Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Turbo boost nao funciona


Posts recomendados

To com um problema no meu notebook Dell inspiron 5548. tenho um processador i5 5200u 2.20ghz ate 2.70ghz mais quando eu olho no painel de controle do meu pc aparece assim Intel core i5 5200u 2.20ghz  2.20ghz.E eu ja fiz stress test no meu processador usando o prime95 e olhei a velocidade de clock dele no AIDA64 e todos os núcleos ficaram em 2195 Mhz.Ja tentei olhar na bios aqui e nao achei nada com o nome de turbo boost e as configuraçoes de energia do meu notebook esta tudo no alto desempenho alguem sabe ae?também usei o AIDA64 pra ver o nome da minha placa-mãe diz.. Inspiron 5548

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com problema parecido, tenho um i5 3570, que o Turbo Boost não ta funcionando, só ativou no primeiro dia que coloquei o processador, estava a 3.7GHz em todos os núcleos (milagre?), multiplicador 37 a todo vapor.TurboBoost.jpg?1436147765
Mas depois de um tempo travou o pc (culpa do milagre?) e tive que dar reset, aí na próxima inicialização já não estava mais usando o Turbo, os multiplicadores chegam a no máximo 34.
Uso uma Asus H61M/A, ia na Bios, e varias vezes não utilizava mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ele nunca ativou. Ate se eu fazer stres teste ou jogar jogos pesados ou abrir varios coisas ao mesmo tempo sempre 2195Mhz....

Então não foi necessário ou não havia margem pra isso acontecer.. No link, explica bem os fatores que influenciam na sua utilização..

 

Como no seu caso é notebook, isso deve ser mais complicado ainda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ele nunca ativou. Ate se eu fazer stres teste ou jogar jogos pesados ou abrir varios coisas ao mesmo tempo sempre 2195Mhz....

Pelo que sei ele só ativa em uso baixo para finalizar tarefas de forma rápida, uso baixo eu quero dizer que ele vai usar apenas aquele núcleo ou 2, ou 3 com turbo dependendo do processador e até certo ponto, pois a partir do momento que precisar de mais núcleos ele não usará mais o boost e sim a quantidade de núcleos. Ele ativa metade dos cores, se tem apenas 2, ativará 1, se são 4 ativará 2 e assim por diante. Mas ele nunca usa esse turbo sob stress ou uso intenso de jogos onde o uso se mantém sempre excessivo e alto, e se tratando de notebook que já são "fracos" será mais em uso básico. E pelo que vejo tanto AMD quanto Intel são assim.

 

A própria descrição do turbo da Intel informa como opera e é possível notar que ele deve ter esse funcionamento pra não exceder os limites pelo qual foi configurado, pois se ele ativasse sob carga pesada onde o consumo já está onde deve está, esse "overclock" aumentaria o consumo como qualquer overclock padrão mesmo que por um curto período de tempo e ele ultrapassaria o consumo máximo que diz ter.

 

Então o que eu vejo é, ele faz esse pequeno "overclock" o que aumenta seu consumo, mas dentro do limite já que são apenas metade e operando com mais eficiência, já sob carga total ele não faz pra não exceder o consumo. 

 

Posso está errado em algum detalhe mas é isso que sempre entendi pela descrição do turbo. (Em alguns jogos leves meu turbo se mantém ativo permanentemente na metade dos núcleos, mas nunca em momentos onde todos estão sendo usado excessivamente.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!