Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferrugem que da trabalho...


Posts recomendados

Olá pessoal! Estou aqui para pedir a sugestão e ideias de vocês.

Em 2011 comprei um gabinete Cooler Master CM690 Nvidia Edition. Não tenho nada a reclamar dele, porém, creio que a maresia de onde moro fez o favor de me dar esse trabalho todo.

Algumas partes internas e muitas partes externas do gabinete simplesmente enferrujaram. Próximo aos slots PCI, perto das baias de DVDs e HDs, próximo a fonte, na tampa superior.. bom, em quase todos os lugares.

Desde que comprei o gabinete, nunca gostei do seu interior "branco cor de burro quando foge" e sempre pensei em pintar de preto ou algo do tipo, mas a paciência e tempo para tal nunca chegou.

Agora a situação ta feia, a tinta interior dele quase não existe mais, a unica parte que se salvou (e que continue assim) foi a chapa atrás da placa-mãe. Então assim, to pensando seriamente em lixar, e pintar o gabinete, primeiro para me livrar dessa ferrugem maldita, segundo, pra dar um visual melhor a ele. Só tem um porém: Nunca fiz nada desse tipo. Pode até parecer besteira, mas não sei nem por onde começar. Sei que vou ter que tirar toda a ferrugem e limpar o gabinete, até ai beleza, já fiz isso antes, mas.. e depois?

Bom, queria saber como proceder para pintar, que tintas usar (alguma tinta preta que tenha o mesmo efeito da tampa lateral dele, porém sem sujar tanto), como fazer para a ferrugem não voltar mais.. bom, preciso de uma ajudinha pessoal.

Obrigado a quem puder dar um help, porque a situação ta feia.. tão breve eu possa, posto umas fotos aqui de algumas partes do gabinete.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vinícius, meu primeiro PC foi comprado no Carrefour e era aqueles gabinetes padrão preto sabe? porém ele ficou enferrujado por fora. Começou pelas quinas e depois se espalhou, e por dentro também ficou, ele era cromado por dentro, mas ficou cheio de pontos enferrujados. Teve um tempo que trabalhei fazendo bico em uma funilaria (só lixava mesmo), e tive a ideia de pedir pro meu patrão pintar ele. Dai levei la, lixei ele todo, e esperei um dia que ele tivesse que pintar um carro preto, e deu certo. Porém ficou muito liso pra um PC. Se você for pintar com tinta de carro (que é recomendável pra gabinetes) lembre de deixar ela bem fosca por fora, porque os riscos aparecem de longe. Mas fica muito bonito nos primeiros dias sem estar riscado. Pena que qualquer coisinha risca. Até hoje tenho essa gabinete (Desde 2006) e a tinta ainda está la hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contra ferrugem não tem nada melhor que o anticorrosivo WD40.

 

Tenho um fogão aqui que começou a dar ferrugem na mesa dele onde ficam os espalhadores ou bicos e para frear a corrosão apliquei esse spray.

 

Se você tivesse aplicado esse produto quando comprou seu PC a ferrugem não teria nem começado.

 

Foi isso que fiz com um guarda-chuva chinês. Quando novo eu já sabia que ele iria enferrujar rápido. Então apliquei esse spray e há anos tenho ele como se fosse novo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas se eu for caçar uma funilaria aqui por perto pra fazer isso.. vão me cobrar os olhos da cara.. creio que valha mais a pena pintar em casa. O pessoal fala que tem umas tintas spray muito boas pra isso.. só tem que não faço ideia de quais são.. Não quero por algo que possa futuramente me dar dor de cabeça com tinta descascando, ou algo do tipo.

