Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4790k, Broadwell ou aguardar Skylake?


Visitante

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

 

Montei há 3 meses um PC de jogos com o G3258, na intenção de fazer um upgrade de processador logo quando os Broadwell da Intel saíssem, porém descobri que eles não oferecem muitos benefícios aos usuários que possuem uma placa de vídeo dedicada, estão mais caros e só os encontro fora do Brasil.

 

Li também que os Intel Skylake serão apresentados em Agosto na Gamescom, por isso não sei se compensa eu atualizar logo o meu processador para um 4790k ou se devo esperar por mais lançamentos da Intel.

 

Aproveitando, outra dúvida: minha placa mãe matx não permite SLI com a placa de vídeo que tenho, a qual rouba espaço de 3 slot's. Vendo esta e compro uma outra placa mãe, para um futuro upgrade adicionando uma outra placa em SLI ou deixo do jeito que está?

 

Configuração:

 

CPU: G3258

MB: Z97MX-Gaming 5

RAM: Kit HyperX 1866 Dual Channel

PSU: Seasonic Platinum 760

GPU: GTX 980 HOF

SSD: Force LS 120GB

HDD: Western 1TB WD10EZEX

 

Grande abraço e obrigado!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

G3258 com GTX 980? Ta havendo um baita gargalo aí. Já que você tem uma Z97 pode pegar um i5 4590K + algum air ou water cooler e fazer um overclock nele, ou pegar um i5 4440 que é muito bom também. Para jogos, i7 é exagero.

 

E não tem necessidade de fazer SLI, ainda mais de GTX 980 que é um custo/benefício ruim.

 

Lembrando que o Skylake vai usar socket diferente, dizem que vai ser LGA 1151, sendo assim a sua placa mãe não vai suportar os CPUs de 6° geração.

 

Já o Broadwell vai ser compatível com a sua mobo atual, mas essa geração vai ser focada no desempenho de vídeo onboard. Especula-se que o DX 12 vai permitir usar recursos multi GPU, ou seja, você vai poder usar o desempenho do vídeo onboard juntamente de uma VGA offboard. Se isso se confirmar, vai valer a pena comprar um i5 de 5° geração.

 

Sendo assim, recomendo fazer um overclock nesse Pentium para uns 4.8Ghz e ir aguentando mais alguns meses até o DX 12 ser lançado e sair testes sobre ele, também precisamos esperar para ver se essa especulação sobre os recursos multi GPU vai se confirmar.

Ou então você pega de vez um i5 4440 ou i5 4590K + air ou water cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa de vídeo que você possui é uma das melhores da NVidia (modelo GTX 980) e tem muito gás para oferecer. Não precisa fazer SLI.

 

edit: para jogos o pessoal recomenda um i5, pois a diferença de um i5 para um i7 em jogos é mínima (exceto se usar 3 ou mais placas).

Se quiser minha sugestão, procure por um i5-4690k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, muito obrigado pelas respostas.

 

Sim, eu imaginava que o G3258 ia gargalhar minha GPU, porém, como processador temporário ele me atende bem pois com um over de 4.3 (não consegui elevar mais com essa placa, também sou novato em over), eu consigo 60 FPS nos jogos de tiro pois meu display é uma TV 1080p/60Hz.

 

Porém pra jogar AC Unity... aí o FPS fica horrível. Até pensei em comprar um 4690k pois ele me atenderia muito bem, porém:

 

--> Ele tá custando 1000 reais e o 4790k tá 1400 (eu penso que 'se já cheguei na casa dos mil, junto mais um pouco e boto mais 400');

--> Já vi um vídeo de processador com 16 cores (8 lógicos) tendo todos os cores utilizados por esse jogo;

--> Já ouvi gente colocar 5GHz num 4690k, porém minha placa só tem 4 fases e pelo que tenho lido, a galera que usa G3258 nela não consegue overclocks muito altos... então, se eu não conseguir ir muito além com o 4790k, pelo menos em stock já terei ultrapassado a casa dos 4.0 pelo boost de fábrica;

--> E creio também que poderei rodar com mais folga os apps em segundo plano (me corrijam se estiver errado).

 

Skylake... caraca esse troca o hardware todo, um PC completamente novo! Só migraria pra Skylake se eu conseguisse vender no mínimo as memos e a placa mãe e claro, SEM ter acabado de gastar 1400 mangos num 4790k (esse é meu medo de comprar agora)... acho que vou esperar mais um pouco galera, mas sempre aberto a sugestões.

 

Grande abraço e obrigado!


Acrescentando: eu não sabia que o DX12 permitirá usar a IGP junto com a GPU dedicada, achei ótima esta ideia do DX12 (quem sabe a Intel ainda não libere uns Broadwell que excedam o 4790k em frequência base e cache?!)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que eu queria chegar a esses 4.8, Gustavo, porém o que eu vi na internet é a galera que tem essa placa com dificuldades de um over "no limite" com essa placa (relembrando também que sou novato no mundo do overclock):

 

http://linustechtips.com/main/topic/185340-trouble-overclocking-g3258/

http://forums.anandtech.com/showthread.php?t=2402756

http://www.overclock.net/t/1530550/intel-g3258-on-gigabyte-z97mx-gaming-5-stuck-on-3-8ghz-and-no-more

...

