Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de água


Posts recomendados

Olá amigos, sou mega iniciante na área, por isso já peço desculpas de antemão por qualquer besteira no projeto. ;)

 

Estou querendo excitar um relê conforme a presença ou não de água no cano, evitando assim que a bomba queime. 

 

desenhei um rascunho de projeto....e estou com algumas dúvidas sobre o sucesso e funcionamento dele. poderiam me dar uma luz? :D

 

 

PS: eu sei que meu desenho ficou lindo! :D se precisarem desenho circuito para vocês tb. ;) não se acanhem ! 

post-772285-0-54309600-1435690750_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você está no caminho megacerto amigo. Pra base não ficar flutuando quando sem água, chuto um resitor 100K entre base e emissor. Que seu sensor (varetas?) esteja bem próximo um do outro.Coloque o sensor na água e meça a "resistência". Se der abaixo de 50K=ok.  Pra evitar queima por contato acidental entre as varetas, um resitor 4K7 entrando na base vai bem. Então sim, 'precisa de um resistor na entrada da base'

 

O legal mesmo é com mosfet canal n pois há alta impedância no gate. você pode conseguir algum numa fonte pc sucaca. Neste caso mesmo se a resitencia da água for de alguns Megaohms, dá um resultado satisfatório

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciruit é isso mesmo!!! :D :D :D 

 

vou usar uma fonte de 12v, estas de telefone sem fio, etc. 

só pra confirmar o negativo cela vai ali no emissor mesmo? pensei que tinah que ir no coletor....bobiei. ;)

 

uma outra dúvida.....esse resistor de 10k , eles servem pra proteger a entrada na base né? 

esse transistor é NPN então...na ase entra positivo, certo? e não pode entrar por ex..12v ali direto né? se nao via pro saco...né? por isso o resistor né?  mas ai a dúvida.....a agua ja nao seria um resistor? é melhor usar um potenciometro no da base, por algum risco de variar a tensão pelo liquido (com algum tipo de agente na água,) ou sera que a bomba com  seu motor pode intefriir algo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, 

 

a aplicação do diodo é proteger da força contra eletromotriz que pode chegar a Kv quando o relé desenergiza.

 

também acho que se que deveria por um resistor de base que permiti-se só a passagem da corrente necessária para armar o relé.

 

espero ter ajudado. 

até boa sorte com o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, 

 

a aplicação do diodo é proteger da força contra eletromotriz que pode chegar a Kv quando o relé desenergiza.

 

também acho que se que deveria por um resistor de base que permiti-se só a passagem da corrente necessária para armar o relé.

 

espero ter ajudado. 

até boa sorte com o projeto.

 

Obrigado Bruno!!  vou implementar o diodo então nesta versão indicada pelo Circuit! 

Bom o projeto atualizado!! :D rs

 

a dúvida que persiste ainda seria o resistor de 10k......como se chega a esse valor?

post-772285-0-40299200-1435951800_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, sou mega iniciante na área, por isso já peço desculpas de antemão por qualquer besteira no projeto. ;)

 

Estou querendo excitar um relê conforme a presença ou não de água no cano, evitando assim que a bomba queime. 

 

desenhei um rascunho de projeto....e estou com algumas dúvidas sobre o sucesso e funcionamento dele. poderiam me dar uma luz? :D

 

 

PS: eu sei que meu desenho ficou lindo! :D se precisarem desenho circuito para vocês tb. ;) não se acanhem ! 

 

Você certamente deve estar sabendo que já existe para vender, e é barato, uma boia para a sisterna que faz exatamente isso que você quer.

Enquanto a boia da caixa d'água liga quando a caixa estiver vazia, a boia da sisterna desliga quando estiver vazia, evitando da bomba funcionar sem água.... E tudo isso sem relés, fontes, transistores, etc. Apenas uma chave acionada por uma bilha. Esta chave tem uma mecânica que altera o centro de massa para atuar desta forma.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você certamente deve estar sabendo que já existe para vender, e é barato, uma boia para a sisterna que faz exatamente isso que você quer.

Enquanto a boia da caixa d'água liga quando a caixa estiver vazia, a boia da sisterna desliga quando estiver vazia, evitando da bomba funcionar sem água.... E tudo isso sem relés, fontes, transistores, etc. Apenas uma chave acionada por uma bilha. Esta chave tem uma mecânica que altera o centro de massa para atuar desta forma.

MOR_AL

 

Então Mor, eu sei desta bóia, inclusive tenho ela aqui no esquema de treeway (ou em série se preferir), onde uma fica na caixa d'agua e outra dentro da cisterna, ou seja, acabando a água na caixa ela liga SE e somente SE tiver água na cisterna, por conta da bóia dentro cisterna.cada uma liga em uma posição, assim como os relês, NA e NF. ;)

 

Contudo o meu caso é outro, eu quero proteger a bomba que puxa água diretamente da rua (para abastecer a cisterna), ou seja, é diretamente da bica na entrada da casa. 

