Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AJUDA - Montagem de iluminação de indústria com variação de intensidade de luminosidade


Posts recomendados

Bom dia a todos,


Meu nome é Caio, tenho 17 anos e sou novo nesse fórum.

Faço Técnico em Mecatrônica no COTUCA (Colégio Técnico da Unicamp).

Preciso de uma ajuda para montar um projeto. Ai vai a descrição dele:


Montarei um sistema de iluminação de uma fábrica (maquete) de acordo com a luminosidade que incide nela (quando está claro, as lâmpadas se apagam, conforme escurece, elas vão ascendendo). Terá também um sensor de presença dentro de cada sala da maquete para só ascender a luz caso tenha alguém dentro.


Para isso, sei que precisarei usar sensores LDR, resistores sensíveis à luminosidade.


A dúvida fica:

Como fazer fisicamente essa montagem?

Pensei em usar uma protoboard e montar tudo e puxar a fiação para dentro da maquete. Pensei em fazer uma estaçãozinha separada que iriam os LDR's e uma lâmpada com potenciômetro, para que eu possa variar a luminosidade e ver a diferença do projeto.

Porém, acho que, como vou ter vários pontos de iluminação dentro da maquete, a tensão que eu usaria na protoboard acabaria sendo pouca e os LED's não ascendendo.


Como posso proceder na montagem para que funcione?

Tenho conhecimento quase nulo em eletrônica e um pouco de montagem elétrica, por isso peço que quem puder ajudar explicar o mais detalhado possível, com desenho ou alguma luz para mim.

Agradeço a colaboração antecipadamente,


Muito obrigado,


Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola...Meu nome não é Isa, tenho um pouco mais de 17 anos e tenho alguma rodagem neste forum

Com pouco conhecimento em eletroeletrônicos que possues, a dica que dou é comprar (não mencionaste finanças nulas) sensores de presença e de luminosidade (sensor crepuscular) prontos. São fáceis de entender e instalar: não são nada mais do que interruptores. Sim podem ser grandes, mas o pulo do gato: desmonte e use só o "miolo". O circuito é pequeno e pode caber na maquete. Mas se teu orientador te obriga a fazer um circuito eletrônico, peço gentilmente que desconsidere a dica supramencionada.

 

Ah e a ideia é esta mas não tão simples... Favor converter "lâmpada com potenciometro" para dimmer para lâmpada ou controle de brilho de leds

 

E pra não deixar o post eletronicamente em branco, veja isso...
crepuscular.jpg
e isso com sensor pir...
pir-motion-detector-circuit.jpg
E aguarde novas dicas...
Sucessos!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pwm.bmpOla.

Você vai precisar verificar quantos LEDs são necessários por dois motivos. Primeiro um projeto eletrônico sempre começamos do final para o inicio e segundo se você precisar de muitos LEDs terá que aumentar ou redimensionar o circuito que a Isadora passou por que o BC547 é pra ate 500mW.

Outra coisa é: para controlar luminosidade de LEDs precisa de um circuito PWM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CaioDimarzio

Bem vindo,

Seu problema é saber o que fazer, mas não sabe como.

ANSIEDADE.

Dá um passinho de cada vez e talvez consiga ajuda...

Deixa o texto mais limpo e talvez haja resposta... falou, amigo!

"

Bom dia a todos,


Meu nome é Caio, tenho 17 anos e sou novo nesse fórum.

Faço Técnico em Mecatrônica no COTUCA (Colégio Técnico da Unicamp).

Preciso de uma ajuda para montar um projeto. Ai vai a descrição dele:


Montarei um sistema de iluminação de uma fábrica (maquete) de acordo com a luminosidade que incide nela (quando está claro, as lâmpadas se apagam, conforme escurece, elas vão ascendendo). Terá também um sensor de presença dentro de cada sala da maquete para só ascender a luz caso tenha alguém dentro.


Para isso, sei que precisarei usar sensores LDR, resistores sensíveis à luminosidade.


A dúvida fica:

Como fazer fisicamente essa montagem?

Pensei em usar uma protoboard e montar tudo e puxar a fiação para dentro da maquete. Pensei em fazer uma estaçãozinha separada que iriam os LDR's e uma lâmpada com potenciômetro, para que eu possa variar a luminosidade e ver a diferença do projeto.

Porém, acho que, como vou ter vários pontos de iluminação dentro da maquete, a tensão que eu usaria na protoboard acabaria sendo pouca e os LED's não ascendendo.


Como posso proceder na montagem para que funcione?

Tenho conhecimento quase nulo em eletrônica e um pouco de montagem elétrica, por isso peço que quem puder ajudar explicar o mais detalhado possível, com desenho ou alguma luz para mim.

Agradeço a colaboração antecipadamente,


Muito obrigado,


Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...