Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC + HC-05


Posts recomendados

Bom dia Galera do CDH, seguinte.... comprei um modulo bluetooth e estou a implementar um aplicativo para comunicar com o pic através desse modulo.....

 

...Mas ocorre que esse modulo hc-05 tem sua logica nos pinos TX/RX na casa dos 3,3V (acho que é igual ao arduino) e o pic tem logica 5V certo?? certeza que se alimentar o pic com 5V dará zebra no modulo né??

 

Bem dei uma pesquisada e achei essa imagem, dizendo como fazer esse "casamento" de niveis logicos, segue:

fxsevl.jpg

 

Mas a parte do divisor de tensão ok, mas não queria ter que usar esse CI só para fazer isso!!

 

Alguem tem algum dica, ja passou por isso??

 

Pensei aqui, vou usar o 16F876A, no manual fala-se na alimentação dele 

Operating Voltage Range (V) 2 to 5.5

Então ele alimenta-se de 2 a 5.5V certo? se eu usar um regulador de 3.3V para alimentar essa parte logica da placa, funcionaria?? manteria-se o nivel logico exigido pelo modulo hc-05??

 

Qual a opinião de vocês ??

 

Att.

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu (eu) aplicaria os 3v3 na entrada dos 5v mesmo. Em caso de insucesso tentaria um arranjo de resistores que façam 0=0.7V e 1=4V bem próximo dos níveis ttl

Valores baixos pra alta velocidade

Quanto a alimentar o módulo com 5, datasheet...

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá,você @Isadora Ferraz sugere que eu use um regulador de 3.3 na aliemntação ok...

 

mas não entendi essa parte 

"Valores baixos pra alta velocidade

Quanto a alimentar o módulo com 5, datasheet..."

 

o modulo eu também posso alimentar com os 3.3V no manual fala de 3.3 a 6V  !!???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Não precisa de  nenhum CI a mais, nada disso.... Use um regulador de 3.3 Volts para alimentar o seu módulo bluetooth.

 

Eu manteria o Pic com 5 Volts, e usaria o truque de diodos de sinal tipo 1n4148 e resistores....

 

Use apenas um diodo e um resistor....., de maneira que quando tenha de ir para nivel zero o diodo conduza, e quando não seja nivez zero, o diodo fica cortado, e nesse caso o resistor ligado à alimentação ( seja de 3,3 ou de 5 Volts, conforme o CI... ) irá levar ao nivel alto. Assim todo mundo vai ver os niveis lógicos corretos, e nada vai correr risco.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara.. num é bem isso. Me perdoe pois presuponho algum nível de dedução técnica por parte de membros 'plenos'. Seria algo como um divisor resistivo na parte 5V onde o nível 0 da parte 3V iria provocar 0.7 na de 5 e o nível 1 da 3.3v iria provocar 4V na de 5. Infelizmente estou sem papel e lápis no momento...

 

Se tens 5V pra alimentar o módulo, seus problemas acabaram. Se não tens, aplique o sinal (agora sim!) lógico com 3v3 (de amplitude) na entrada de sinal 5V (que espera um sinal lógico 5V de amplitude). A princípio deve funcionar normalmente. A não ser que a distância dos fios seja grande.

 

Com relação à velocidade (ou distância dos fios), foi uma visão fururística. Por enquanto não é importante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pode ligar o TX (do módulo) ao RX (do PIC 5V) diretamente, sem qualquer intermediário...

 

WTMnR0a.png

 

Este link possui a ligação entre o módulo e um Arduíno além de outras informações:

http://blog.filipeflop.com/wireless/tutorial-arduino-bluetooth-hc-05-mestre.html

 

Dá para tirar algumas informações sobre a construção do circuito.

 

õ/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal

 

@aphawk (meu mestre) hehe e @test man*~  o tx do modulo ao RX do pic imaginei mesmo que não precisasse de nada..

 

Mas haverá comunicação de ambos os lados.. então o circuito proposto acima funcionará?? do divisor com resistores ou com diodo?? pois TX do pic nao podes ir direto ao modulo certo?

