Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV MISTUBICHI TC-2099 QUEIMOU O RESISTOR R900.


Posts recomendados

Boa Noite a todos e obrigado!!!.

A TV esta parada há mais de anos e o dono disse que a TV parou de funcionar devido ligar numa tensão errada que era 127V e que ligou em 220v e parou de funcionar. Mas, o selo da TV diz que é para tensão até 260V!!!  Após uma boa faxina, e ao ligar a TV, deu um estalo, pipoco, que estourou o resistor de baixo valor o r900, e no esquema que eu tenho esta rasurada o valor. Na área das soldas da placa entre o local do (IC901)   STR 56707 e o transistor Q 901 b-c-e, que esta totalmente solta e teste ok. ( esse transistor estava solto porque suas ilhas estão todas danificadas ressecadas e não tenho essa foto da serigrafia do formato das saídas B_C_E). E toda essa referida área acima  a serigrafia e seu verniz esta toda enrugada e ressecada, tinta e verniz esfarelando.e outras partes do circuito tudo novo!!! Nessas vizinhanças tinha um capacitor 220 uf com a metade de sua capacitância que eu troquei e a ilha de solda desse capacitor tive que refazer, devido o altíssimo ressecamento e essa trilha enferrujada e descolada da placa, mas ficou bom com o teste de continuidade. Neste quadrante fiz todos os teste inclusive resistor 904 47k e diodo D-902 todos ok. Que acredito que a corrente va pra terminal 9 do IC-901. Em resumo, acho que a pane é do STR IC-901 que estourou o resistor r900. sera que estou certo? Ou que será? Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK, vamos lá!... Você esta certo... O resistor R900 é de 0,33R (laranja, laranja, prata) de 1W..., Para esse resistor queimar, é muito provável que o IC901 esteja em curto entre os pinos 1 e 2...  ai já era mesmo, tem que trocá-lo.

Não substitua ele, sem antes trocar todos esses capacitorzinhos do primário: C905, C906, C907, e teste os diodinhos perto do CI (Remova o CI para testar os diodos).

Pelo que você descreveu, essa parte da fonte já sofreu um aquecimento grande, as trilhas e a própria placa ficam "deteriorando"...

Você terá que trabalhar com muita cautela, porque esse CI é um pouco chato! (ele queima à toa, só por mau contato em soldas)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!!  Retirei o CISTR S6707 IC 901 que ate vi  seu datasheet.  Deu um trabalho danado mas, retirei com muito cuidado e zelo e as trilhas e  ilhas ficaram perfeitos.  Pude observa que o pino 1 e pino 2 tem uma ilha, anel bastante reforçada e notei que o pino 2 estava mal soldada. No final irei  imprimir numa folha com os números da serigrafia que se perdeu com a deterioração  dos números correspondentes dos componentes e colar no lugar com cola cascorez azul e passar esmalte incolor. Todos os diodos estão com medições aparentemente normais, com exceção de um  pequeno D Zener  D-907, parecer alterado com uma indicação no multímetro digital 1008ohms  e fiquei com duvida e não tinha um igual para comparar.

A minha maior preocupação e com o transistor q901 npn b-c-e em que não da para ver as suas junções das  trilhas estão bem ruins que ligam as saídas das penas do transistor. Observei que algumas TVs tem o esquema que mostra essa serigrafia e inclusive as trilhas.

 

Ate breve!!! Obrigado!! Jayme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O Zener D907 é de 6,8V, é normal a leitura ser um pouco maior que a de um diodo comum, mas ainda não vi nenhum com leitura superior a 920 (Na escala própria para diodos), se tiver dúvidas já troque ele também.

Não esqueça de testar o transistor Q901 em polaridade reversa também... (ponta preta do Multímetro digital, na base).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim !! O teste foi feito no simbolo de diodo deu essa medida no multimetro digital !0,00 V no diodo D901 Zener e vou trocá-lo.

