Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando (novidade ¬¬)


Posts recomendados

Olá, pessoal!

Eu li muitíssimos posts relacionados ao meu problema aqui e não achei nada que realmente seja igual ao meu.

Vou apresentar a configuração do meu pc e falar do meu problema de travamento. Preciso muito de ajuda.

 

Placa-Mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P

Processador: AMD Phenom II x4 960t 3.0 GHz (clock de fábrica)

Memórias: 2x4GB Kingston 1333MHz (memórias simples, nada de HyperX e essas coisas)

Placa de vídeo: AMD Radeon HD7850 Sapphire 1GB x 256bits

Placa de Rede Wi-Fi TP-Link 150mpbs (sei lá especificação certa, é uma bem simples)

Fonte:  Thermaltake TR2 600 Watts

Armazenamento: SSD Kingston v300 120gb para o Sistema operacional; HDD Western Digital Caviar Green 750GB para jogos; HDD Samsung 500 GB para dados (esse é de notebook)

Leitores: DVD-RW LG sei lá especificação dele, raramente usa, nem do tanta moral pra ele.

Teclado multimídia ABNT USB DexPC

Mouse padrão óptico PS2 Clone

Possuo um nobreak Enermax YUP-E 1200 VA com duas baterias (padrão)

Sistema Operacional: Windos 8.1 Pro 64bits (piratão, ativado)

Cooler para processador: Cooler Master Hyper N620

Demais coolers pelo gabinete para uma eficaz refrigeração

Gabinete: PcYes Gamer Rhino

Caixas de som multilaser com energia usb (das mais bagaça possível)

Todos os drivers sempre atualizados

Nenhuma peça tem garantia (tudo expirada)

 

O problema é o seguinte: começou esse fim de semana, primeiramente jogando, meu teclado deu a louca, ele travava, desconectava e parava de funcionar, tendo que reiniciar o PC para ele voltar a normalizar, eu tentei usar um adaptador ps2 para ele, mas não fez diferença. Voltei para a USB (coloquei em outras portas também) e quando eu usava ele logo ao iniciar o SO ele travava junto com o mouse (sim, só travava os dois) o SO continuava funcionando, pois às vezes dava tempo de abrir algum programa e ver que não era travamento do PC. Depois disso simplesmente normalizou, eu desliguei o PC e fui dormir, no outro dia o problema parou. Aí começou outro, o PC simplesmente trava, e dessa vez é o pc todo. Tanto jogando, quanto fazendo qualquer outra coisa, não tem uma frenquência certa, chega uma hora que ele trava, e só reiniciando pra ele voltar, mas se ficar usando, trava do mesmo jeito (o teclado parou de dar trabalho e está na USB).

O que eu fiz para tentar identificar/resolver: Limpei todo meu pc com jato de ar (ele estava horrivelmente sujo, eu nem tinha noção, fiquei surpreso quando vi) e nessa limpeza eu desconectei as memorias e os cabos SATA e joguei ar em tudo (não fiz isso com a VGA), fiz o mesmo com a placa de rede WiFi. Cheguei em casa e montei o PC e resolvi fazer uma restauração do SO, é tipo formatar, volta às configurações de fábrica dele (volta tudo do 0). Durante todo o processo foi super tranquilo não deu nenhum problema. Ai a certa altura aconteceu de novo, travou do nada. Eu tentei ver o tal do Log de Eventos do Windows, mas eu não entendo nada daquilo, então não me ajudou em nada. Então eu larguei de mão.

Como falei eu limpei o PC com ar e limpei as memórias e os contatos. Limpei as estradas SATA tanto na MB quanto nos drives. Fiz uma bela limpeza geral somente com jato de ar.

O que eu não fiz foi: não fiz teste de memória, não usei HD Tune e similar porque eu uso SSD. Não formatei a máquina, nem com outro SO (somente fiz restauração do sistema achando que poderia ser algum arquivo corrompido) Não removi a VGA para limpar, não fiz Clear CMOS.

Me passou pela cabeça que poderia ser a placa de rede Wi-FI, mas eu já usei ela sem problemas, então descartei essa possibilidade. Estou pensando em formatar o SSD e colocar Win 7 Pro. Não sei se pode resolver, quer ver algumas respostas antes de fazer isso.

Não sei se o teclado pode ter algo a ver com isso. Mas começou com ele.

 

Outro problema que ocorre de vez em quando é o seguinte: às vezes quando o SO termina de carregar, a tela fica preta, não desligada, simplesmente não mostra img, o sistema funciona, mas não mostra nada (tenho certeza que é algo relacionado à VGA, mas não sei o que pode ser), aí tenho q reiniciar o pc para normalizar. Ocorre algo semelhante quando a tela desliga para descansar ou mesmo desliga o monitor para economizar energia, no momento que vai ligar o monitor ele nao mostra imagem mas tudo continua funcionando (dá pra saber pelos sons e etc), mas a img simplesmente não volta, aí tem que reiniciar o pc de novo pra voltar a img (esse problema ja ocorre há muuuito tempo, mas não dava mais há alguns meses, voltou a acontecer há umas 3 semanas).

 

Eu garanto que não há problema de aquecimento, pois meu sistema de refrigeração é bem eficaz.

