consiste em um fan na frente, um atras e um em cima. 

 

Eu vou tentar monitorar agora a temperatura com aquele HWMonitor e a frequência no Afterburn pra vê o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@

 

Sim, o cooler eu encaixei umas 6 vezes enquanto estava tirando e colocando a pasta térmica, a ventoinha roda normalmente, sem nenhum barulho alto. Eu coloquei p fan ficar em 100% toda hora, deu uma melhorada de 3 graus mas nada significante.

 

Na 6ª vez que tirei e coloquei a pasta térmica, eu pus um pouco a mais e até que melhorou mas não por muito tempo. Logo quando ligo e vou na BIOS ele relata que o processador está em 52º, porém, ao decorrer do tempo ele vai aumentando até atingir os 62º e continuar assim.

 

O meu gabinete consiste em um fan na frente, um atras e um em cima. 

 

Eu vou tentar monitorar agora a temperatura com aquele HWMonitor e a frequência no Afterburn pra vê o que acontece.

As ventoinhas traseira e superior retiram ar quente e a frontal joga ar frio, correto?

 

Creio que seria bom comprar um novo cooler. Essa temperatura do seu processador está longe de ser normal.

 

Você usa a máquina com foco em jogos? Se o cooler resolver seu problema, talvez você nem pense mais em fazer upgrades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...