Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arredondamento em c++


The_Oicle

Posts recomendados

Não quero codigo pronto..

 

As notas de uma faculdade são atribuídas por bimestre, tendo o primeiro bimestre peso 2 e o segundo peso 3. A nota semestral deve ser arredondada para o múltiplo de 0,5 mais próximo. Elabore um programa que calcule a nota final.[Dica para o arredondamento: obtenha as partes inteira e fracionária da nota; com base na fração, decida se soma 0, 0,5 ou 1 à parte inteira.]

 

Me ajudem a entender esse problema por favor??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 semestre é 5 pontos.

......1° bimestre 2/5 do semestre

......2° bimestre 3/5 do semestre

Faltou algo entendi após que soma 0 ou 1 a parte inteira.

somar 0 para que?

EDITADO

Acho que é o módulo da diferença que determina se somará 0,5 ou 1,0 a parte inteira da nota:

Se x,y é um nota então y é a fração onde |0,y - 0,5| ou | 0,y - 1,0| tem se o menor resultado que respectivamente teremos x = x + 0,5 ou x = x + 1,0

como resultado.

OK foi é isso que vejo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo meu entendimento. Acho que é assim....

 

//notas dos bimestres 

bim 1 = 9.5;

bim2 = 8.0;

 

//soma e pesa

result = bim1 * 2     +     bim2 * 3;                  //result == 43;

 

//obtendo as partes inteiras e fracionarias do result.

int 43;          

float 0;

 

o problema quer que eu arredonde para o numero mais proximo. No caso de 43 não precisa. Mas se fosse, por exemplo, 43.5

teria que mudar para 44.

 

como fazer isso? 

 

somando  0.5;

 

43.5 + 0.5 == 44;

 

E se esse 44 for multiplo de 0.5 mostra esse resultado senao mostra a fazer o arredondamento novamente.

 

 

Mas ainda estou em duvida quanto ao 44. Isso não é nota de 0 a dez para se mostrar a um aluno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...