Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tarjas Pretas: Como identificar pelas caracteristicas do filme?


Posts recomendados

Sei que os vídeos são feitos em 4 x 3; 16:9; Letter Box; Wildscreen e as definições sao diversas sendo a maior 1920 x 1080 os blu ray e 720 x 576 pixels dos DVDs.
A questão é que assisto muitos filmes tanto em blu como Dvd, e até agora não consegui saber as caracteristicas dos filmes que "enchem" a tela e os que apresentam as tarjas superior e inferior.
Minha tv, embora tenha 8 anos, uma LG 47" full hd, tem os recuros de alterar esses valores em exibição, principalmente o zoom, mas distorce a imagem o que não é legal.
Como fazer para identificar o filme que não tem tarjas dos que tem, lembrando que acontece tanto em um quanto em outro.
Apesar da tv ter vários ajustes como Zoom 1; Zoom 2; 16 x 9; Pelo programa; 4 x 3 e Just Scan esses filmes que ocupam a tela inteira o fazem por si só e não que eu fiz algum ajuste desses ai e os que não tem também porque não tem.
O máximo que faço e em filmes Wildescreen e dar um zoom 2 para uma ligeira ocupação da tarja sem deformar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, bom dia.

 

Essas "tarjas pretas" é o projetor (no teu caso TV) que produz. Este é um recurso utilizado para adaptar uma resolução e/ou proporção diferente da comportada pela tua televisão. Normalmente essas tarjas pretas surgem quando o arquivo de vídeo esta em uma resolução diferente da original do televisor.

 

Dê uma olhada neste link:

https://en.wikipedia.org/wiki/Display_resolution#/media/File:Vector_Video_Standards8.svg

 

Para identificar o filme que não tem tarjas dos que tem, antes de tudo identifica a resolução da tua TV.

Aqui vão as resoluções mais comuns no mercado (existem até maiores do que essas): 8K (7680×4320), 4K (3840×2160), 2K (2560x1440), Full HD (1920x1080), HD (1280x720).

 

Depois de identificar a resolução da tua TV, procure identificar filmes que possuem largura de quadro (dimensões) semelhantes PROPORCIONALMENTE ao do teu display.

 

Abração!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato mais uma vez por responder as minhas dúvidas, a questão é a seguinte:

-Minha tv é full hd, 47", portanto sua resolução é de 1920 x 1080p;

-Através do programa Mediainfo eu obtenho todas as características de um arquivo de vídeo;

-Existem arquivos de igual definição sendo que um enche a tela e outros não;

-Existem arquivos de DVD em resolução idênticas, sendo eu um enche a tela outro não;

-E a pior parte, às vezes algum DVD com 740 x 480  enche a tela totalmente e arquivos Blu-Ray de 1920 x 1080p apresentam tarja preta

 

Eu queria localizar o parâmetro que acarreta o preenchimento da tela totalmente porque a definição não é, se fosse não aconteceria o que eu disse.

 

Peguei um exemplo agora onde as tarjas aparecem na lateral mas os dados do arquivo são:  width 1920;  Height 1080 e display aspecto ratio 16:9 no entanto apresenta tarja lateral e outro com os mesmos valores agora nesse a tarja é inferior e superior; então o que indica a existência de tarjas e aonde, não é obtida por esses valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato mais uma vez por responder as minhas dúvidas, a questão é a seguinte:

-Minha tv é full hd, 47", portanto sua resolução é de 1920 x 1080p;

-Através do programa Mediainfo eu obtenho todas as características de um arquivo de vídeo;

-Existem arquivos de igual definição sendo que um enche a tela e outros não;

-Existem arquivos de DVD em resolução idênticas, sendo eu um enche a tela outro não;

-E a pior parte, às vezes algum DVD com 740 x 480  enche a tela totalmente e arquivos Blu-Ray de 1920 x 1080p apresentam tarja preta

 

Eu queria localizar o parâmetro que acarreta o preenchimento da tela totalmente porque a definição não é, se fosse não aconteceria o que eu disse.

 

Peguei um exemplo agora onde as tarjas aparecem na lateral mas os dados do arquivo são:  width 1920;  Height 1080 e display aspecto ratio 16:9 no entanto apresenta tarja lateral e outro com os mesmos valores agora nesse a tarja é inferior e superior; então o que indica a existência de tarjas e aonde, não é obtida por esses valores.

 

Foi nada!

 

Caro, o que determina se vai preencher o display por inteiro ou não é o Aspect Ratio, que é a proporção de altura e largura, vulgo 4:3, 16:9, 16:11, etc.

A resolução (1920x1080, 1280x720, 720x480, etc) é o tamanho do quadro do projetor que comporta uma definição X sem sofrer distorção ou perda de qualidade de imagem. Se tu tiver uma TV de altíssima definição e resolução, por exemplo uma TV com quadro de 4K e jogar na tela um material de resolução full HD, a qualidade de imagem vai ser horrorosa pois vai ser necessário "espichar" o vídeo para cubrir a tela, entende? Por este motivo também que ainda não vale a pena investir dinheiro em compra de televisor acima de 1080p, pois recém estamos inserindo sinal digital no mercado e os filmes praticamente nenhum ainda é gravado em resoluções tão grandes assim.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...