Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Magnavox-PHILLIPS 20MT213178


Ir à solução Resolvido por Jayme Mendonça De Abreu,

Posts recomendados

Prezados, sou um aprendiz de eletrônica. O problema da TV magnavox 20 chassi Phillips 20mt 2131/78: após 15 minutos, aparece uma mensagem na tela, se desligara em um minuto. Tipo entra em proteção. Pensei que fosse do programa do c. Remoto, mas aho que não é.. Testei os capacitores principais com capacímetro, parecer duvidoso, retirei o de 47uf para testar apresentou normal, no circuito fiquei em duvidas com mais de 70uf e depois que recoloquei, ficou igual quando medi fora da placa. Em funcionamento dos 15 minutos não notei aquecimento dos mesmos.  Não encontrei o esquema dessa TV obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Com certeza é a programação dela que esta ativa!, ela esta programada para desligar em 15 minutos.

No controle remoto tem uma tecla com o nome de "TIMER" (temporizador), pressione essa tecla até aparecer na tela "00" (Zero Zero), Automaticamente o TIMER estará desligado...

Tem várias opções! Não me lembro delas agora... mas deixe-a sempre em 00!...


PS: Em alguns controles (Não Philips), a tecla é identificada como SLEEP ("Dormir")..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite!! fui na minha garagem e fiz o procedimento. O controle remoto é da Phillps esta funcionando os basicos comandos, mantive o timer pressionado e nao apareceu o 0:0. e o sleep desligado.  Passou os 15 minutos e se desligou. Amanha vou tentar novamente, e terei que fazer um Ground school de controle remoto. Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eventualmente compro um controle remoto de qualquer aparelho que se diz ser compatível  e comigo nunca funcionou. Uma vez fui ao um técnico de tv na minha cidade e observei que ele  utilizava um controle remoto universal para todas as TVs. Nao é de se admirar porque ele nao me respondeu de como ele fez? Como poderia resolver essa questão? O controle remoto que eu tenho dessa TV nao desabilita o TIMER de 15min. Programei  com 240 minutos e continuou se desligando apos 15min.  Puxa!!  perdi horas como algo que parecia estão simples!! Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pelo manual dela, o controle tem a tecla Sleep, verifique tecla 12 do controle:

post-442138-0-80786900-1434237337_thumb.

Mas não se contrarie caso isso não resolva!, ela pode estar com algum dado corrompido na memória!

Esse TV tem um recurso que desliga o TV quando o canal sai do ar, ou se não estiver exibindo uma imagem pelo AV!

 

Você esta colocando uma antena nela né? Tem canal sintonizado sem chuviscos? Ou você esta testando ela por um DVD?

Se você esta deixando ela com a tela chuviscada ou tela Azul (sem sinal de antena), mesmo que o TIME e o SLEEP estejam desligados, ele vai desligar por falta de sinal na antena!...

Verifique isso ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado, acho que eu não estou com muita sorte. Hihihi  Sobre a antena..... quando perguntou, descobri que minha antena também  pifou. Quando  eu retornei  a minha tv matriz e constatei que tambem esta fora do ar!! Eu quase não assisto TV, . Hhhihi há meu deus!!!  Moro numa zona rural de Nova Friburgo e as TVs daqui são de antenas parabólicas, maioria  digitais e a minha ainda é analógica, descobri que a está um lixo!! Acho que vou botar uma bacia da minha sogra no lugar!! Levarei um tempo para resolver e retornarei ao ar em breve!! Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hehehehe!!!!...  (Rachei de rir aqui!!!)...

 

Mas Fique tranquilo Jayme!, então seu TV não tem problemas!, não encontrei nenhuma informação de como desabilitar esse recurso de desligamento automático quando não tem canal sintonizado (sem chuviscos).

Não se precipite! quando conseguir testa-la em uma parabólica analógica ou sinal aberto, nos dê um retorno.

 

Talvez algum colega aqui, tenha um "macete" para desabilitar esse recuro!...

Vamos aguardar isso também...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Hehehehe!!!!...  (Rachei de rir aqui!!!)...

 

Mas Fique tranquilo Jayme!, então seu TV não tem problemas!, não encontrei nenhuma informação de como desabilitar esse recurso de desligamento automático quando não tem canal sintonizado (sem chuviscos).

Não se precipite! quando conseguir testa-la em uma parabólica analógica ou sinal aberto, nos dê um retorno.

 

Talvez algum colega aqui, tenha um "macete" para desabilitar esse recuro!...

Vamos aguardar isso também...

Abraços...

