Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers para Gabinete


Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Estou trocando o meu computador agora e como o meu antigo aquecia demais pelos coolers serem muito vagabundos eu deixava o gabinete aberto.

 

Agora devo comprar o Gabinete Cougar Archon Midi Tower:

http://www.kabum.com.br/produto/42103/gabinete-cougar-archon-midi-tower-s-fonte-4846-2

 

E como ele só vem com um cooler, quero instalar mais uns 2 ou 3 para garantir uma boa ventilação e poder deixar o gabinete fechado.

 

Andei dando uma olhada em preços e me deparei com:

 

Esse modelo da CoolerMaster:

http://www.kabum.com.br/produto/47534/coolermaster-cooler-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fr-r1-com-led-vermelho

 

Esse modelo da própria Cougar:

http://www.kabum.com.br/produto/42762/cougar-cooler-fan-dual-x120x120x25mm-red-led-cf-d12hb-r

 

Ou essa da Coursair:

http://www.kabum.com.br/produto/53857/corsair-cooler-120mm-para-gabinete-air-series-af120-quiet-edition-co-9050015-wled-branco

 

Não queria bater muito essa faixa de R$35 em um cooler já que vou comprar uns três. Então gostaria de opiniões:

 

Devo comprar algum desses modelos? Três é muito/pouco? 

 

Agradeço pela boa vontade e opinião de vocês antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Na verdade você não precisaria comprar nenhum.

Mas destes que você citou, eu não pegaria o da Corsair pois ele apresenta nível de ruido de 25,2 dBa contra 16.6dB do modelo da Cougar e 19 dBA do modelo da Cooler Master. Escolha um que mais te agradar pela aparência e que não ultrapasse essa faixa dos 20 dBA de nível de ruido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Na verdade você não precisaria comprar nenhum.

Mas destes que você citou, eu não pegaria o da Corsair pois ele apresenta nível de ruido de 25,2 dBa contra 16.6dB do modelo da Cougar e 19 dBA do modelo da Cooler Master. Escolha um que mais te agradar pela aparência e que não ultrapasse essa faixa dos 20 dBA de nível de ruido.

 

Mas e o problema de aquecimento que eu tinha com o pc antigo? Não corro o risco de acontecer novamente?

 

Meu objetivo é melhorar a temperatura interna, a aparência fica em segundo plano, mas a parte do ruído eu não tinha pensado mesmo, muito obrigado por lembrar!

 

Se você puder pegue esse gabinete aqui que já vem com 3 Cooler: http://www.kabum.com.br/produto/54231/gabinete-sharkoon-t9-value-branco

 

E não vai precisar compra mais cooler´s.  E ele já tem 2 USB´s 2.0 e 2 USB´s 3.0 que isso é bom. 

 

Usando uma SSD eu teria que comprar um adaptador para esse gabinete? Eu não sei como funciona direito, esse pc novo é o primeiro que eu vou usar um SSD.

 

 

@, @Thalles Aguair

 

Depois de procurar mais um pouco me apareceu recorrentemente esse modelo da CoolerMaster:

 

http://www.kabum.com.br/produto/13117/gabinete-coolermaster-atx-haf-912-rc-912-kkn1

 

Mesmo tendo apenas 2 USB's 2.0, ele já vem com 2 coolers e com adaptador para SSD, mas eu já gosto da CoolerMaster, então posso estar sendo tendêncioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigo não é o número de cooler que resolve e sim a especificação, você tem que considerar a pressão estática e dinâmica envolvida nos componentes e no ambiente. Você tem que instalar um cooler para aspirar e outro para expirar ou então 2 de cada, mas sempre com as mesmas características para garantir o equilíbrio do sistema, já que coolers direntes irá aspira mais do que expirar ou vice versa.

Baseado nisso, você pode adquirir esse da Cougar, do seu link da postagem e com mais R$ 22,00 você comprar outro igual ao instalado, ai coloca um na traseira para expirar e outro no frontal para aspirar.

Esse lance de sair colocando cooler em tudo quanto é furação é ruim, elas existem para você adequar a sua instalação e não para serem todas preenchidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não é o número de cooler que resolve e sim a especificação, você tem que considerar a pressão estática e dinâmica envolvida nos componentes e no ambiente. Você tem que instalar um cooler para aspirar e outro para expirar ou então 2 de cada, mas sempre com as mesmas características para garantir o equilíbrio do sistema, já que coolers direntes irá aspira mais do que expirar ou vice versa.

Baseado nisso, você pode adquirir esse da Cougar, do seu link da postagem e com mais R$ 22,00 você comprar outro igual ao instalado, ai coloca um na traseira para expirar e outro no frontal para aspirar.

Esse lance de sair colocando cooler em tudo quanto é furação é ruim, elas existem para você adequar a sua instalação e não para serem todas preenchidas.

 

Era esse o tipo de comentário que eu estava procurando. Não sabia disso, vou dar uma pesquisada em instalação de cooler pra fazer esse fluxo de ar! Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo uma analogia para ficar mais claro:

Se você tem uma caixa d'agua com um cano de 1/2" enchendo a caixa e um cano de 2" escoando, você nunca irá encher ou dar vencimento;

Se você tiver um tubo com 2" enchendo a caixa e um de 1/2" para escoar, ela irá transbordar.

O mesmo acontece com os cooler, tem que haver um equilíbrio entre a entrada e a saída de ar para não acontecer como no exemplo acima e ao invés de beneficiar prejudicar seu sistema de ventilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo uma analogia para ficar mais claro:

Se você tem uma caixa d'agua com um cano de 1/2" enchendo a caixa e um cano de 2" escoando, você nunca irá encher ou dar vencimento;

Se você tiver um tubo com 2" enchendo a caixa e um de 1/2" para escoar, ela irá transbordar.

O mesmo acontece com os cooler, tem que haver um equilíbrio entre a entrada e a saída de ar para não acontecer como no exemplo acima e ao invés de beneficiar prejudicar seu sistema de ventilação.

 

Mas a ideia seria, por exemplo, colocar os coolers da frente para aspirar, e os coolers trazeiros invertidos, para expirar. (imagino que os coolers sejam iguais, a ideia é colocá-los invertidos para inverter o sentido do ar que é aspirado/expirado) certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, o ideal no meu entender é justamente isso, colocar o(s) frontais para aspirar e os traseiro(s) para expirar, caso sua tampa lateral tenha furação, coloque um duto nele que ficará bem em cima da ventoinha do processador e este irá aspirar ar ambiente, mas frio do que o do interior do gabinete, uma vez que tudo dentro produz calor, inclusive temperaturas no hd beira as apresentadas no processador.

Fazendo essa montagem o fluxo de ar aspirado atinge praticamente todos os componentes.

Sobre a questão de capacitadade de vazão, pressão dinâmica, estática, direção do fluxo, posicionamento dos fans, procure literatura a respeito do assunto, o pessoal acha que colocar ventiladores de vários tamanhos em todas as furações irá beneficiar, mas não irão, existem diversas furações para atender a configuração de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...