Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito PWM para controle de fans, 2A. Apenas "para certificar"


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigos, boa noite

 

há algum tempo eu postei aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1089296-calculando-tensão-final-reduzir-rotação-de-um-fan-de-pc-muito-barulho/

 

quanto aos fans que vou usar

 

e ao circuito pwm

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1105973-tip42-e-tip-122-porque-o-122-faz-feder-o-potenciômetro/page-2?hl=%2Bpwm#entry6087620

 

que será este aqui

http://www.sentex.ca/~mec1995/circ/pwm555.html

 

Bom, andei brincando com eles, um pouco, e ao ligar todos na fonte, é surpreendente a queda de tensão obtida logo após o 'nó" ou onde está ligado o dispositivo, ou conjunto de fans.

 

pelo minipa eu tenho, a 12V, 2,1A e meros 6,8V de leitura, sinceramente nunca vi isso. Um dos fans, por exemplo, que troquei dava a partida nessa situação e parava, partida, e para, algo cerca de uns 15 segundos, e dava outra queda de tensão. Saquei ele fora, e deixei os que giravam plenamente

 

A questão é, usando um IRFZ44N, ou um IRFZ48N, o que eu primeiro achar na minha bagunça, e usando dissipadores como estes na foto

amplificador_tda2030_2.1_subwoofer_home_

Não terei inconvenientes quanto a aquecimento?

 

Será ligado em 12V DC. 

 

Outra pergunta, antes do pwm poderia por um capacitor, como proteção, para evitar queda brusca de tensão na fonte? Ajudaria? Pensei em valores altos, acima de 3kmicro/25V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest,

 

Pode colocar que não vai esquentar. Belo dissipador ein....

 

Bom, ajustando o PWM influi mesmo no valor da tensão medida sobre os coolers. Isso é normal.

 

Mas se voce colocar o PWM para a maior velocidade, o certo seria ter sobre os coolers uma tensão bem próxima à da alimentação. Se não obter esse valor, pode ser que tenha de diminuir o valor do resistor no gate do transistor, ou talvez a frequência do PWM esteja muito alta.

 

Pode sim colocar um belo capacitor, sempre ajuda.

 

Sobre a diferença de velocidade de rotação, isso não tem como corrigir se voce estiver ligando todos em paralelo. Se o seu cooler é do tipo que tem 3 fios, aí sim poderia incrementar o circuito, e usar um microcontrolador para ler o RPM de cada um deles, e usaria um transistor pequeno para acionar cada um dos coolers, desta maneira voce conseguiria todos tendo a mesma rotação. Mas é um projeto um pouco mais complicado !

 

Mas também aí já poderia colocar alguns NTCs , por exemplo um em cada cooler de microprocessador, e ajustar automáticamente a rotação dos coolers para abaixar a temperatura.

 

Mas aí estaria chegando a hora de voce brincar com um Atmega328 e o Bascom kkkkk !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk quanto à velocidade de rotação, sua diferença, não tem problema os ventiladores são parecidos. Eu não iria usar o sensor deles, porque o que eu preciso é os fans num radiador.

 

O dissipador é menor, eu peguei esse por base, mas o tamanho é até a altura do primeiro chanfro, logo acima dos caps na foto

 

NTC eu já pensei, mas isso será para um segundo projeto, que farei pro pc mesmo.

 

atmega328.... :rolleyes::looka::ahh:  estou estudando sobre ele....

 

Os fans serão alimentados por 12V... na verdade, serão alimentados nesse "nó"... todos estarão em paralelo a esse pwm... embora que to até pensando em montar dois pwm, usando potenciometro duplo, e alimentar cada "nó" dos fans a cada conjunto

 

Conjunto eu digo os fans da frente do radiador e outro conjunto os de trás

post-391122-0-75560900-1434515480_thumb.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest,

 

Nossa que beleza de refrigerador líquido !!!!!

 

Ok, tranquilo, dá uma olhada na Internet, existem alguns programinhas simples em Bascom para usar esses coolers.

 

Eu mesmo fiz um dentro de um media player que comprei e esquentava pacas, usei o sensor de temperatura dentro do Atmega em vez de NTC, colei o Atmega direto no dissipador da cpu interna, e usei um desses micro-coolers, ficou muito legal e bem pequeno. O programinha é bem simples, e eu acho que vale  a pena voce partir para esse lado, pois basic é muito fácil de a gente usar, e eu diria que quase já nascemos sabendo ela .....

 

Boa diversão, meu amigo !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo @ilkyest me permita observar... estes fans geralmente esperam uma tensão dc pra operar. São brushless e fazem a comutação das bobinas com um circuito 1/2 inteligente e este espera receber um dc. Ao alimentá-lo com tensão pwm (pulsos) ou até com dc menor não saberia dizer como reagiriam. Talvez algo como "parava, partida, e para, algo cerca de uns 15 segundos,..."

De toda a forma achei trilegal seu radiador!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me permita observar "2".....

Que dissipador heim?

Rapaz 2A em 12V???? Faz isso ate com BD sem dissipador kkkkkkk

Eu Projeto fontes flyback, elas chaveam 180Vdc com corrente de 1A... E nao É nem um pouco necessario o uso de dissipador no transistor, o transistor fica pelado mesmo, nem esquenta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me permita observar "3".....

 

Acabei de fazer testes em bancada, com PWM de 20Khz.

​A variação da velocidade do micro ventilador foi feita normalmente.

O micro ventilador variou de zero até o máximo, como se estivesse sendo alimentado por algum potenciômetro ou controle linear.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá... mas... no caso desses microventiladores em específico, o laboratório deverá ser por primário... porque esses microventiladores são OS microventiladores... veja na chapa deles, até 1,2A....

 

eu to com problemas sérios no pc, então não sei se conseguirei postar os resultados essa semana, se conseguir vos pauto.. mas vou por o bichinho pra queimar

 

seria melhor dois pwm ou um apenas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...