 

 

Ola Amigo Instrutor!!!  Voltei a TV Magnavox 20 chassi Phillips 20mt 2131/78: Como paramos, que era a antena. mas, e se desligava apos um tempo. Eu descobri que tinha um capacitor de 100uf, e na medida em um capacímetro pareceu estar em curto e troquei. Agora ela ficou ligada mais de uma hora e nao se desligou. Mas, surgiu  outro problema: as vezes o som da um estalo e fica mudo por um segundo. Sera que é u CI?  Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite  Bcpetronzio!!! 

 !! Acho que surgiu um novo defeito. Ontem funcionou normal, e tinha  um pequeno estalo acompanhado com ausência de som por um segundo. Hoje  liguei  a TV no escuro para ver se era do Flyback. Para minha surpresa, nada de imagem e sem  pegar nenhum canal.(sem o chiado do tradicional som do sem canal) O controle remoto funciona. Mas, um parecer que não tem nada a ver,em que, observei um transistor numero do chassi 7496 - BD135 NPN amplificador de alta fidelidade  para TV e que estava muito quente que não dava para segurar, ou melhor, estava fervendo. Eu não sei se isso é normal, mas achei estranho num corpo de plástico. Medi  a frio  com um multímetro analógico e  parecer  normal. NPN, Em X1 Com a preta na base e vermelha conduzindo para os dois  E e C a ordem dele  E,,C,B. ( Desculpe o B-a-Ba, quero me lembrar que sou sempre um aprendiz)

Pensei medir as tensões do VARICAP se estão normais, mas farei na luz do dia.

Hoje eu estreei meu multímetro ICEL analógico é muito bom!! Fiz ate uma caixinha de madeira para guarda-lo.

Estou apanhando muito!! Por mais que me desanimo, Mas eu nao irei desistir de aprender!!!

Obrigado e ate breve!!

Jayme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse transistor 7496 (BD135), é o que fornece a tensão de 8V para o TV, essa tensão alimenta uma parte do processador principal do TV, o processador de áudio, e fornece referência para o transistor 7494 fornecer os 5V para outra parte do circuito.

Para ele estar esquentando muito, tem algo com fuga na linha do coletor dele..., Saia medindo essa linha, pode ser só um capacitorzinho com fuga, ou algo mais grave, um CI com defeito...

Não esqueça de verificar (visualmente), as soldas em torno da trilha dos 8V, pode ter alguma solda escorrida curto-circuitando essa linha e oferecendo "peso" para o BD135 (Q7496).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!

Parecer que todos os esquemas abaixo são da Magnavox 20mt 2131Q78

L03.1L

14pt-3131

14pt-4131

20pt-3331

21pt-5433 parecer que  todas  sao iguais.

 

     Mas, eu nao consegui visualizar no esquema o Transistor 7496 com 7494 que é um bc337-25.

eu consegui visualizar a base do transistor 7496 ligado com emissor do 7491, parecer diferente  configuração da placa com esquema e testei, esses transistores eles estão todos bons. 

 

     Prezado... Hoje pela manha dei uma olhada com uma lupa e nada encontrei. A TV esta com a placa novinha com cheiro de novo e nada de manchas de superaquecimentos do longo do tempo. Mas, para dizer que nada achei, com a lupa observei que umas das pernas do transistor ( emissor) 7496 (BD135) tinha uma halo em volta tipo solda fria. Ressoldei  só essa perna do transistor e a TV a principio funcionou sem esquentar o 7496 BD 135.

    Mas, tem um porém: Ao colocar o soquete do alto falante no chassi, O transistor volta a esquentar e a tela fecha fica ligada sem chiado, sem nada. (Somente a programação do controle remoto) Imediatamente desliguei. Parecer estar em curto!!! Ou Ci circuito integrado NA7523N - 7902 , ou a saida de som do CI faz tudo e ambos  estão frios, preciso muito de sua ajuda. So faltou testar os capacitores com o capacímetro, a principio, eu acho que não são eles. assim mesmo, mais tarde farei os testes.

 

Em realização uma confecção de placa de um amplificador de som, tem um amigo de uma igreja evangélica que me perguntou. Depois respondo com mais detalhes.  Muito Obrigado!!

Abç!! Jayme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Bcpetronzio..

 

Hoje vim pensando o que a TV possa ter. Fui num ferro velho olhar algumas sucatas de TV.

Esse soquete do alto-falante que esta na placa é branco tanto macho e fêmea, unindo a conexão do falante.. Eu  observei que existe outro soquete igual,  preto mais a frente da placa . A diferença são as cores. Não sei porque tem três pinos para dois fios. Quando abri a Tv esse soquete estava branco com branco. Amanha irei colocar em outro soquete igual preto,  para ver o que vai dar. Pensei na possibilidade que antes foi trocado por alguém. Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Boa Noite Bcpetronzio..

 

Hoje vim pensando o que a TV possa ter. Fui num ferro velho olhar algumas sucatas de TV.

