Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de água


Posts recomendados

Olá amigos, sou mega iniciante na área, por isso já peço desculpas de antemão por qualquer besteira no projeto. ;)

 

Estou querendo excitar um relê conforme a presença ou não de água no cano, evitando assim que a bomba queime. 

 

desenhei um rascunho de projeto....e estou com algumas dúvidas sobre o sucesso e funcionamento dele. poderiam me dar uma luz? :D

 

 

PS: eu sei que meu desenho ficou lindo! :D se precisarem desenho circuito para vocês tb. ;) não se acanhem ! 

post-772285-0-54309600-1435690750_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você está no caminho megacerto amigo. Pra base não ficar flutuando quando sem água, chuto um resitor 100K entre base e emissor. Que seu sensor (varetas?) esteja bem próximo um do outro.Coloque o sensor na água e meça a "resistência". Se der abaixo de 50K=ok.  Pra evitar queima por contato acidental entre as varetas, um resitor 4K7 entrando na base vai bem. Então sim, 'precisa de um resistor na entrada da base'

 

O legal mesmo é com mosfet canal n pois há alta impedância no gate. você pode conseguir algum numa fonte pc sucaca. Neste caso mesmo se a resitencia da água for de alguns Megaohms, dá um resultado satisfatório

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciruit é isso mesmo!!! :D :D :D 

 

vou usar uma fonte de 12v, estas de telefone sem fio, etc. 

só pra confirmar o negativo cela vai ali no emissor mesmo? pensei que tinah que ir no coletor....bobiei. ;)

 

uma outra dúvida.....esse resistor de 10k , eles servem pra proteger a entrada na base né?