Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contadores


Posts recomendados

post-474735-0-43915900-1438315933_thumb.@marceli borges,

 

Eu uso o Tiny Pic para armazenar as imagens, mas está dando pau no upload. Vou enviar a imagem em anexo.

 

Minha ideia é usar apenas dois CIS para facilitar, sendo um ULN2003A e um UDN2981A permitindo até 8 displays feitos de 7 segmentos cada um, num total de 56 segmentos de 7 leds cada.

 

Se precisar colocar mais displays, basta acrescentar mais um ULN2003A usando outros pinos sobrando do Arduíno.

 

Assim facilita o layout.

 

O valor da fonte de tensão VLED eu ainda não sei, vai depender das medidas que você irá fazer com os seus Leds. A mesma coisa ocorre com o resistor limitador, que no esquema eu coloquei 220 ohms, mas na verdade vai depender da tensão da fonte.

 

Temos de saber qual é a corrente de pico dos Leds, e por quanto tempo ele sustenta, para fazer o projeto do multiplex e obter o máximo brilho possível dos Leds.

 

Veja se entendeu perfeitamente a minha ideia no esquema.

 

Cada conjunto de segmentos, formando um unico dígito, tem todos os resistores ligados juntos em uma única saída do ULN2003A.

 

Cada segmento de um único dígito vai ligado o anodo em um único pino do UDN2981A.

 

Assim, se numerarmos cada segmento de A até H , e tivermos por exemplo um total de 8 dígitos, teremos 8 segmentos A ligados em uma saida , 8 segmentos B ligados em outra saída, e assim sucessivamente, usando todos os 8 pinos de saída do UDN2981A.

 

Simples, fácil layout, e capacidade de sobra para acender todos os 8 segmentos de um dígito ao mesmo tempo com a corrente máxima que pretendo fornecer.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo boa noite.

Tentei fazer um layout da placa para o display e quando vou passar para o ares para criar as trilhas nao consigo. se você puder exxaminar onde possa eu ter errado agradeceria sua atencao.

 


Maravilha... acabei de ver....


Como posso ajudar ver o valor maximo de pico da corrente do led, sendo que o fornecedor me enviou informaçao de 2,7v e nao sabe o tempo que ele sustenta... como posso descobrir...

31-07t.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Sobre o ARES, preciso abrir o seu projeto , à noite eu vejo ele com calma.

 

Sobre os Leds, o que podemos fazer é medir a tensão exata. O fornecedor te disse que a tensão é cerca de 2,7 Volts ( eu ainda acho que o certo é de 2,2 Volts ) , e que a corrente máxima é em torno de 27 mA . Mas existe algo chamado corrente de pico, que tem em todos os datasheets de Leds, onde diz algo tipo "corrente de pico de 65 mA por 10 mSeg e taxa de repetição de 100 mSeg. Ou seja, eu poderia calcular o tempo de multiplex para estar dentro desses limites, e o display teria 3 vezes mais luminosidade, sem danificar.

 

Esse dado não tem como a gente achar, tem mesmo de ser fornecído pelo fabricante.

 

O correto que voce pode fazer é usar uma alimentação de 12 Volts, colocar o Led em série com um resistor de ( 12 - 2,4 )/0,025 = aproximadamente 390 ohms, de potência de 1/4 de watt minimo, e quando acender voce mede a tensão sobre o Led. Assim tiramos a dúvida da tensão.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

O projeto no Proteus está errado....

 

Primeiro, tem de dar valor a todos os componentes, inclusive os conectores, resistores, etc.

 

Segundo, os 7 Leds de cada segmento serao ligados EM SÉRIE, e no seu desenho eles estão em paralelo !

 

Terceiro, existem regras a serem obedecidas no lay-out. Sempre que aparecer um erro tipo DRC, é um problema de trilhas muito próximas, ou posicionamento de algum componente que fica muito perto de outro.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo bom dia....

Instalei o proteus 8.2 e agora pude ver seu projeto, tomei a liberdade e modifiquei ele para que somente no primeiro display de cada jogador usaremos o ponto. O ponto mudei de localização para visualizar quem esta sacando, ou seja, comandando o game. Esses pontos irão mudar alternadamente quando terminar o game jogado. Isso é para a programação... só salientando sobre a mudança que fiz. Segue anexo o arquivo para você ver se esta conforme deseja. Também envio o display dos demais games, mas sem o ponto ok. Se você der o aval, começo a preparar as placas para a construção. Sei que tudo tem um limite, mas por favor, tenha paciência comigo..... estou me esforçando para que possa aprender a cada dia. Estou estudando os tutoriais que me indicou. fiz a maioria dos exercícios e acho que estou com um pouco mais de entendimento sobre o Arduino.

