Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar alcance de placa receptor


igorjua

Posts recomendados

Prezados, sou novo aqui no forum.

 

Sou estudante de Eng. da Computação e estou fazendo um pequeno projeto com uma placa receptor multifunções rec mp 300.

 

Eu li na sua especificação que ela tem um alcande de 30m. Mas eu gostaria de elevar este alcance dela para uns 80m.

 

Isto é possível ?

 

Se for possível, alguma dica de como fazer ?

 

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados, sou novo aqui no forum.

 

Sou estudante de Eng. da Computação e estou fazendo um pequeno projeto com uma placa receptor multifunções rec mp 300.

 

Eu li na sua especificação que ela tem um alcande de 30m. Mas eu gostaria de elevar este alcance dela para uns 80m.

 

Isto é possível ?

 

Se for possível, alguma dica de como fazer ?

 

 

Grato.

 

No receptor não tem como.

Tem que trabalhar no módulo transmissor.

Adicionando etapa amplificadora de RF, até passaria de 100 metros. Mas não é tarefa fácil. 

 

Veja abaixo este artigo, que te dará uma noção da dificuldade:

http://www.te1.com.br/2011/03/transmissor-de-fm-pll-amplificador-potencia-rf/

 

 

11421624_737030143091628_130225889_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu estou entendo, eu vou ter que criar um componente amplificador do sinal RF.

Certo ?

 

Agora eu pergunto, já existe algo pronto para comprar ? Ou eu devo montar um do zero ?

 

Se eu tiver que montar um do zero, você conhece algum tutorial que explique melhor ?

 

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu estou entendo, eu vou ter que criar um componente amplificador do sinal RF.

Certo ?

 

Agora eu pergunto, já existe algo pronto para comprar ? Ou eu devo montar um do zero ?

 

Se eu tiver que montar um do zero, você conhece algum tutorial que explique melhor ?

 

Obrigado pela atenção.

Tente o que o amigo disse!

 

Fazer um amplificador de RF do zero é bem complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento não estou em casa, mas quando eu chegar eu postarei a foto.

Pelo que estou vendo, este equipamento seu usa módulos padrões de RF, veja:

http://lista.mercadolivre.com.br/m%C3%B3dulo-rf#D[A:módulo-rf]

Pode ser que alterando um resistor no transmissor consiga aumentar o alcance.

Tem que abrir ele e ver qual é o valor do resistor no emissor do transistor de RF.

Poste uma imagem nítida da placa dele dos 2 lados pra ver se identificamos este resistor.

Veja um tipo de transmissor:

modulo-rf-receptor-e-transmissor-433mhz-

 

Não tem muito o que fazer num destes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule e @igorjua,

Olha, sempre usar uma antena melhora o sinal. Mas tem de usar uma antena com a impedância casada com a saída do circuito, mas nesse caso não temos como saber qual é essa impedância.... Então, será na base do chute, e pode acontecer o que o @_xyko_ comentou, de ficar até pior.

Mas eu tentaria.... Use uma antena cortada para 1/4 de onda da frequência, no caso 433 Mhz, daria cerca de 17,3 centímetros de comprimento, creio que colocar um simples fio nu com esse comprimento já serve como antena. Mas é um chute....

Existem conjuntos de tx/rx muito superiores a esse, que até possuem os conectores para antena externa. Mas acho que o preço é meio salgado demais....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...