Caso não tenha água no cano a bomba queima por superaquecimento, para evitar isto tem que ficar alguém monitorando se esta caindo água, as vezes para e tem que ser desligada. Com este sensor posto na entrada da bomba, em um "T", a bomba vai ficar ligada, e assim que o fluxo de água cessar ela desarma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para iniciar  o processo sugiro uma espécie de timer porque assim que  a bomba puxar agua  o sistema  pode ainda estar seco   e isso pode desarmar a bomba e entrar em ressonância " on , off"   então o circuito  ligaria  junto com a bomba a pois um curto período este  circuito "timer" iria policia o sistema  tendo agua  o processo permaneceria ligado  se caso não tiver  desliga imediatamente  com o mesmo circuito  acoplado  a um ci 555 como timer  pode ser aplicado facilmente para  não a ver interrupções  no momento em  que estiver  ligado lembrando que  eletrodos  ou fios  enfiados dentro de agua  podem corroer com um prazo de tempo muito pequeno  arisco em  dizer  6 meses  é o tempo suficiente  para deixar de dar contato  experiência pro-pia a não ser que  coloque varetas  de prata ou  folheada a ouro se quiser  uma durabilidade melhor os eletrodos que entram e saem  da agua são os que  mas  corroem fica ai a dica abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o Mor indicou o automático de nível (elétro bóia), mas como não te atende, eu indico um interruptor de fluxo.

autojet.jpg

Quando a boia da cisterna (tem que ter uma boia hidraulica) abrir e houver água no cano, o fluxo da água pelo autojet fará a bomba ligar, quando a boia fechar, cessará o fluxo pelo autojet então desligando a bomba.

 

Se não houver água, não haverá fluxo e não ligará a bomba d'agua.

Só não sei dizer o preço disso hoje em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a solução tupiniquim BBB (Bom, Bonito e Barato). ;)

 

Coloque uma caneca ou um recipiente plástico na entrada da água na sisterna. Com capacidade entre 1/2 litro e 1 litro, que corresponde a um peso de 0.5kg a 1kg.

A água que entra tem que cair dentro deste recipiente.

O peso do recipiente com água tem que ser suficiente para ligar um contato, que vai ligado em série com a tal bomba.

Este recipiente deve possuir um furo na parte inferior, para que a água possa escoar. Não é a água principal, que vai escoar. A principal vai transbordar o recipiente e encher a cisterna.

Quando acabar a água da rua, o recipiente vai escoando a água que restou nele. Isso dá um tempo para evitar o que foi relatado pelo nosso amigo Circuit.

Então, após alguns poucos minutos, o peso do recipiente sem água (ou com pouca água) vai fazer desligar o sistema da bomba.

Calibrando o tempo para desligar a bomba, pode-se evitar que ela queime.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

Já passei por esse problema.

Para detectar a presença de água ou não você irá precisar de:

- 2 eletrodos tipo haste;

- 2 colares de tomada.

Vendo os componentes já terá uma ideia do que fazer.

A haste de referência deverá ficar ortogonalmente na parte debaixo (270°) o mais curto possível . Não necessariamente precisa ser uma haste, mas que de contato no fundo do tubo. Pode ser também uma luva metálica com um parafuso adaptado para prender o fio (não sei se há uma peça para aterramento de líquidos kkkk).

O Sensor propriamente dito ficará ortogonalmente na parte de cima (90°), sendo que este precisa ter um certo comprimento, talvez um pouco acima da metade da seção do tubo de modo que se o fluxo parar também seja aberto o circuito.

Caso esteja difícil a visualização, faço um desenho assim que possível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom gente o circuito deu certo...... :D 

 

os problemas resultantes foram:

 

Na marte eletronica:

a) Deu prob no rele, ele travou o NA ficou NF...não desliga, embora a bobina continue armando e desarmando. ele é 10a , e liga uma bomba de 1/2 CV em 110v, o que em tese é 7,5a. então não sei o que foi. :(

 

Na parte hidráulica:

a) Quando a agua acaba, o cano trava com agua dentro. :( mantendo a bomba ligada mesmo sem puxar. :( naõ entendi ainda como, parece que é algo com nível :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

seu relé colou. Apesar de no funcionamento ser 7.2A, na partida pode chegar a 10X isso. Tente com um relé maior tipo 30A. Também um RC em paralelo com os contatos vai bem. Chuto 220nFx47R. Isto pode evitar alguma faísca

 

sobre a hidráulica... leis da física

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio que  o relé não desliga devido  a pancada  da partida  ser maior que a corrente do seu relé sugiro por um relé de ar condicionado acredito ser de 30 ou 40 Amperes

já  o circuito  com transistor  esboça aqui pra gente  dar uma olhada


nossa  respondemos  quase  juntos Isadora kk  veja o horário segue  o tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

R entre BE é pro tr não ficar sujeito a ruídos principalmente se o fio que vai pra água for longo. É aquele vm e pt?

-coloque o transistor perto dos sensores (já vi que não dá. Dá, mas teria que levar 3 fios.. esquece)

-os fios que vão pra bobina do relé pode ser + longo

-se os fios que vão pra base são aqueles vm e pt está sujeito a ruído mesmo

-resistor BE chute 100K

-capacitor BE chute 100nF...1uF em paralelo com resistor

-o desenho do diodo está invertido. Na sua montagem, claro deve ter colocado certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente não entendi muito bem... :( sorry... :(

 

tem um resistor de 10k indo pra base....você diz pra trocar ele por 1k? porque?

 

O fio do sensor é esse vermelho e preto mesmo....nao tme nem 50cm...

 

Ou seria para fazer uma ponte entre o emissor e a base? :o com um resistor? :o vish..num da curto...rs....?

 

O ruído que diz...seria ele ficar sujeito a ligar por ex...com interferencia por corrente do motor, ou etc..? acho que nao esta tendo nenhum destes prob nao...de sensível...

 

o capacitor seria para dar a porrada no rele? 

 

sim o diodo desenhei errado! foi mal., eu girei o desenho ali pra fazer este novo desenho e acabou ficando o dido na posição anterior...quando o positivo entrava ali em cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...