Os materiais já chegaram. Deixei somente os leds vermelho ou azul para escolher pois comprei um lote do vermelho e vou fazer um teste para aprova-lo ou descarta-lo.... Somente esta escolha esta pendente.

Agradeço sua atenção.

MarceloDisplay.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

A princípio, está tudo certo. Só gostaria de dar um palpite : coloque pelo menos dois displays juntos em uma mesma PCB, para aproveitar melhor o espaço, e também seria bom mudar as trilhas um pouco, tem muito espaço para passar as trilhas e em alguns pontos passam todas muito próximas.

Mas não deve ser nenhum problema isso.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo boa tarde, fiz um projeto dos displays para você verificar se esta certo, segui as recomendações que sugeriu e se estiver em conformidade, passo adiante confeccionando as placas, ja pedi no tamanho de

3 unidades de 20x40 - set

2 unidades de 20x30 - dezenas

ok.

Caso tenha mais erros, reporte para eu corrigir ou você pode fazer esse favor...

agradecido

DISPLAYS.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Paulo boa tarde.... acabaram de chegar as placas de fenolite, tive que optar pelo tamanho de 20x20 para cada display, visto que para colocar dois displays teria que ter uma placa de 20x40 e no display das dezenas foram de 20x30.  o menino que vai confecciona-la achou melhor separar devido ao tamanho... mas segue a mesma trilha do projeto....

Qual o próximo passo que podemos fazer....

Hoje vou fazer o teste de consumo dos leds, verdes e vermelhos que recebi, conforme sua instrução. Ontem comecei a por no papel um esboço das regras para facilitar na hora de programar ok... assim que colocar tudo que desejamos, envio para você.

Estou aguardarno suas ordens.

Um abraço.

Dr. Marcelo Borges

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Opa, legal, está progredindo !!!!!

 

Primeira coisa : medir a tensão de condução de um Led.

 

Segunda coisa : pensar no programa !  Quantos serão os dígitos, como serão agrupados, e realmente colocar todas as regras que o programa terá de seguir sobre pontuação no papel....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Paulo boa noite, desculpe a ausência pois tive 3 semanas atoladas de plantão e agora estou bem tranquilo para prosseguir com o projeto.

Hoje o rapaz das PCB respondeu que esta entregando as peças neste final de semana. Amanha vou começar a medir as tensões dos leds que tenho e em seguida informo a você juntamente com as diretrizes das regras para você verificar. Ok. Um

Abraço

Marcelo borges

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Paulo bom dia.

Desculpe a ausência, mas depois de muita decepção com terceiros, resolvi partir para o plano "b" e eu mesmo confeccionar as placas seguindo nosso diagrama inicial.

Peço desculpa pelas falhas na cor de fundo, que resolvi aplicar uma cor preta para melhor visualizar, mas esqueci que em cima disso, vai uma mascara para difundir a luz e encobir todo os displays.... iniciante pensa pequeno.....rs.

mas tirando os inconvenientes, fiz a medição de consumo dos leds e envio em anexo.

os displays serão:

três, em verde

três, em vermelho

dois, em amarelo....( dezenas )

nos dois primeiros displays de cada cor esta adicionado 5 leds amarelo para identificar o serviço do game.

 

como planejado no projeto , falta colocar o valor dos resistores para cada segmento e disponibilizei um plug de 10 vias, seguindo a seguinte pinagem para os segmentos.

1-terra

2-terra

3-terra

4-B

5-A

6-F

7-G

8-E

9-D

10-C

 

no display das dezenas segue o mesmo padão...

Atenciosamente.

Dr. Marcelo Borges

 

display.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Ok, vamos manter a corrente de 20 mA para todos os leds.

 

Analizando o pior caso, para 7 leds verdes, tensão de 3.12 volts, teremos 7 x 3.12 = 21,84 volts.

 

Agora, definindo a tensão da fonte de alimentação :  voce precisará montar uma fonte que forneça corrente para 72 barras de Leds ( claro que é o pior caso e talvez nunca aconteça, mas tenho de deixar folga.... 72 x 0,02 = 1,44A .  Definiremos como corrente máxima forneçida pelo transformador  2 Amperes.

Agora, a tensào de saída da fonte ( para os Leds claro ) : eu definiria como 26 Volts, assim teria uma margem boa sobre os resistores, e qualquer variação da tensão dos Leds em série não seria tão visível.

Portanto, voce pode fazer uma fonte simples, retificada em onda completa, e estabilizada pelo famoso circuito de 1 transistor e um diodo zener de 27v em sua base, e pronto, teremos cerca de 26,4 na saída, o que já está ótimo. Mas o zener tem uma certa variação de tensão, mas não irá afetar os cálculos.

Para que haja uma boa regulação, precisamos que a saida do transformador entregue uma tensão já retificada e filtrada em torno de 30 Volts.