 

Outra coisa na primeira resposta da colega @Isadora Ferraz ela diz que eu poderia usar a alimentação 3.3v no lugar da alimentação 5V... penso eu que assim o pic nao teria nivel logico 5V no maximo 3.3V ??

 

O que os outros dois colegas acham disso?? e porque ela diz em caso de insucesso?? poderia haver esse chance??

 

Fios?? o modulo ficará a 2 cm do pic, serão trilhas que farão a ligação entre eles!! 

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

Kkk poxa você me deixa constrangido... mestre é Deus !!!! Somos todos apenas pessoas bem-intencionadas !

Esse seu curcuito do diodo está certíssimo !!! voce " captou" a ideia !

O que a Isadora falou tem sentido, desde que esse seu Pic possa trabalhar com 3.3 volts ! Isso deve ser o que ela citou como "insucesso" ...

Mas, ( sempre temos um mas... ) precisa ver no datasheet qual a frequência máxima desse Pic com 3.3 Volts, com 100% de certeza é menor do que quando alimentado com 5 Volts.

Se o seu clock é no máximo 10 Mhz, vai funcionar sim !

Vejo muito isso no Arduíno, onde com 5 Volts posso trabalhar com 20 Mhz, mas com 3.3 Volts só chego até 10 Mhz....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk hehe.. você ja me salvou muitas vezes Paulo....

 

então no datasheet do pic que vou usar fala que a alimentação dele vai de 2V ate 5.5V então ele pode sim trabalhar com essa tensão..

 

quanto ao clock, vou trabalhar com 4mhz ( não preciso mais do que isso) o que você me diz?? posso ligar TX>RX e RX>TX entre modulo e pic diretamente, com alimentação em 3.3V??

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Olha, uma excelente "mania " que todos devem ter é ler o datasheet do fabricante, ANTES de comprar o Pic, mas ler a parte lá no final, sobre as características DC deles .... assim você não falaria "100% de certeza que pode alimentar com 3.3 Volts " kkkk

 

Olhe aqui :

 

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39582C.pdf

 

Vá até a página 174 , tem dois gráficos lá, figura 17-1 e figura 17-2 .

 

Se o seu pic é o PIC16F87x , a tensão mínima dele é de 4 Volts. Ou seja, não vai poder ligar diretamente, vai ter de usar dois resistores ou um diodo e um resistor . E eu tenho 99,9% de certeza que seu pic é desta família, porque a família PIC16L é bem difícil de se achar, e quando a gente pede um Pic na loja, eles sempre acham que é o 16F !

 

Já se o seu pic é o PIC16LF87x, ( seria quase um milagre isso ... kkkk ) aí sim, voce pode ligar direto e alimentar ambos com 3.3 Volts, e sim, funcionaria com um cristal de até  10 Mhz, que é o máximo que esse modelo de PIC suporta.

 

Este é mais um bom motivo para voce começar a usar os Avrs ..... o modelo comum Atmega328PA , usado nos Arduínos e bem baratinho de se comprar, funciona a partir de 1.8 Volts, e já roda a 8 Mhz .... com 3.3 Volts roda a 12 Mhz, e a partir de 4.5 Volts roda a 20 Mhz, e eu sei que com 5 Volts roda até 32 Mhz porque já fizeram testes e eu também já fiz !!!!!!

 

Ou seja , o que que voce está esperando para usar eles ???????? kkkk

 

Paulo

 

OBS : Editado para corrigir o numero da página que estava errado !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk então eu até tento rsrs ler o manual mas não entendo muito.. hehe.. geralmente uso pra saber o tanto de memoria que tem ou o que é cada pino ..essas coisas..

 

sobre a pagina 127 não achei grafico nela(desse link que voce postou)...

jh6fra.png

 

eu me orientei na pagina 1 onde fala "larga faixa de tensão de alimentação 2 to 5.5V

veja: fd91eu.png

 

isso para o pic 16f876A

 

hehe, sobre migrar para os AVRs.. eu quero muito Paulo.. mas tenho receio de ter que mudar de compilador, pois agora estou entendendo muito bem o CCS.. e ter que mudar me causa calafrios.. hehe.. ja me perguntei "poxa todo mundo usando arduino e eu nos pic´s ainda hehe"  sei lá... cabeça dura a minha!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

 

Eu ví que a pagina estava errada, já consertei o post, a página correta é a 174 !!!!

