Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contadores


Posts recomendados

@marceli borges,

 

Opa, que bom que voce gostou !!!! A linguagem Basic é muito simples, e vai te dar asas em seus projetos !

 

Conforme voce for ficando mais à vontade, vai bolar coisas mais avançadas com ela e os Avrs.

 

O que que voce vai fazer agora ?

 

Olha, já pode encomendar os displays, dê preferência aos displays com CATODO COMUM ( vamos usar os CI's UDN2981A como driver de corrente, e para cada display usaremos um transistor BD qqr da vida para fazer o aterramento desse catodo comum, ficará bem simples de se fazer a multiplexação ! ).

 

E também já pode comprar um Arduino Uno R3 para fazer as suas experiências ! Compre um que já venha com o cabo USB.

 

Para entender melhor a multiplexação, a qual eu usei também na apostila que voce está lendo, segue este outro artigo meu, com uma explicação muito bem detalhada sobre como trabalhar com Leds, como funciona a multiplexação, e com exemplos em Bascom para voce poder aprender mais ! :

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1069057-tudo-sobre-1-displays-leds-matrizes-leds-e-multiplex/#entry5856589

 

Vou tentar ver esse link do placar que você postou.

 

Uma ultima observação : pode colocar uma chavinha tipo DIP com 4 switchs, e conforme a posição dessas chavinhas, o programa pode ir até 5 sets em vez de 3, pode ignorar a vantagem, pode ignorar os chaveiros ( seria alguém responsável por acionar manualmente os botões, etc ... ) !!!  Fica muito mais simples mudar o software do que mudar um monte de hardware para fazer o que você quer, concorda ?

 

Um abraço !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Obrigado pela indicação de leitura, parabéns pela dedicação. Muito instrutivo. Estive tentando encomendar os display e estou barrando na quantidade mínima do pedido e também na cor dos displays. Com o tutorial que me indicou, posta a forma de produzir um segmento com leds. Teria problema? Já adquiri o arduino e encomendei os CIs. Vou começar a fazer os esperinentos do tutorial anterior para familiarizar com a nova informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Eu que agradeço, meu amigo. Pode sim fazer os segmentos com vários Leds, muita gente acaba indo para esse lado. Mas tem de escolher os Leds com cuidado, sugiro que após voce definir o tamanho físico do Led, compre alguns modelos diferentes, e de lojas diferentes também, para escolher aqueles que tem o maior brilho com a mesma corrente.

 

Existe muita coisa boa e muita coisa ruim nesse mercado, e como voce vai ter de comprar um montão deles, é melhor escolher com calma ok ?

 

Sobre usar vários Leds, nunca fiz a multiplexação usando vários Leds em série. Mas também não vejo porque que não funcionaria....

 

Afinal, muitos desses displays grandes usam vários Leds em série em cada segmento, eu percebí isso pela tensão de acendimento que eles especificam.

 

Sobre os Leds, a cor deles determinará a queda de tensão. Se voce definir usar 7 leds para cada segmento, e usar a cor vermelha, ligando os Leds em série vamos ter 7 x 1,8 = 12,6 volts no máximo, então poderemos usar uma fonte de 15 volts. Mas se escolher led de cor branca, que tem uma tensão acima de 3 Volts, vamos precisar de uma fonte com pelo menos uns 25 volts de tensão.

 

Usar os Leds em série é a maneira mais eficiente, pois perderemos pouca potência nos resistores limitadores já que  a corrente será pequena.

 

Já imaginou ... 7 leds por segmento, vezes 7 segmentos, vezes 10 displays = 490 Leds no total.... haja placa de circuito e solda kkkkk !

 

Ah, não esqueça de incluir alguns Leds como ponto decimal, para podermos indicar a vantagem, acendendo esse ponto no dígito correspondente. Creio que uns 3 leds juntos fazem uma boa indicação.