Quanto o teste do transitror Q901 ele é um Npn com multimetro analogico preta na base e se for digital e a vermelha na base o resto sei como fazer. Vou retira-lo e fazer novos teste e mesmo assim, vou substituir. Vi centenas de vezes esses videos, mesmo assim posso errar.Mas, um dia chegarei la!! Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Hoje tive pouco tempo.. Mas fui checar o diodo Zener, e tirei da placa e realmente esta alterado, ruim mesmo dando leitura no multímetro digital so de um lado 10.00 e 12.8v era para ter entre seus terminais há uma tensão controlada reversa  Uma coisa que nao entendi direito sobre por exemplo esse zener que terei de baixar outro esquema, que esta alguns componentes rasurados no esquema esse zener por exemplo. Sinceramente eu ainda não sei o seu verdadeiro valor para a suas substituições. E nem um numero estampado. e no data sheet posso ver com acrônimos como Pd, Vz, Izk ou Izm. Eles são notações úteis para especificações elétricas. Pd significa dissipação de potência, Vz tensão do Zener, Izk a corrente mínima e Izm a corrente máxima no Zener. Não sei como saberei isso! Mais uma peça para ser checada ao datasheet.   

    Mas, como posso achar um outro para subtitui-lo? é pelo o numero ou de uma tabela do dataseet.

 

Obrigado!!

 

 

Essas observaçoe abaixo achei interessante e para os colegas que lerem o tópico.


O Diodo Zener é um componente utilizado nos circuitos eletrônicos como referencia de tensão dendre outras funcionalidades. O diodo Zener é semelhante a um diodo comum porém, quando polarizado no sentido contrario, ou seja, no sentido inverso ele se comporta de forma totalmente diferente dos demais tipos de diodos. Assim um diodo zener no circuito se mantem smelhantemente a um diodo comum até que uma tensão reversa ou inversa o faça mudar as suas caracteresticas radicalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite amigo!! Acho que posso chamar assim. Hoje pela manha a moto bateu motor. Tive que cancelar a missão!!

 

Desculpe a minha falta de conhecimento, mas nao achei uma  expicaçao e nem achei de como consegue achar esse valor?

Diz que o  zener D907 de 6,8v pode ser encontrado com os nomes de:1N754A, 1N4736, 1N5235.

Eu nao vi no corpo do diodo essas numerações?.pelo meu entender, nem dá nao ha espaço fisico para escrever esse monte de números.

Como assim? À nao ser que faça as mediadas, ate achar um de 6.8V. Sera que é isso?

Interessante, o Diodo Zener em questao D-907 o que  retirei da TV,este realmente está estampado no vidro 6,8B2 ou 6.8V. Ai é fácil!!

Mas,o zener com os nomes de:1N754A, 1N4736, 1N5235. nao sei como relacionar esses números ao seu valor ( Todos que vi na placa de sucata nao tem nada escrito)

Achei na minha sucata onde faço treinamentos de solda e dessoldas um STR S6707 Novinho!!!, ACHO QUE OS PINOS 1 2 3  funcionam como um transistor, Fiz também comparações de medidas com continuidade e o queimado, esse apita entre 1 e 2.

Consegui refazer as trilhas do transistor Q901, com folhas finas de cobre e furei com um furador feito de raio de bicicleta como uma agulha para servi de ilha para o capacitor, e que usei ate um esmeril de videa e colei com aradilte na placa, mas logico que soldei como ponte. Fiz teste de continuidade deu Ok E sem curto nas trilhas..

Se puder tirar ais essa basica duvida. Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O valor da tensão do zener, eu peguei no esquema do TV, lá indica um zener de 6,8V, ai peguei uma tabela de diodos zener, e coloquei aqui os números de zener que são para 6,8V hehehe!!!.. No corpo do diodo, nem sempre tem a descrição total do número dele, na maioria tem é só o valor dele mesmo...

Sobre o CI é isso mesmo, os pinos 1 2 e 3 é respectivamente: C, E, B. e você pode testa-lo como um transistor comum...

 

Para as trilhas, eu não vou tão longe!, faço pontes (ligações) com fio comum mesmo. Hehehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua ideia e simples e sutil usando os fios para corrigir as trilhas. Deu um trabalho danado!!! Em ligar esse transistor ic901. fiz os testes de continuidade e esta ok. Mas nao consegui encontrar o Resitor o,33r Laranja laranja e prata.  Como posso subtituir?

 

Estou tendo dificuldades também de interpretar os esquemas. Ou é um esquema semelhante alguma versao da tv com configuraçoes diferentes. Por exemplo, vejo num esquema resistor dizendo que e de 47k,  mas na TV esta vermelho banco vermelho 2.9k.

