Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com HD


Posts recomendados

Ao iniciar meu pc ele comecou aparecer uma tela preta escrito "warning: a problem with the hard drive has been detected"

Ele fica um tempinho nessa tela e depois inicia normalmente o windows, da pra usar normal, mas este erro tem me incomodado

E também quando estou usando o computador de 5 em 5 minutos fica aparecendo uma mensagem de erro do Windows, dizendo que foi encontrado um problema grave em meu disco rígido

 

Gostaria de saber como resolver isso pois não quero correr o risco de perder todos os meus arquivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se consegue iniciar o sistema mesmo assim, baixe o programa HD TUNE e faça uma varredura (mesmo que seja demorada).

 

http://www.hdtune.com/ (veja na aba Health e Error Scan)

 

Verifique em SETUP se o HD está em primeiro plano. Depois de realizar a varredura e verificar no SETUP, inicie em modo de segurança, abra o prompt de comando e digite chkdsk /r. 

 

obs: faça backup de suas informações periodicamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de avisar que além da tela preta ao dar boot dizendo "warning: a problem with the hard drive has been detected"
Quando estou usando o PC de 5 em 5 minutos fica aparecendo esta mensagem:

jgUNof4.png

 

Verifiquei e meu HD esta para dar boot em primeiro plano.

 

Fiz uma varredura com o HD TUNE

A aba Health ficou assim: http://i.imgur.com/5ZNmuF0.png

A aba Error Scan ficou assim: http://i.imgur.com/DsOz39T.png

 

Em seguida passei o "chkdsk", que levou muitas horas para terminar o processo

 

Na sequencia fiz uma nova varredura com o HD TUNE

A aba Health ficou assim: http://i.imgur.com/HIqQ54i.png

A aba Error Scan ficou assim: http://i.imgur.com/FBv5ft2.png

 

As duas mensagens de erro continuam a dizer que meu HD pode parar a qualquer momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Pelos resultados, está mesmo em situação crítica, principalmente no erro 01.

 

0x01 Armazena dados relativos à taxa de hardware ler erros que ocorreram durante a leitura de dados a partir de uma superfície de disco. O valor bruto tem uma estrutura diferente para diferentes fornecedores e muitas vezes não é significativo como um número decimal.

 

Nos erros C5 e C7 daria para contornar pois não é tão grave, mas é aviso para ficar atento. Eu recomendo fazer sua cópia de segurança, assim como a mensagem recomenda e ir usando quando der até o HD morrer* ou trocar logo e acabar com isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não tem jeito mesmo de arrumar né? Devo ir usando até quanto ele aguentar?
Será que consigo trocar na garantia direto com o fabricante?

O problema é que eu já tenho este HD faz um bom tempo então não sei se ainda esta na garantia, e no momento não vou conseguir comprar um HD novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não tem jeito mesmo de arrumar né? Devo ir usando até quanto ele aguentar?

 

Pelo que eu entendo, creio que não. Se quiser usar até ele falhar totalmente, tudo bem, mas em relação aos seus dados importantes é meio arriscado armazená-los.

 

Será que consigo trocar na garantia direto com o fabricante?

 

Se você diz que faz tempo, então é provável que n esteja na garantia.

 

Dica: vá preparando o caixão e funeral para ele e não guarde informações importantes pois a hora dele está próxima. Use enquanto pode e guarde dinheiro mesmo que seja para comprar um HD usado mas em boas condições de uso.

 

Meus pêsames e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O item 01 ( raw read error rate ) deve ser consequência do item C5 ( current pending sector ).

 

Se resolver o C5 pode ser que resolva o 01.

 

O C5 se refere a setores ou pontinhos no disco com dificuldade de leitura / gravação.

 

Você pode tentar resolver fazendo um escaneamento com o gratuito MHDD com a opção "remap" ativada ( ON ).

 

http://hddguru.com/software/2005.10.02-MHDD/

 

O item C7 também deve ser resultado desses setores pendentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, isto de resetar estes valores, etc é apenas um paliativo ruim... ele esconde o problema e depois quando dá o crash total o povo reclama que o HD falhou do nada, mesmo o atributo 5 que acham que não é nada de mais é um aviso, se o seu tiver com valores que não mudam, você pode ate arriscar um pouco, mas se os valores vão aumentando, é sinal de que o fim está próximo, não conheço bem o HDDtunes para falar nada, mas o CrystalDiskInfo tem uma opção para carregar junto com o sistema e monitorar os hds, se algum sinal piora ele avisa. Como o .Edgar. disse, não salve arquivos importantes nele, dê preferência a cds, dvds, etc e assim que puder troque o HD.

No caso do Reallocated Sectors Count, ele já usou os setores 'reservas' do HD e começou a usar setores 'normais' para realocar dados de setores problematicos - muitas vezes oficialmente não são bad blocks, estão apenas 'lentos' (mas dizer que um carro que só entra a 1ª marcha e anda a 10km por hora não está melhor que um carro que não anda é a mesma coisa...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique

 

Achei interessante essa dica, porém apesar de grátis, tem várias opções de download, voce que conhece poderia dizer qual é a mais adequada ou mais usual? Não dá para executar no ambiente windows?

 

É só escolher a opção ISO-image que você baixa e descompacta e depois instala com o Nero ou outro similar em um CD para se tornar bootável ( ambiente DOS ).

 

No Hiren's Boot CD também tem o MHDD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...