 

Com isso, voce precisará montar uma fonte em cuja saída teremos 26V DC com corrente máxima de 2 A.

E essa fonte terá também uma segunda saída de tensão, de 5 Volts, para alimentar todo o resto do circuito. Para isto podemos usar um 7805 montado em um dissipador de calor.

Talvez precise de uma terceira saída, para os receptores de RF, creio que terá de ter 12 Volts, então usará um 7812 também com dissipador de calor.

 

Vamos calcular os resistores para as barras :

 

Barras de 7 leds Verdes : 7 X 3,12v = 21,84v.  Como a fonte terá 26 volts, o resistor será de ( 26 - 21,84 )/0,02 = 208 OHMS. Vamos usar o valor comercial mais próximo de 220 Ohms. Agora, calcular a potência do mesmo : ( 26-21,84) x ( 26-21,84 ) / 220 = 0,08 ou 80 miliwatts !  Usaremos um resistor de 220 ohms por 1/8 ou 1/4 de watt.

 

Barras de 7 leds Amarelos : 7 x 2,03 = 14,21 , Fazendo os mesmos cálculos, chegamos a um resistor de 620 Ohms por 1/4 de watt.

 

Barras de 7 leds Vermelhos : 7 x 1,92 = 13,44 , Fazendo de novo os mesmos calculos, chegamos a um resistor de 680 Ohms por 1/4 de watt.

 

Por ultimo a sua barra de 5 Leds amarelos : 5 x 2,03 = 10,15 volts, e chegamos a um resistor de 810 Ohms por 1/2 watt ( este esquenta mais que os outros... ) .

 

Agora, voce já tem o valor dos resistores para qualquer cor de seus displays de Leds.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Paulo, boa tarde.

Segui suas infstruções quanto a produção da fonte, nesta quarta feira vou busca-la. Já instalei os resistores conforme o calculo.

Assim, elaborei um discritivo quanto ao funcionamento geral do projeto. Inclui algum material explicativo para melhor compreenção mas mesmo assim me coloco a sua inteira disposição para ajuda-lo.

Não tenho palavras para lhe agradecer o seu carinho e atenção comigo. Muito obrigado.

Vou anexar o descritivo e aguardar mais instruções.

Atenciosamente.

Marcelo Borges


Paulo, boa tarde.

Segui suas infstruções quanto a produção da fonte, nesta quarta feira vou busca-la. Já instalei os resistores conforme o calculo.

Assim, elaborei um discritivo quanto ao funcionamento geral do projeto. Inclui algum material explicativo para melhor compreenção mas mesmo assim me coloco a sua inteira disposição para ajuda-lo.

Não tenho palavras para lhe agradecer o seu carinho e atenção comigo. Muito obrigado.

Vou anexar o descritivo e aguardar mais instruções.

Atenciosamente.

Marcelo Borges

diretrizes do placar.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Desculpe a demora, mas estes ultimos dias foram bastante corridos.

 

Olhei a sua descrição, e me pareceu relativamente simples.

 

Agora, temos de fazer o restante do hardware, que vai ser a interface entre o Arduino e a parte do display.

 

Usaremos um CI UDN2918A, dois CI's ULN2003A, e dois CI's CD4051, assim teremos as 8 saidas de source de corrente para todos os Leds, bem como as 12 saidas para acionamento de todos os 12 ( 10 são displays de 7 segmentos, mais 2 "segmentos") displays independentes. Já pode providenciar a aquisição deles também, todos em formato DIP.

 

Usaremos todo o PortD do ARDUINO UNO na parte de source, e mais 5 pinos do portC para o acionamento por multiplex.

 

Assim, no momento sobram apenas 7 pinos para usarmos, sendo que pelo seu descritivo 4 serão usados para receber os dois botões de cada sensor de RF, e temos apenas 3 sobrando para a sua chave DIP de seleção de configuração.

 

Estes mesmos 4 pinos usados pelos sensores de RF serão os mesmos que podem ter também ligados botões para acionamento manual.

 

Temos esta limitação pelo fato de voce estar usando um Arduino Uno. Se usar apenas o Atmega328P, ainda poderemos usar mais 3 sinais que hoje são exclusivos do sistema do Arduíno.

 

Veja se a minha visão das entradas e saídas necessárias até o momento está de acordo.

 

Se estiver, farei o esquema e postarei para voce ir adiantando.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo bom dia. Obrigado pela atenção. Quanto a limitação das portas, nada impede de você escolher o uso de outro arduino, visto que posso trocar o Uno, assim, teria mais liberdade de trabalho, caso não implique em dificultar seu trabalho... Estou a sua disposição, você pode desenvolver e informe o que tenho que adquirir sem problema.

Muito obrigado.

Marcelo borges

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...