Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando com os Microcontroladores (Ajuda para escolher um modelo)


Posts recomendados

Olá, pessoal!
Eu sou estudante de engenharia de computação e comecei a estudar sobre microcontroladores por conta mesmo.

Soube que só iria aprender sobre o assunto no final do curso e não aguentei esperar.

A verdade é que eu busco algum modelo de microcontrolador para começar a desenvolver alguns projetos.

Andei lendo sobre as diversas famílias do Pic e Atmega. Ouvi sobre Attiny também.
Estou muito em dúvida sobre qual escolher. Só consigo programar o Arduíno mesmo...

Mas quero reduzir o tamanho dos meus circuitos, deixar mais portátil sabe...

 

Bom, as minhas exigências são:

*Quero poder programar em uma linguagem fácil... nada de Assembly, acho que C seria uma boa.

*Preciso que tenha um preço acessível, pretendo comprar vários e não seria legal gastar muito com isso.

*A memória não precisa ser grande, acho que com 8Kb já daria para realizar muitas coisas.

*A quantidade de portas analógicas ou digitais precisa ser usável... Gostaria por exemplo de poder

colocar uns 8 componentes ao menos sob o comando do microcontrolador.

*Que a gravação do código fosse fácil, vi que alguns podem ser gravados através do próprio Arduíno

utilizando SPI... ou algo assim
*Se existisse uma IDE para a programação que aceitasse esse tipo de microcontrolador também seria muito bom.

 

Se alguém puder me dar dicas sobre qual escolher...
Sobre quais são utilizados no mercado atualmente...

Bom, agradeço desde já! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Andei lendo sobre as diversas famílias do Pic e Atmega. Ouvi sobre Attiny também.

Estou muito em dúvida sobre qual escolher. Só consigo programar o Arduíno mesmo...

Você já iniciou, e bem, com microcontroladores. O arduino nada mais é que uma placa com um microcontrolador da família AVR da atmel. Trata-se do ATmega328, no caso do UNO, ou ATmega2560, no caso do MEGA.