Esse soquete do alto-falante que esta na placa é branco tanto macho e fêmea, unindo a conexão do falante.. Eu  observei que existe outro soquete igual,  preto mais a frente da placa . A diferença são as cores. Não sei porque tem três pinos para dois fios. Quando abri a Tv esse soquete estava branco com branco. Amanha irei colocar em outro soquete igual preto,  para ver o que vai dar. Pensei na possibilidade que antes foi trocado por alguém. Obrigado!!

Se já tiver em mãos, troque o falante também, não preocupe com o soquete, qualquer dúvida, solde os fios do falante direto na placa... Tomando cuidado para não provocar nenhum curto entre trilhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Boa Noite!!

    Fiz os testes dos falantes... abri a minha TV para comparar os falantes e quase apanhei da minha mulher.Hihihi em X1, fiz a comparação e estava tudo dentro de 10 Ohms. Na TV Magnavox.conforme o ultima mensagem, então coloquei o falante no soquete preto e não na branca como estava antes, . Assim, a TV funcionou normalmente, cores e som perfeita!! Mas, logo minha alegria durou pouco. Por um tempo mais espaçado, continua dando estalos e ficando mudo por u segundo, o transistor NPN BD135 (Q7496) continua muito quente. Conforme mencionou, realmente deva ser o Ci circuito integrado NA7523N ou 7902 , Depois de uma confirmação do seu parecer, irei procurar a peça numa sucata num ferro.. Há!! Agora estou mexendo FUSSANDO uma TV Mistubichi TC 2099 DO MEU VIZINHO QUE ESTA PARADA HÁ MAIS DE ANOS.  Farei um novo Topico.!! Obrigado!

Jayme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Jayme, o sinal na antena esta forte?, Talvez esse estalo e na sequência "TV muda", nada mais é que o ruido provocado por uma geladeira, na rede elétrica!

Se o sinal de antena estiver fraco, é como se o TV perdesse a sintonia, o "Mute" entra automaticamente...

 

Para você ter certeza que é realmente um defeito, coloque um DVD na entrada de Áudio/Vídeo, e faça o teste novamente...

Os CIs Processadores de áudio e saída de áudio, estariam sendo testados da mesma forma, porém com um sinal mais forte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Moderador.

 

        Acho que achamos o defeito da TV Magnavox, e te passei a informação errada e me desculpe!!!!  Devido a minha burrice de não ter confirmado a total medição do transistor  7496 um JC508  NPN com suas respectivas  ordem : E-B-C,

 Eu só fiz  a medida com o multímetro analógico.

Recapitulando:

   Com a preta na base ele deverá conduzir em E e C no minimo uns 5 ohms, foi o que deu, acho que fiz correto.? sendo assim, eu Não      finalizei os testes com esse multímetro. Acreditei que estava tudo OK!!!

 

      Hoje eu fiquei pensando e peguei meu multímetro digital bonito e novinho um Chingling  DT 9205 A,  e fui  estrear quem olha assim,  parece ate um técnico em eletrônica e fui confirmar todas as medidas.

Vamos Lá se eu estou certo!!!??

Como ele e NPN e usando o Multimetro Digital, com a Vermelha na base E a preta no Coletor deu 782 Ohms.

E colocano depois a preta no Emissor deu 781, acredito que ate aqui esta tudo correto  e o Transistor esta OK!!.

 

  Massss, quando fui conferi invertendo o ponteiro  Preta na BASE, e Vermelha no Coletor tinha que funcionar como um diodo, massss  deu 854 subindo....... ( isso não deve acontecer?)

E continuando a Preta na Base e Vermelha no Emissor deu infinito!!! Isso era para acontecer em ambos E-C, como fosse  também um diodo!!!

Desculpe esse básico do básico, sou um aprendiz e gosto de confirmar o que eu aprendi. Eu quebrei a cabeça o dia inteiro!!!

Confirme!! Se tudo aqui narrado se tiver certo, Essa semana irei procurar o transistor.

 

    Conclusão Transistor em fuga... Minha esposa diz que da pra ganha uns 50 reais por mês, mas o aprendizado não tem preço!!

Obrigado!  Um Abraço!!JAyme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O seu teste esta certo, mas não pode ficar só la leitura direta, tem que fazer a leitura reversa também, e depois outra de coletor para emissor, (não pode conduzir nada), tanto na leitura reversa entre a base e as pontas como a leitura de coletor para emissor, não pode conduzir nada.

Para garantir a precisão da leitura, ela tem que ser feita com o componente fora da placa...

No esquema que tenho (passei o link), esse transistor é um BD135, se você não encontrar esse original, pode colocar um BD135, lembrando que a sequência do BD135 é: E C B (a base é na lateral dele).


PS: No esquema esse transistor esta na mesma página do "A4 Processador de Vídeo" (página 27 do esquema)

No canto direito superior dessa página. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...