Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio CdH - Programa 047


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Rádio CdH - Programa 047


"Uma conversa sobre os testes de SSDs de alto desempenho publicados esta semana no Clube do Hardware."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre bom ver grandes testes como esse sobre SSD's, tanto pra quem tem quanto para quem pretende obter um e poder avaliar.

 

Eu não tenho SSD e desde que montei minha maquina ficava aquela dúvida se eu deveria ou não comprar um e desde um tempo pra cá tenho a certeza de que não preciso, pois o uso que faço da minha maquina não necessita mais do que a velocidade que já possuo.

 

Ligar, desligar, reiniciar? tenho alguns segundos a mais e ainda sim considero rápido. Já vi na pratica um SSD (meu irmão possui), mas um load de windows não me faz adquirir um. A única coisa que me incomoda seria o load dos jogos e isso sempre deixar o HD em 100%, é sempre ele que demora, mas pela maquina ser 80% pra jogos e praticamente quase 1TB é só de jogos jamais caberia em um SSD, sendo que a tendência dos games é cada vez ocupar mais espaço.

 

Excelente matéria! E considero um SSD realmente excelente, porém não combina com meu uso sendo apenas jogos, então o espaço/R$ sairia caro para a quantidade em GB's que preciso para por os que necessitariam de uma redução nos loads.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É sempre bom ver grandes testes como esse sobre SSD's, tanto pra quem tem quanto para quem pretende obter um e poder avaliar.

 

Eu não tenho SSD e desde que montei minha maquina ficava aquela dúvida se eu deveria ou não comprar um e desde um tempo pra cá tenho a certeza de que não preciso, pois o uso que faço da minha maquina não necessita mais do que a velocidade que já possuo.

 

Ligar, desligar, reiniciar? tenho alguns segundos a mais e ainda sim considero rápido. Já vi na pratica um SSD (meu irmão possui), mas um load de windows não me faz adquirir um. A única coisa que me incomoda seria o load dos jogos e isso sempre deixar o HD em 100%, é sempre ele que demora, mas pela maquina ser 80% pra jogos e praticamente quase 1TB é só de jogos jamais caberia em um SSD, sendo que a tendência dos games é cada vez ocupar mais espaço.

 

Excelente matéria! E considero um SSD realmente excelente, porém não combina com meu uso sendo apenas jogos, então o espaço/R$ sairia caro para a quantidade em GB's que preciso para por os que necessitariam de uma redução nos loads.

 

Obrigado!

Você tem razão nesse ponto, a principal vantagem é o carregamento mais rápido de programas e jogos, mas quem tem um grande espaço ocupado por jogos não tem como instalar todos eles no SSD...

Uma solução é instalar um SSD de 120 ou 240 GB, utilizar parte dele para instalar o windows e a outra parte como cache para o HD secundário. Assim a carga de programas comuns vai ficar muito rápida, e a carga dos jogos mais acessados também vai acelerar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!

Você tem razão nesse ponto, a principal vantagem é o carregamento mais rápido de programas e jogos, mas quem tem um grande espaço ocupado por jogos não tem como instalar todos eles no SSD...

Uma solução é instalar um SSD de 120 ou 240 GB, utilizar parte dele para instalar o windows e a outra parte como cache para o HD secundário. Assim a carga de programas comuns vai ficar muito rápida, e a carga dos jogos mais acessados também vai acelerar.

Utilizar parte de um SSD para cache do HD, precisa ser feito algo para ele funcionar assim correto?? isso pareceu interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Utilizar parte de um SSD para cache do HD, precisa ser feito algo para ele funcionar assim correto?? isso pareceu interessante.

 

Aqui explica direitinho:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-tecnologia-smart-response-da-intel/2288

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal o podcast, eu adquiri um SSD faz um tempo e hoje não consigo "viver sem", mas o HD que eu usava era um pouco antigo, com pouca memória de buffer, então muita coisa que eu fazia no computador (geralmente executo vários programas relativamente pesados ao mesmo tempo, principalmente máquinas virtuais), então meu HD demorava demais pra carregar tudo.

Senti enorme diferença no boot do Windows, principalmente pelo amontoado de programas que eu coloco pra executar na inicialização. 

 

Pra mim valeu muito a pena o investimento, comprei uma versão de 120 GB, e sobra 100 GB depois de tudo configurado. Colocando o Windows, programas e algumas máquinas virtuais que eu geralmente uso acaba sobrando uns 40 GB ainda, como eu não jogo então pra mim não tem importância ter mais espaço pra instalar jogos. Já pra armazenar todos meus arquivos, eu coloco no HD que eu usava.

 

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre bom ver grandes testes como esse sobre SSD's, tanto pra quem tem quanto para quem pretende obter um e poder avaliar.

 

Eu não tenho SSD e desde que montei minha maquina ficava aquela dúvida se eu deveria ou não comprar um e desde um tempo pra cá tenho a certeza de que não preciso, pois o uso que faço da minha maquina não necessita mais do que a velocidade que já possuo.

 

Ligar, desligar, reiniciar? tenho alguns segundos a mais e ainda sim considero rápido. Já vi na pratica um SSD (meu irmão possui), mas um load de windows não me faz adquirir um. A única coisa que me incomoda seria o load dos jogos e isso sempre deixar o HD em 100%, é sempre ele que demora, mas pela maquina ser 80% pra jogos e praticamente quase 1TB é só de jogos jamais caberia em um SSD, sendo que a tendência dos games é cada vez ocupar mais espaço.

 

Excelente matéria! E considero um SSD realmente excelente, porém não combina com meu uso sendo apenas jogos, então o espaço/R$ sairia caro para a quantidade em GB's que preciso para por os que necessitariam de uma redução nos loads.

Então somos 2. Não nego que SSD é infinitamente superior a HDD, mas também não vejo sentido em gastar uma nota ao adquirir um SSD só para ganhar alguns segundos ao iniciar o Windows. No meu Inspiron troquei o HD de 1 TB da Toshiba de 5400 RPM e 8 MB de cache por um da HGST de 500 GB 7200 RPM e 32 MB de cache, e reinstalei o Windows em modo UEFI + GPT, e notei um ganho muito alto de velocidade ao fazer o boot e até em carregar alguns jogos. Reiniciar o computador após hibernar é quase instantâneo, e ao transferir dados do e para o HD externo via USB 3.0 está razoável. SSD que caiba os jogos tem um preço obsceno no Brasil.

 

Nos EUA até dá para você usar o SSD como armazenamento geral, mas qualquer HD de 240 GB comprado por vias legais no Brasil tá impraticável. Eu queria um SSD que tivesse velocidade de 7200 RPM e quantidade de cache adequada (64 MB por exemplo), mas que fosse mais barato, pois o que me atrai mesmo nos SSDs é a alta confiabilidade por não ter partes móveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...