Obrigado e um bom fim de semana!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Mestre!!

Consegui uma placa do MITSUBISHI diferente, mas seu resistor R900 é de (0,56) . trocá-los por valores um pouco maior  . Nao sei acredito que nessa parte do circuito tem que ser valor exato, estou correto ou posso invés de  coocar o 0,33 e colocar o  verde azul prata 0,56. Sera que é valido?

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Você pode aproveitar esse resistor de 0,56 Ohms sim, para colocar no lugar do seu que é de 0,33R, é só você colocar um resistor de 1R em paralelo com esse de 0,56R que o resultado será 0,35R, muitíssimo próximo do valor original do seu TV.

(1R = Marrom, Preto, Dourado).

 

Estou tendo dificuldades também de interpretar os esquemas. Ou é um esquema semelhante alguma versao da tv com configuraçoes diferentes. Por exemplo, vejo num esquema resistor dizendo que e de 47k,  mas na TV esta vermelho banco vermelho 2.9k.

Obrigado e um bom fim de semana!!!

Sobre essa discrepância de valores entre o esquema e o que esta no TV, pode ser porque o esquema não é o correto para o modelo de seu TV, ou em alguns casos, o esquema é de uma TV de 20" e o seu é de 14", em alguns setores do TV os valores dos resistores e capacitores, mudam de acordo com a tamanho do tubo, principalmente nos circuitos: vertical, Horizontal, e fonte, no resto do TV não terá diferenças...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Com sua resolução eu fui entender: 

 

(1/R) = (1/R1)+(1/R2)+.........  Em Paralelo.

R+R1+R2............            Em serie . 

 

Muito bom a sua instrução, Cheguei essa conclusão no Electronics Assistant.

Acho que é isso!! So pode ser.!!.

 

Obrigado!!


Corrigindo:

 

(1/R) = (1/R1)+(1/R2)+.........  Em Paralelo.

R=R1+R2............            Em serie . 


 Para o pessoal do Forum, esse site é muito bom que serve para calcular sem queimar o resistor da mufa!!

 

http://www.electronics2000.co.uk/calc/capacitor-code-calculator.php

 

Esse aqui é para resistor que esta em anexo na pagina acima é muito legal!!

 

If you found this calculator useful why not download Electronics Assistant?

 

Traduçao: (Se você encontrou este útil calculador por que não baixar Assistant Eletrônicos?)

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Mestre!! Coloquei os dois resistores em paralelo, o.56 ohms e 1r, liguei e nada respondeu. Pelo menos nao queimou o resistor.

 

A luz do stdby esta desligada. Chequei o capacitor de filtro de 400v, que apresentam 150 Vdv. ate ai parecer que esta ok. Usei um controle remoto e descobri que so esta funcionando, usando uma câmera digital e correspondendo a luz do led na funçao: last ch, magic e volume. o power esta inoperante. Esse também vai dar o que fazer!!


Boa Noite Mestre!! Coloquei os dois resistores em paralelo, o.56 ohms e 1r, liguei e nada respondeu. Pelo menos nao queimou o resistor.

 

A luz do stdby esta desligada. Chequei o capacitor de filtro de 400v, que apresentam 150 Vdv. ate ai parecer que esta ok. Usei um controle remoto e descobri que so esta funcionando, usando uma câmera digital e correspondendo a luz do led na funçao: last ch, magic e volume. o power esta inoperante. Esse também vai dar o que fazer!!

esqueci de dizer quando a tv energizada o q901 que sai os 8 volt, mas fica pulsando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como a tensão esta pulsando nesse transistor, é sinal que a fonte esta "querendo" partir!, mas pode ter algo atrapalhando!

Pode ser defeito no foto-acoplador, (PC901), o Regulador de 115V (IC951), ou defeito no circuito horizontal, como: Transistor Q553 (BU2506DX) em curto, ou os capacitores de largura (C555 e C556) em curto, ou ainda o próprio flyback danificado.

 

Faça testes nessas peças do horizontal primeiro, (Tv desligado)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E uma serie de testes, que terei que rever o do foto acoplador feito com dois multímetros. Eu acredito que seja o regulador de 115V (IC951) Devido que essa tv funcionava no Rio de Janeiro que é 127v. e quando veio aqui pra serra de Nova Friburgo que é 220v, o dono disse quando ligou em 220v a tv  parou de funcionar. Quando eu liguei em 220 estourou o resistor r900.

