Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa de som para amplificador


Posts recomendados

Olá pessoal. Beleza?

Muito tempo que não posto aqui. Mas vamos lá.

Tenho aqui um par de caixas acústicas da Sony de um aparelho que queimou. As caixas ainda estão boas. O modelo delas é SS-XB6V (como as da foto). Acontece que, como fiquei sem o som, gostaria de aproveitar as caixas. Então, lendo o manual do som, descobri que a potência de saída dele é de 100 W RMS por canal. Resolvi arrumar um cabeçote amplificado de 200 W (Whattsom NPRH 260) e pluguei as caixas nesse cabeçote. Para minha surpresa o som ficou ruim. Somente o falante de 8" central é que funciona. Os dois tweeters e o subwoofer não funcionam. Sei que as caixas estão boas, pois as testei em outro som. Alguém sabe me dizer o porque de só funcionar o falante central e os outros ficarem mudos?

Agradeço muito se puderem me ajudar.

 

Obs1.: esse cabeçote empurra muito bem duas caixas com corneta e tweeter + alto falante de 15".

Obs2.: atrás das caixas está escrito que a impedância delas é de 8 ohms e atrás do cabeçote está escrito, nas saídas, que a impedância é de 4/8 ohms também (veja aqui)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá amigo. Obrigado pela ajuda. Não. Ela possui um par de fio por caixa.

Ok! Então provavelmente, os outros falantes estarão queimados!...

Desmonte a caixa e verifique um por um..., no link abaixo tem uma vista "explodida" dela para melhor te orientar...

http://support.karat-service.net/Unsorted/service-manuals-datasheets-4/schematics-42/996090112.pdf

Verifique além dos falantes, a fiação interna e os componentes de filtro para os graves, médios, e agudos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Então provavelmente, os outros falantes estarão queimados!...

Desmonte a caixa e verifique um por um..., no link abaixo tem uma vista "explodida" dela para melhor te orientar...

http://support.karat-service.net/Unsorted/service-manuals-datasheets-4/schematics-42/996090112.pdf

Verifique além dos falantes, a fiação interna e os componentes de filtro para os graves, médios, e agudos...

 

Obrigado pela ajuda. Ontem eu fiz exatamente o que você sugeriu. Realmente, haviam fios desconectados. O capacitor dos tweeters havia explodido. Reconectei os fios e troquei o capacitor e ambas voltaram a funcionar. Entretanto, achei que o som ficou distorcido, mesmo os falantes estando bons, sem qualquer rasgado. O volume também não está lá essas coisas. Com o aparelho original, o som era mais alto e definido. Tem como melhorar isso?

Obs.: para atingir um volume legal, o amplificador tem que ficar com o volume no máximo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Com o amplificador no volume máximo, você nunca terá uma qualidade de som satisfatória! (Sempre terá a famosa "distorção", já prevista no projeto!).

Nos testes que já fiz em vários amplificadores, o melhor desempenho deles estão com amplificação a 75% a 85% do volume máximo!

 

Sobre essas caixas, temos que analisar, impedância dos falantes, capacitores usados nos falantes de médios, e os capacitores usados no tweeter de cada caixa.

Um outro detalhe que percebi é que, o cabeçote amplificador que você esta usando é Mono, esses amplificadores geralmente eram usados para amplificar Voz e/ou guitarra, os amplificadores para baixos eram exclusivos....

O som distorcido pode ser só por conta de falta de potência "casada" com essas caixas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mais uma vez pela resposta.

Então, como você disse:

Com o amplificador no volume máximo, você nunca terá uma qualidade de som satisfatória!

Este amplificador empurrava duas caixas, cada uma com Tweeter, corneta e alto falantes de 15". Ficava com um som muito bom já na metade do volume. Não entendo como essas duas caixas que tenho, que são menores, não atingem um volume tão bons.

 

Sobre essas caixas, temos que analisar, impedância dos falantes, capacitores usados nos falantes de médios, e os capacitores usados no tweeter de cada caixa.

Na saída do amplificador está escrito que a saída possui impedância de 4/8 OHMS. Veja abaixo:

227506020564559.jpg

Já nas caixas, atrás, está escrito que a impedância é de 8 ohms:

14000-MLA20082134354_042014-O.jpg

 

Um outro detalhe que percebi é que, o cabeçote amplificador que você esta usando é Mono

Mas precisa ter saída stéreo para a caixa, que tb é mono?

 

O som distorcido pode ser só por conta de falta de potência "casada" com essas caixas...

Ou seja, se eu montar uma caixa dimensionada para o amplificador, poderei ter um som melhor e mais alto do que eu tenho com essas caixas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O som estéreo aparenta ter melhor qualidade que o mono, Foi o que quis dizer...

 

Se você esta ligando as duas caixas em paralelo (totalizando 4 Ohms), que é o que o cabeçote suporta, o som deveria ficar legal, se não esta pode ser por conta do tamanho muito menor desses falantes em comparação com os outros que você tinha (15")...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...