Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Radar usando MSP430F1611 - Dúvida no Timer e Interrupções


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Tenho um projeto para meu curso técnico que apresentarei um radar, porém estou com problemas a respeito da interrupção

Meu sensores são dois infravermelhos e dois fototransistores, ja com a saída condicionada para 3.3v (para entrada do MSP.

O radar é basicamente uma pista com estes sensores (separados por 26.55mm) onde o carrinho passa por eles e o microcontrolador deve

registrar a velocidade (26.55mm/tempo).

O sensor A eu joguei ele na porta 1.0, uma I/O , e quando setado ela deveria gerar uma interrupção e neste função zerar o TIMERA0.

O sensor B joguei ele na porta 1.1, entrada do TIMERA0, quando gerar uma interrupção ele deve registrar o valor do timer em TACCR0 que logo em seguida em coloca na variavel "tempo".

 

este é um fragmento do meu programa (tem mais coisas, como funções do display e delay)

porém o programa nao registra nada quando ligo e testo. Gostaria de uma ajuda. Obrigado

 

#pragma vector= TIMERA1_VECTOR
__interrupt void TIMERA1(void)
{
  TACTL |= 0x0004;
  tempo = TACCR1;
  tempo = tempo*0.00003051757813;
  velocidade = 26.55/tempo;
  BCD = velocidade;
  BINDEC ();
  DECASC ();
  TACCTL1 &= 0xFFFE;
}
 
#pragma vector= PORT1_VECTOR
__interrupt void PORT1(void)
{
  TACCTL0 |= 0x0001;
  tempo = TACCR0;
 }
int main( void )
{
  // Stop watchdog timer to prevent time out reset
  WDTCTL = WDTPW + WDTHOLD;       
  P1DIR &= 0xFC;        // Define P1.0 e P1.1 como entrada 
  P1SEL |= 0x02;        // Habilita funcão especial da P1.1
  BCSCTL1 = 0x46;       //Registro de Controle de Clock e Oscilador
  BCSCTL2 = 0x08;       //Registro de Controle de Clock e Oscilador
  TACTL = 0x0120;       // Controle do Timer A; Clear resetado; Modo Contínuo; clock p/ timer; ACLK
  TACCTL0 |= 0x7918;     //Controle de Captura;Borda de subida;Sincronizar com clock;Modo captura;Habilita Interrupção;CCi habilitado;Capturar o valor do time desabilitado
  asm("EINT");
  for(;;){
    }
  return 0;
}
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mundo pequeno este dos microcontroladores... (trocadilho idi ota....)

veja isso...

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1123467-medida-de-pulso/

Dei chutes lá antes de ver seu post... sério!

 

a princípio você nem precisa de interrupt (só pra constar, nunca tive contato com este mc)

#define sensor1  _a_definção_de_pino_do_seu_mc#define sensor2  _a_definção_de_outro_pino_do_seu_mc

Aguarde passar pelo 1ª sensor

while(sensor1);while(!sensor1);

zere o temporizador

TACCR1=0;

Aguarde passar pelo 2ª sensor

while(sensor2);while(!sensor2);

capture o resultado

tempo = TACCR1;

e faça o que deve ser feito

tempo = tempo*0.00003051757813;velocidade = 26.55/tempo;//etc
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Olá pessoal,

 

Tenho um projeto para meu curso técnico que apresentarei um radar, porém estou com problemas a respeito da interrupção

Meu sensores são dois infravermelhos e dois fototransistores, ja com a saída condicionada para 3.3v (para entrada do MSP....

 

Nada contra, mas que curso é este que está ensinando MSP ?

Só curiosidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CEFET-MG.

 

Todos questionam o motivo de usar o MSP e não o PIC ou até mesmo o Arduíno, mas ... professores antigos ainda persistem.

Tá aí uma grande oportunidade de questionar os professores, não quanto ao arduino, mas quanto aos uCs AVR.  Será que não os conhecem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@victhor393,

 

Existem muitas famílias de microcontroladores no mercado , e quase todas possuem nichos bem específicos. A MSP430 se destaca exatamente nas aplicações de baixíssimo consumo, onde não é necessária a performance. O baixo preço deles em grande volume  é um forte motivo para serem usados comercialmente.

 

Na minha opinião, é um baita dum microcontrolador, só que a TI não investiu muito na parte de ensino, como a Microchip e a Atmel fizeram, então não é comum vermos algum projeto com eles. Os hobbistas hoje preferem os AVR's , e os professores brasileiros adoram PIC.... fica ruim de se achar um espaço para os MSP.

 

Basta pesquisar as montagens existentes na Internet.... para cada 200 que usam Pic ou AVR, encontramos 1 que usam outras famílias !!!

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@victhor393,

 

Existem muitas famílias de microcontroladores no mercado , e quase todas possuem nichos bem específicos. A MSP430 se destaca exatamente nas aplicações de baixíssimo consumo, onde não é necessária a performance. O baixo preço deles em grande volume  é um forte motivo para serem usados comercialmente.

 

Na minha opinião, é um baita dum microcontrolador, só que a TI não investiu muito na parte de ensino, como a Microchip e a Atmel fizeram, então não é comum vermos algum projeto com eles. Os hobbistas hoje preferem os AVR's , e os professores brasileiros adoram PIC.... fica ruim de se achar um espaço para os MSP.

 

Basta pesquisar as montagens existentes na Internet.... para cada 200 que usam Pic ou AVR, encontramos 1 que usam outras famílias !!!

 

Paulo

Disse tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...