Esqueci de dizer no anterior a este multicitar, que inicialmente liguei em 127Vac. então, se eu voltar ligar em 220v pode ser  BUM!!!

Embora essa TV e para tensões de 90 a 260V

O que acha?

Amanha irei para casa da sogra leva-la no medico e voltarei na sexta se Deus quiser.

Amanha antes de sair vou da uma olhada se respondeu.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Isso já aconteceu comigo também.

O fato dela ter queimado quando ligou em 220V, foi porque os capacitores do primário estavam gastos. C905, C906 e C907...

Como você já trocou eles, não se preocupe com a tensão de entrada, ela é automática mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a maioria dos testes. A TV Mitsubishi esta bem ruimzinha as trilhas estão ressecadas e soltando quando bate o calor do ferro de solda.

 

O Regulador de 115V (IC951),de 65 amper fiz o teste comparando com outro e parecer que esta OK.  o transistor do circuito horizontal,  o (BU2506DX esse eu não encontrei)  Transistor Q553 correspondeu bem no teste na placa, que tenho ate medo de retira-lo. Os capacitores não encontrei em curto, também  os capacitores de largura (C555 e C556) esqueci de testar os que estão perto do flayback. e rever o foto acoplador (Amanha farei)  Tomei um choque danado no capacitor!!!! Hhihihi. A TV ainda parecer esta viva!!. Quando liguei a TV deu aquele som  TONNnnn característico de energizado, mas não acendeu o filamento e notei um centelhamento na entrada perto do fusível . Liguei novamente no escuro deu uma faísca na ponta de uma solda fria do  RP 901.

 

 

Fiz um teste de fuga de corrente em X10k, vermelho na tomada e preta no chassi, e sua resistência deu bem inferior a 1M Ohms, e em outros pontos de terra nem sai do lugar... Da vontade de jogar pela janela!!!!! Acho que vou dar de presente para minha sogra!! Hihihi

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola!!!  Eu nao entendi e onde esta esse BU2506DX, e assim nao saberei como encontrar o qual o transistor que esta usando no lugar dele?

 

Troquei o foto acoplador pc-901 de uma mesma tv, realmente ele estava bem poroso, desgastado, enrugado por  alta temperatura. Mesmo assim, a fonte nao deu partida e nao ligou a luz de STAND-BY. Mas, na hora de ligar a tomada dá aquele som tipico que a tv esta energizada.

Minha duvida tambem que fiz o teste do controle remoto que não funciona.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Nossa! desculpe, eu não tinha entendido!...

O BU2506DX é o transistor grande perto do flyback (transistor de saída Horizontal), na maioria das vezes ele esta preso a um dissipador de alumínio...

Na figura abaixo, eu indiquei com uma seta vermelha onde esse transistor fica...

post-442138-0-51654900-1438546392_thumb.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo!!!  Retirei o BU2506 DX  J9631. Fiz o teste fora da placa. Peguei o  datasheet:  É um NPN 1-2-3 Base, Coletor e Emissor. Com multímetro analógico em X1, preta na base, e a vermelha conduziu igual, tanto Coletor e no Emissor, aproximadamente uns 7 ohms.  Acho que é isso.... Quando fiz o teste inverso, com a Vermelha na Base, e a Preta no Coletor normal sem condução, mas,,,,, quando eu coloquei a vermelha no Emissor conduziu  uns 60 Ohms.   

Simplificando no teste reverso, com o Multímetro Digital na escala de Diodo Vermelha na Base e Preta no Coletor  dá   I   Infinito e no Emissor, da um forte bip!!!

Fui uma oficina aqui na cidade, umas 4 horas ida e vinda e consegui o mesmo transistor numa sucata.

O interessante que os testes foram idênticos!!!!!!!!!!

Mais uma vez fiquei na mesma.

Pergunto: Será que é coincidência? 

Ou estou fazendo tudo errado?

Ou é Macumba!!!

 

Obrigado pela sua excelente explicação e rico em detalhes com foto, esquemas!!!. E parabéns pelos excelentes trabalho que certamente sempre tem realizados em sua vida!!.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...