Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC na GTX 770 Zotac


xTripleBR

Posts recomendados

Eu queria saber, se é complicado fazer overclock, eu tenho o afterburner instalado, uso nos padrões dele (reset) e os clocks são 1059 core e 1111 boost, como veio de fábrica, já a o modelo AMP! é 1150 e 1202, ou seja, 91 MHz a mais. A principio acho que as placas são idênticas, o que muda é que tem um AMP escrito nos coolers e os MHz a mais de fábrica. Dei apenas esse exemplo do OC da AMP. o que eu preciso fazer para alcançar esse mesmo clock ? Apenas aumentar 91 no core clock ? Preciso fazer mais alguma coisa? A temperatura dessa GTX 770 Zotac, pelo que vi de outras pessoas também, quando jogando um jogo pesado por um tempo, ela fica estável nos 80 Graus. Eu posso fazer OC tranquilamente ? Um como esse do modelo AMP, ou até mais que isso?
(Ps : minha configuração inteira está na assinatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode aumentar o clock dela pelo Msi AB aos poucos, no meu caso eu tenho uma r9 270 com clock padrão de 925 e 1400 de memoria, fui aumentando de 10 em 10 e testando no benchmark para ver se houve ganho. Se for fazer isso, aconselho não mexer no Vcore, pois não é indicado para quem não tem experiência, e conforme vai aumentando, vai controlando também a temperatura da placa... no meu caso eu consegui atingir 1050 no clock e 1500 na memoria, com aumento de 3ºC, porém, minha placa de vídeo dificilmente chega aos 70 ºC. Outra coisa que me ajudou a melhorar a temperatura da placa de vídeo foi um cooler lateral jogando ar para ela, diminuiu cerca de 8ºC a temperatura da gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Over básico em vga é isso mesmo apenas core clock e memory clock, no seu caso shader tb, va subindo aos poucos e testando indico usar o cinebench, e pegar alguns valores de referencia de placas de mesmo modelo na internet.

 Sempre monitore as temperaturas a sua placa ja roda a uma temp alta se você fizer um over muito forte pode acontecer de você perder desempenho por causa da temperatura, acontece da seguinte forma, vamos colocar um exemplo você sobe o core para 1300MHz e memory para 1400MHz, e começa a jogar ou rodar um teste, no começo voce vai ganhar mais fps mas depois de um tempo a placa vai esquentar mais por causa da maior frequência de trabalho, e quando ela atinge o limite de segurança ela reduz os clocks para a temp baixar e consequentemente vai ocorrer lentidão e travamentos, e os fps começam a oscilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cool: OI eu tenho varias NVIDIAS como EVGA GTX-280FTW top de linha-EVGA GTX-260SC-GTX-8800 DE REFERENCIA, tenque colocar o cooler a 100% quando estiver jogando em ful lod. Quando estiver no Win coloca 70% a 80% a tenperatura fica em 65c em jogo em ful lod no win fica em 47c. Com o evga (EVGA Precision) é o que eu uso.tem, 20h28min

:cool: A indicação e o debate da GTX 980 HOF 4GB sem o (TI), para talves usar em 4k uma maquina que eu conheço é de outro forum estou a varios anos vendo progreço desta máquina não é necessário ter GPUS TÃO parrudas rodeon 7970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que eu preciso fazer para alcançar esse mesmo clock ? Apenas aumentar 91 no core clock ? Preciso fazer mais alguma coisa? A temperatura dessa GTX 770 Zotac, pelo que vi de outras pessoas também, quando jogando um jogo pesado por um tempo, ela fica estável nos 80 Graus. Eu posso fazer OC tranquilamente ? Um como esse do modelo AMP, ou até mais que isso?

 

 

Como você está pensando em um overclock modesto talvez só os ajustes no Core Clock e no Memory Clock sejam o suficiente, isso depende muito do chip que você tem, cada wafer é unico e tem variáveis quanto a sua capacidade real de overclock, dessa forma mesmo que alguém com esse modelo tenha conseguido não quer dizer que você terá êxito, o aumento deve ser progressivo e seguido por testes, as vezes um aumento de clock não causa problemas em testes genéricos como o Furmark mas em determinados jogos sim. Se você tentar setar os valores para igualar a versão AMP! e constatar algum problema pode ser necessário aumentar o Core Voltage, para alguém que está iniciando não recomendamos alterações na tensão ( Overvoltage ), isso requer um degrau acima de experiência, nessa situação para que a GPU e/ou a memória de vídeo trabalhe com determinada frequência é necessário elevar a tensão que ambos recebem do circuito da placa, uma placa de vídeo que não oferece uma boa regulação de tensão e refrigeração também terá limitações na obtenção de overclocks mais agressívos. 

 

A temperatura máxima que a GPU da GTX 770 pode operar com estabilidade é 98°, é naturalmente um chip que aquece bastante, vários usuários possuem placas da EVGA, PNY com Triple Fan e outras marcas e que operam suas placas acima dos 75°.