Henrique, quem dera se eu soubesse que esse CM 690 ia enferrujar desse jeito.. teria feito algo no primeiro dia que comprei nem que fosse "envelopar" o gabinete todinho, que nem aquele povo que faz custom em carros faz... pelo menos era alguma segurança kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo.. antes de pintar, é meio óbvio.. devo tirar a ferrugem.. Como fazer isso? Dizem que coca-cola é boa pra retirar a ferrugem.. mas slá.. tenho medo de ferrar o gabinete. Lixar nem tem muita condição, quem tentar vai ficar sem braço e sem lixa e a ferrugem vai ganhar novamente.. Tem produto pra remover ferrugem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coca-cola é do mal hehe.. tem muitas 'receitas caseiras', porém como o ferrugem é leve (por ser um gabinete deve ser leve), de começo bombril com detergente e depois pra completar, usar um removedor químico ou algo do tipo. Thinner por exemplo (foi o que usei), o bixo é brabo e tira TUDO. Só lembre de proteger as mãos, por que o negócio é brabo, come tudo. Use uma mascara também por causa do cheiro que é FORTE.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm.. boa ideia... nem tinha pensado no Thinner, com quase toda certeza vai retirar a ferrugem. Sei lá, tenho uma "paixão" por esse gabinete hehe. Uma dúvida, fucei aqui na internet (essa maldita) e achei umas tintas spray da colorgin, sabe se são boas ou não valem nada? Pretendo por um preto só no gabinete, algo parecido com as tampas, um preto que não é fosco mas também não é black piano. Acho que deve saber +/- como é. O spray daria esse resultado ou não? Tem que passar algo depois?

Valeu ai pela dica do thinner!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thinner é o terror haha. Cara, já não sei dizer sobre esse spray. Dei uma pesquisada aqui no google, e teve gente falando que já usou esse spray. Porém recomendaram que, antes de pintar, se não aplicar um produto antes, ele 'pode' começar descascar. Não sei dizer sobre spray, mas faz sentido esse negócio de ter que aplicar algo antes da pintura pra ela não descascar. Acho que numa casa de tinta na hora da compra, eles podem ter algumas dicas/orientações. Depois se você pintar mesmo, posta ai pra gente o resultado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Vinicius H.B. eu sempre segui a dica para tirar ferrujem de veículos.. lixa 200, 400 e 1200... procure dicas para carro... mas lembre-se que ferrujem mal tirada volta depois....

 

quanto ao wd40 e outros, pra mim, o uso deles é anti-corrosivo... mas não 'correção ao que a corrosão pegou"... para corrigir.. é lixa mesmo... e depois, pode até passar ele...

 

se não tem verniz... podes usar esmalte de unha... uso na minha geladeira  :lol:  :lol:  :lol:  pra acabar com pontos de ferrujem devido à minha cadela que põe as patas, e bate a corrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês estão me dando boas ideias :D

@ilkyest, sua cadela é terrível hein! Pois é.. com relação ao gabinete a ferrugem deu uma "comida" legal.. tem uns pontos nele que parece que fez rally, bem marrom mesmo. Vou procurar as tintas e o primer pra vender aqui onde moro.. nem sei onde tem casa de tinta por aqui mas.. google serve pra isso kk

Pelo o que eu li, o melhor é fazer algo do tipo Tirar toda a ferrugem (deve dar um trabaaalho), limpar o gabinete todo, pintar com o primer, pintar com a tinta que quer e depois passar um verniz, nada muito complicado de fazer, parece que tem verniz em spray, então fica tudo num "trabalho só"... com relação a tampar as coisas, vou pintar tudo pra valer, até as grades do gabinete.. por incrível que pareça, até nelas a ferrugem pegou, mas parece que pra retirar é só "desentortar" uns bracinhos que prendem ela no plástico, então não vou nem ter que tirar o plástico em si, vai facilitar bastante.

Vou caçar as tintas pra fazer o serviço aqui por onde eu moro e dps que eu terminar o serviço (se tudo correr bem) posto as imagens aqui!

Obg pessoal.. vocês são d+

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não sei se ajuda em caso de gabinetes, mas tem uns produtos que você usa para tirar ferrugem de metal. O mais conhecido é o ferrox. Mas tem um que eu usei uma vez que faz um tratamento químico da ferrugem e transforma a gororoba em fundo para a pintura (desculpem a leiguice dos termos....), você pode pintar em cima direto (lixando, claro, pra homogeneizar). Não lembro o nome, mas é coisa fácil de achar (eu comprei na leroy) e hoje deve ter até mais opções....

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...