Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre HydroCooler


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

  • Solução
Eu pessoalmente não creio que se possa fazer tal afirmação: todo wc ou a sua maioria provavelmente daqui há alguns anos vai deixar de funcionar eficientemente.

 

Creio que o que poderia ser dito é que o wc por depender de um motor elétrico pode uma hora parar de funcionar.

No entanto as falhas quando acontecem representam apenas uma pequena parcela com relação a quantidade de unidades vendidas e que continuam funcionando.

 

Em fóruns é mais comum encontrar pessoas relatando algum defeito no wc mas não leva em consideração todas as pessoas que compraram e ficaram satisfeitas com a aquisição.

 

Independente de qualquer problema que surgir a Corsair oferece 5 anos de garantia.

Acho mais provável você nem precisar usar essa garantia, pois até lá é possível que até esteja pensando em um novo upgrade.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Boa noite, apesar da dúvida inicial estar resolvida surgiu um incidente que me deixou preocupado, desmontei meu PC pra limpeza, montei tudo no lugar instalei o H80i, etc, porém numa reinicialização recebi a mensagem de CPU fan error, conferi a SATA que alimenta a bomba, e o conector CPU Fan, me assustei pois o conector CPU fan do H80i está apenas com 1 fio, achei que um dos meus fans tinha arrebentado ele, mas ao procurar a outra ponta notei que o conector CPU Fan tem apenas 1 fio mesmo saindo da bomba, verifiquei, e não recebi a mensagem de erro, apesar do Corsair link ter perdido o sinal da bomba e colocado as fans no maximo, mas depois detectou, e voltou ao normal, o que será que pode estar acontecendo? Será que estou perdendo a bomba?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que analisei, isso ocorre por dois motivos:

Fio partido, que gera mal contato;

Rotação inferior a 600rpm ou travamentos na bomba.

Se tiver dinheiro ou estiver na garantia, a troca seria o ideal. Se quer mantê-lo por um tempo, pode desativar o monitoramento do cpu fan, desse jeito o erro não mais aparecerá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Até agora o erro não apareceu mais, olhando a imagem de um review, notei que o H80i só possui um fio mesmo no CPU_Fan, para a mobo reconhecer que a bomba, está funcionando.

 

post-722362-0-29577300-1437315415_thumb.

 

Verifiquei a conexão SATA que o alimenta, e o erro desapareceu por hora, se não persistir acho que posso atribuir o erro à alimentação SATA já que ela é bem fácil de se soltar.

 

Obrigado.

 

Edit: Olhando o review do h100i o CPU fan dele também possui um fio só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma placa Asus e lembro que já aconteceu uma vez o utilitário Asus Probe reportar um alerta de CPU FAN error 0 rpm para a fan do Hyper 212.

No entanto a fan do cooler estava funcionando devidamente e o problema deve ter sido mais erro de leitura pela placa mãe.

 

Caso o problema tenha acontecido apenas uma vez, não creio que seja possível certificar se a bomba do wc estaria falhando.

 

Creio que o erro teria que acontecer com alguma frequência para certificar se o conector CPU FAN apresentaria também o mesmo problema com outras fans.

 

Notei que a fonte que você tem, um Thermal Power TX-500, é um produto nacional que ganhou selo de produto bomba pelo CdH.

Não sei se poderia ter alguma relação com o problema reportado, mas já tive problemas com discos rígidos e placa de vídeo usando uma fonte genérica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É eu sei, minha fonte está na lista de troca, inclusive se o erro persistir vou trocar o conector SATA que está no watercooler, pois lembrei que uns dos conectores SATA estava com um mau contato desligando meu HD durante o uso travando o PC, como eu acabei esquecendo de marcar o conector ruim para não utilizar pode ser que eu tenha colocado no block, mas só vou descobrir depois se o erro voltar.

 

Pelo menos o susto de ter partido o fio do CPU Fan, passou já que olhei nos reviews, e realemte o CPU fan só possui um fio, que é para a mobo receber o sinal de rotação da bomba.

 

Nem a mobo, nem o Corsair Link voltaram a reportar erro na bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte pode infuir pois a alimentação da bomba é diretamente na fonte, portanto, qualquer oscilação da fonte ou nível de ruído alto, poderá acarretar erro na leitura do rpm pois deve existir um controlador que controla a bomba e deve também mandar para placa mãe a rotação em que esta a bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!