 

Agora, realmente a culpa não é 100% sua... a Microchip é culpada disso também, porque ela nunca fala que existem DOIS MODELOS DIFERENTES , um para tensões baixas, e um para tensões "normais" ....

 

E deixa de ter medo de compilador.... pode usar o Bascom e ser feliz na mesma hora !!!! 

 

Ou pode usar o GCC ou o  C++ pros Avrs, são grátis, mas eu não vejo nenhuma necessidade disso com o Bascom.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada a completar!!!!

Amigão me desculpe mas não entendi o que você quis dizer no seu primeiro post!! qualquer AVR??estou usando pic na aplicação!!

@rodrigocirilo,

 

Eu ví que a pagina estava errada, já consertei o post, a página correta é a 174 !!!!

 

Paulo

Ah.. no momento que postei eu vi que você editou.. mas beleza.. só achei estranho o que o datasheet fala na primeira pagina.... talvez estava abrangendo a familia 16FL87X ali no power range...

 

mas ok, vou usar o esquema do diodo, que o colega postou mais acima.... e do modulo HC-05 pode ser ligado direto certo? o pic vai entender mesmo o  modulo trabalhando na faixa de 3.3V.... do pic para o modulo uso o esqueminha ali do resistor e diodo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

Leia os posts do Testman e a minha resposta. voce vai precisar fazer esse truque em apenas um dos pinos, para proteger o Bluetooth, use isso entre o pino Tx do Pic e o RX do Bluetooth.

Ah, e vai ter de usar algum tipo de regulador de tensão para obter os 3.3 Volts e alimentar o módulo.

Pode ser tanto o diodo mais resistor ou o divisor com dois resistores.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo O módulo não possui o regulador 3,3? Estava dando uma olhada nele aqui, olha só...

 

YBdZvOj.png

 

Vê o componente dentro do círculo amarelo (662k)? Dei uma pesquisada e ele parece ser um regulador de tensão 3,3V

 

OGK57fW.png

 

Link do datasheet:

http://www.mikrocontroller.net/attachment/193855/LM6206N3.pdf

 

Se o seu módulo for igual ao da imagem acho que ele pode ser alimentado com 5V. Apenas acho :3: UAHuHAuHuahUAHA!!!!!!

 

Edit: Se for só o HC05 sem a placa adaptadora (imagem abaixo) daí são os 3,3V mesmo  :D

 

vU4weRg.jpg

 

Obrigado pela confirmação do circuito @aphawk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@test man*~ o modulo pode se alimentado de 3.6V a 6V conforme foto abaixo tirada do meu modulo:

29mvdld.jpg

 

 

e a imagem da parte de cima dele, este é o modulo mais atual, que vem com um micro-switch para por o modulo em modo de prog.

2n2esy.jpg

 

a grande questão aqui é igualar os niveis de sinais entre TX (pic) RX(modulo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas acho que achei a solução:

 

2mewny0.jpg

Editando:

 

vejam esse video, o cara usa um hc-05 com um 16F877A ( mesmo familia do 16F876A) porém os pinos rx/tx ente modulo e pic estão ligados direto!!

vá par 9:40 direto parte que mostra as conexões!! e funcionou!!  

 

o que me dizem??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo @rodrigocirilo isto é tão óbvio que quase me constrange comentar... cogite alimentar os 2 com a mesma tensão. Me lembro vagamente que você disse que o módulo (não conheço) suporta 3.3 a 6V pois o manual falava...

E me lembro vagamente também de te dizer pra ligar direto. Acho que não fui direto direito...

abç & boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo,

Poxa, agora que você fala que seu módulo aceita de 3.3 até 6 Volts ????? Kkkkk

Pode alimentar tudo com 5V , liga direto e parte pro abraço !!!

@test man*~,

Opa meu amigo, eu que agradeço a sua ajuda no tópico !

@_xyko_,

Agora entendí aquele seu post heheheh !

Juro que eu tava quase te perguntando que tipo de cigarro você tinha fumado kkkkkkk !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...