 

Especificações Oficiais Nvidia GTX 770

                                                 2z3xbbt.jpg

 

O processador gráfico pode operar com temperaturas altas sem maiores problemas mas existe o restante dos componentes do PCB da placa, tente não ficar no limite para não ter problemas no futuro, sete os parâmetros de 10mhz em 10mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OLÁ rapasiada eu tive uma por esperiencia propria com uma GTX-evga 9800+sc com cooler em auto por 4 anos a 75 em full load em jogos e deu quebra de solda BGA por calor refis a solda eu mesmo com conhecimento proprio e esta funcionando até hoje,depois do alcontecido coloco cenpre 100% em jogo.E ficava depois no máximo 63c em jogoou ou full load.Te digo jogar com vga em mais de 70c e poucos dára problema no futuro.OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A substituição das soldas estanho-chumbo como forma de eliminar elementos nocivos ao meio ambiente e aos trabalhadores trouxe benefícios e inconvinientes, é evidente que o impacto a médio e longo prazo sob a ótica puramente ambiental é positiva, o problema é a incidência de falhas relacionados ao novo processo de manufatura com a solda Lead Free ou Pb-Fress. A solda sem base de chumbo que é empregada largamente na industria de eletrônicos pela força de normas internacionais sofre dilatação importante com altas temperaturas, esse processo com o passar do tempo pode gerar micro-fissuras nos pontos, o agravamento desse quadro gera mal contatos com falha total ou parcial dos equipamentos, é o que vulgarmente chamamos de quebra de solda. A solda Lead Free é a desgraça de muitos proprietários de notebooks ( BGA ), algumas fabricantes notadamente demonstram maior incidência que outras, é o caso da HP que responde por taxas expressívas de falhas com BGA.

 

O problema é que algumas GPU's tem naturalmente um perfil maior de aquecimento mesmo rodando em stock, é difícil nesses casos conseguir operar até os 65° em full load, também recomendo o aumento da rotação da ventoinha, isso pode ser feito pelo painel da Nvidia, se você setar o fan à 100% de lá não quer dizer que a ventoinha rodará no limite em qualquer situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, então como estão comentando, eu decidi fazer um OC aqui, minha placa chega a 80 Graus sem stock, decidi fazer um OC de 10%, sem mexer na tensão, para isso, peguei meu clock base ( 1059 ) multilplicado por 0.1 dá 106 e o mesmo com o memory clock (1753) para 175. Este overclock é seguro ? Fiz um breve teste no benchmark fixo do tomb raider, e meu ganho foi considerável, é seguro jogar com um OC assim ? Se a temperatura não passar muito de 80 graus e não abaixar os clocks, é de boa ?
Antes no stock a placa ia a 1137MHz no jogo e agora chega a 1243.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Este overclock é seguro ? Fiz um breve teste no benchmark fixo do tomb raider, e meu ganho foi considerável, é seguro jogar com um OC assim ? Se a temperatura não passar muito de 80 graus e não abaixar os clocks, é de boa ?

 

Um overclock moderado sem alteração de tensão como o seu não implica em maiores riscos, se puder alterar as configurações da ventoinha para reduzir a temperatura de pico é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim com certeza, eu faço isso, deixo o fan no máximo ou em 100% apenas em jogos pesados, e é claro que não adiantar eu fazer OC em jogo como CS:Go, que roda com tudo no máximo a 290 FPS. É bom esse OCzinho para mantar os 60 FPS, em jogos como GTA 5, com msaa x2 e a maioria das coisas no ultra, e outras em muito alta, antes ficava entre 55 fps, abaixava e subia, agora com o over, dificilmente cai de 60, no BF4 antes eu usava no ultra + msaa 2x, agora dá pra usar o 4x sem cair de 60.
Mas galera, eu vi aqui, que outras placas que vem com over de fábrica, acho que a amp! é a maior, dai dps a gigabyte, só que a da gigabyte não mexe no memory clock, perguntei ao felipemakarov, um youtuber conhecido por hardware, ele também usa uma GTA 770, a dele é de referencia, ele falou que o memory clock já é alto, daí só precisa mexer no clock padrão, só aumentando o clock de 1059 para 1165 tá bom ? Não vai estourar o chip por dentro com os meses? '' Queimar '' ? com esse aumento de 106 no clock já da uma diferençazinha boa para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vida útil da GPU não será dramaticamente afetada com um overclock moderado, a Zotac tem uma série de placas da linha Amp! além da Amp Extreme! que sai de fábrica com clock alterado em mais de 30%, respondendo a sua pergunta: para um overclock modesto só a alteração das frequências pode ser suficiente para garantir estabilidade, se você reduzir o valor de clock da memória pode ter uma breve queda de desempenho, se está rodando estável deixe assim, se fosse fazer um overclock em outro patamar seria preciso mexer na tensão, o problema é que a sua placa já chega numa faixa de temperatura limite, a alteração da tensão costuma ter impacto direto na temperatura, certamente ela subiria alguns graus.

 

Eu possuia uma Radeon HD 7870 da XFX, rodava essa placa com overclock de 38% no GPU e de 30% na memória, para conseguir estabilidade nessa condição eu tinha que alterar bastante o Core Voltage além de liberar 20% a mais de energia para alimentar a placa ( Power Limit ), o pico de temperatura foi bastante alterado ultrapassando 82ºC em full load, a placa teve quebra de solda no GPU com 2 anos e meio de uso, por isso o colega Mauricio lhe disse para tentar reduzir essa variável, quanto maior a temperatura proporcionalmente maior será a chance de no decorrer do tempo ocorrer micro fraturas na solda que fixa o processador gráfico no PCB da placa, é um problema corriqueiro de se ver e pode ou não acontecer.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu aconselho deixar o cooler no automático mesmo, e colocar mais um para auxiliar a placa porque se não vai parecer uma turbina de avião do seu lado, o indicado é alterar os parâmetros TemperaturaxRPM para que a placa aumente automaticamente a velocidade do cooler a medida que a temp sobe, primeiramente teste a placa em stock, veja no grafico a quandos % o cooler roda quando a placa está a 80°c.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazê-lo efetivamente rodar a 100% é preciso forçar a seleção com o MSI Aferburn como explicou o colega, o inconveniente é o ruído, configure-o de acordo com a temperatura para que quando em stock não seja incômodo o ruído excessívo.

 

v4qgcg.png

 

Observe que você manipula a velocidade ( fan speed ) da ventoinha de acordo com a temperatura, Exemplo: Ao atingir 70º quero que o fan gire com 80% da capacidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...