 

Assistência técnica aqui é complicado, é mais fácil resolver sozinho.

Não sei se tem algo a ver com fonte, mas espero que não, na verdade espero que não seja nada relacionado a peças, pois não tenho condições de troca absolutamente nada!

 

Eu quase peguei um martelo pra esmigalhar o meu PC, é realmente revoltante esses problemas, mas o que me deixa mais fulo é não saber o que está causando eles.

 

Imploro, por favor, alguém me ajude, deixarei até meus contatos caso fique mais fácil: Skype - ronaldobw / Facebook: Ronaldo Bruno Wendling / email: [email protected]<script cf-hash='f9e31' type="text/javascript"> /* */</script> e @gmail.com

Eu aceito qualquer ajuda, espero ter sido bem claro e qualquer informação que necessite eu colocarei aqui como resposta, ou se preferir por contato pessoal.

Agradeço a atenção de todos!

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Normalmente eu desconfiaria primeiro de aquecimento... baixe o piriform speecy e veja como a leitura de temperatura dele aparece, veja também o que ele marca nas peças (abra cada tela e veja se algo não esta sendo marcado como ok). Poste os resultados.

Cara troquei as memórias como me orientaram, coloquei 2x4GB HyperX Savage Red 1600MHz. Até ai beleza, tava usando o pc de boa, de repente trava de novo. Do mesmo jeito de antes. To super frustrado cara. Eu baixei esse programa ai, vou postar o link do relatório:

http://www.cjoint.com/c/EGldewmc5eY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi nada parecendo muito errado, uma ideia para tirar a duvida quanto a temperatura, seria deixar o programa rodando, em primeiro plano e em segundo deixar rodando algo que costuma causar o travamento e ver se a temperatura sobe muito... se não subir, ai eu vou ser sincero, fica difícil, teste um programa de benchmark e veja se trava em algum momento, anote qual teste causou o travamento, talvez nos de alguma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não vi nada parecendo muito errado, uma ideia para tirar a duvida quanto a temperatura, seria deixar o programa rodando, em primeiro plano e em segundo deixar rodando algo que costuma causar o travamento e ver se a temperatura sobe muito... se não subir, ai eu vou ser sincero, fica difícil, teste um programa de benchmark e veja se trava em algum momento, anote qual teste causou o travamento, talvez nos de alguma ideia.

Cara, eu fiquei monitorando o pc, inclusive enquanto eu jogo, e não deu problema nenhum com aquecimento. Eu estou considerando ser problema na fonte, ou no processador, ou na placa-mãe.

O processador estou querendo trocar faz um tempo, se der tudo certo em outubro eu já troco ele.

Eu não gostaria que fosse a placa mãe, tomara mesmo que não seja. Se for a fonte não me surpreenderia, mas mesmo assim não gostaria que fosse.

Enfim, eu agradeço toda sua ajuda.

Outra coisa que esqueci de mencionar. 

O computador não tem momento pra travar, sabe, ele simplesmente trava a hora que quer.

Tem dias q eu uso horas e horas e não dá absolutamente nada. Tem dias que trava várias vezes. Tem vezes que trava fazendo atividades básicas, como navegando na internet. às vezes jogando.

Já havia formatado ele, já havia feito uma limpeza minuciosa de Malware e vírus.

Meu processador - Phenom II x4 960t - é um x6 com defeito que foi lançado no mercado como x4 com 2 núcleo bloqueados. Eu já consegui liberar os núcleos dele antigamente e usei normalmente, só que não continuei porque o consumo dele ia pras alturas, mais do que a minha antiga placa-mãe suportava. Com essa paca-mãe eu já consegui liberar os núcleos e usar normalmente também, mas optei por deixar eles bloqueados e subir o clock dele (ele é black edition, subi somente 0.2 ghz) mas como apresentava travamentos e não fazia diferença nos jogos (pelo que notei) optei por deixar no clock de fabrica.

Mas agora não consigo mais liberar os núcleos, quando vou fazer isso (pela bios logicamente) e reinicio o pc pra aplicar a alteração ele não volta a ligar, na vdd liga, mas não "beepa" nem reage, só os coolers ficam girando e etc, então tenho q tirar a bateria da bios pra resetar as configurações dela e poder voltar a funcionar normalmente. Sem contar q jogando BF4 tem momentos, em alguns mapas, mas nada certo mesmo, que começa a dar uma queda de fps por alguns segundos, aí normaliza mais alguns segundos, e volta a dar queda de fps (nao me impressiona se for o jogo com problema, mas já ate baixei ele de novo) e fica nessa ***** ai de lerdo-normal-lerdo-normal. e quando digo queda de fps é tipo uns 85% a 90% de queda sabe, sem condições de jogar e nesses momentos tava vendo temperatura e uso de cpu memoria e gpu e nada fora do normal, nada alterado. E essas quedas aí começam de repente, to jogando de boa no mapa, aí de repente começa isso. e não para, mais. aí tenho q sair do jogo pra não passar mais raiva. Isso tudo me faz pensar que pode ser o processador q ta nas ultimas, mas como não entendo muito, não posso afirmar, e como já disse, aqui na minha cidade nao tem assistência técnica competente pra isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...