 

Consigo colocar um over de 3.8 só mexendo no multiplicador. Mas só alcancei [email protected] com ajuda de um post na net (consigo também rodar 4.3 a 1.35v) - tudo com stock cooler (li que essa cpu suporta essa ousadia). As temps oscilam entre 40º-75º (75º quando a jogatina tá comendo!).

 

Pensei em comprar um H110 porém, como se trata de um processador  para uso temporário, decidi "surrá-lo" com stock cooler mesmo (só o H110 é mais de 100 reais mais caro que o G3258!).

 

Pensei em comprar um cooler torre mas quando colocamos uma fan de 200mm (Megaflow) no HAF XB, não dá prá colocar cooler torre, e se for pra comprar cooler low profile eu volto com a ideia do H110, o qual penso em adquirir quando chegar a hora de sentar o over em cima de um 4790k, por exemplo.

 

Você acha que só não rompi a barreira dos 4.3 por causa de cooler? Como falei meu gabinete é bem resfriado, tem duas fans frontais Aerocool Shark 14, uma 200mm acima, e outra de 120mm atrás do processador.

 

Configurações de over:
http://www.overclock.net/t/1500524/intel-pentium-g3258-performance-and-owners-club-now-with-gtx-970/2560

 

Uncore ration 32
Core ration 43
VCORE 1,41V 
Ring voltage 1,3V
VRIN override 1,9V

 

Gostei da sua ideia de esperar os lançamentos da Intel, se sair um Broadwell melhor eu compro e se os Skylake valerem muito a pena, eu vendo a placa-mãe e as memos pra fazer o up.

 

 

Grande abraço e obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O EasyTune dessa placa também "diz que faz 4.6", porém quando configuro essa freq. e reinicio, nada acontece. Talvez eu não tenha ganhado na loteria, como o pessoal diz.

 

Quero dar uma estudada mais profunda em overclock pra não perder metade da minha vida na "tentativa e erro" (são muitas opções pra configurar na Bios!), já dei uma lida em algumas coisas, mas ainda nao achei uma material didático sobre as opções de configuração da Bios para fazer um over. Quando li o manual da placa, o "ensino" das opções de configuração da bios era mais ou menos assim: "Load line Calibration: Adjusts the processor load line calibration"... (não me disse nada!).

 

Se tiver mais uma material aí pode compartilhar! Obrigado pelo vídeo, grand abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, mas em parte temos de ficar atentos.

 

Gostei da ideia de pegar um Broadwell por causa do IGP melhorado. Há um teste do DX12 de uma IGP + GPU porém não revelam qual a cpu usada: 

 

http://www.kitguru.net/components/graphic-cards/anton-shilov/microsoft-details-cross-ihv-multi-gpu-tech-in-directx-12/

 

Se souber de mais algo, manda pra nós! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera comprei um 4790K, por enquanto não estou fazendo over nele pois não preciso, mas MUITO obrigado por toda a ajuda de vocês.

 

Em minhas pesquisas constatei que o ganho de processamento da quarta à 6ª geração era pequeno, então acho que não compensaria trocar todo hardware pra poder pegar um Skylake, como parece mostrar o link abaixo:

 

http://adrenaline.uol.com.br/2015/07/22/36234/site-chines-publica-benchmarks-do-skylake-core-i7-6700k-versus-core-i7-4790k-diferencas-sao-minimas

 

Abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera comprei um 4790K, por enquanto não estou fazendo over nele pois não preciso, mas MUITO obrigado por toda a ajuda de vocês.

 

Em minhas pesquisas constatei que o ganho de processamento da quarta à 6ª geração era pequeno, então acho que não compensaria trocar todo hardware pra poder pegar um Skylake, como parece mostrar o link abaixo:

 

http://adrenaline.uol.com.br/2015/07/22/36234/site-chines-publica-benchmarks-do-skylake-core-i7-6700k-versus-core-i7-4790k-diferencas-sao-minimas

 

Abraço e obrigado!

Pra over deve ter bastante diferença. Não li o artigo, mas reduziram a fabricação para 14nm. Ele vai consumir menos e overclockar mais. Não sei os primeiros chips, mas a tendência é esta.

Se você já tem toda a plataforma LGA 1150 montada, tá de boa, nem esquenta a cabeça com isso. É micro pra ficar uns 2~3 anos sem mexer profundamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o phoenyx. Se é pra ganho de performance do processador não vale o investimento... Só vale se você precisar usar as novas possibilidades do chipset novo z170 com as linhas adicionais de pci-e. Se não for o caso fica na sua atual que está boa d+!

Da uma olhada ness vídeo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...