 

Boa diversão !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo boa noite. Já fiz o pedido do material e estou aguardando a chegada, fiz a escolha para os segmentos de 5 polegadas. Copiei os dados da empresa que vi no ebay. Os leds pedi poucos de 5mm e outros de 10mm para ver a luminosidade deles. Enquanto não chegam você pode indicar algo para leitura ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulo boa noite. Já fiz o pedido do material e estou aguardando a chegada, fiz a escolha para os segmentos de 5 polegadas. Copiei os dados da empresa que vi no ebay. Os leds pedi poucos de 5mm e outros de 10mm para ver a luminosidade deles. Enquanto não chegam você pode indicar algo para leitura ?

Só comentário:

Gostei dos argumentos do Paulo, nada mentirosos e você vai longe!

Obs:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Me passe o link dos displays , e qual tipo você comprou, se é Anodo Comum ou Catodo Comum.

 

Nossa .... já leu todo o tutorial ?????  Caramba !!!!! 

 

Estou brincando. Mas acho que voce pode mesmo dar uma lida até o final, para saber mais sobre os comandos do Bascom, e ter uma ideia de tudo que pode ser feito com o Bascom e os Avrs.

 

E é muito importante entender um pouco do PROTEUS ( ISIS ) , para aprender a simular , ajuda muito a não perder tempo na montagem real.

 

Mas nada te impede de ler mais coisas, além do que está no tutorial.

 

Olha, para voce ter uma ideia do que voce pode montar :

 

 

Analisador de Espectro de áudio com 10 bandas, super barato !

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/page-2#entry5672339

 

 

 

Rádio FM com controle de volume e tonalidade digital

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/page-3#entry5715586

 

 

Exemplo de como usar um Arduíno Uno no Bascom

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/page-3#entry5753050

 

 

Exemplo de utilizaçào de controle remoto IR

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/page-5#entry5788458

 

 

Como integrar o Bascom ao Arduíno

 

http://wiki.mcselec.com/Getting_started_with_Arduino_UNO

 

 

Luz noturna automática usando o próprio Led como sensor !

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/page-6#entry5862729

 

 

Rádio transceptor VHF/UHF

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/page-10#entry6166322

 

 

Enfim, creio que se o céu não for o limite, está muito próximo dele !

 

 

@_xyko_,

 

Você também sabe que não precisamos de muitos argumentos para mostrar as vantagens dessa plataforma, não é ???? Basta apenas falar a verdade !

 

E, afinal, foi você que insistiu que eu a utilizasse, em 2008 ou 2009 .... E eu te agradeço muito por isto !

 

Agora, tem de lidar com o monstro que voce criou, meu amigo !!!!

 

Mas, falando sério, eu sou da opinião que para quem quer aprender como usar um microcontrolador, este é o caminho : Bascom e Atmega328. Basta querer ler um pouquinho, olhar um programinha simples, e logo todos percebem que não é nenhum bicho apavorante, é um gatinho ! Afinal, o nome da linguagem é BASIC justamente por ser muito fácil de aprender !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_,

 

20 linhas de programa ? Não dá, pois temos de implementar dois receptores de RF e também implementar o multiplex dos displays, e tratar alguns modos "especiais", como por exemplo considerar ou não a regra das vantagem no set. Mas a lógica continuará bem simples.

 

Mas o que é o mais legal disso tudo é que fica muito fácil todo o projeto, como voce mesmo disse ! Poderia ser feito até num Atmega8 tranquilamente, mas hoje custa mais caro comprar ele do que o Atmega328 ...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo desculpe a ausência, mas como os displays de 5 polegadas que encontrei no ebay fica difícil pela quantidade mínimo, passei para a segunda opção em confeccionar em leds de 5 mm alto brilho. Como você me instruiu, pedi diversos leds nas cores vermelho - verde - amarelo. Sendo o verde e o vermelho para os sets e achei melhor colocar em amarelo os pontos 0-15-30-40. O que acha?. Assim pedi informação para o vendedor sobre os dados e ele me passou os seguinte:

Tensão de operação: 3V(min) e 3.4V(max)

Corrente: 20-25 mA.

O que você acha? Posso comprar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Opa, sem problemas quanto à ausência. Mas sobre os Leds, eu sugiro voce primeiro ver um de cada um antes de comprar. Existem Leds de baixo brilho ( e baixo custo ) e de alto brilho. O ideal para voce seriam Leds de alto brilho. Porisso que eu sou adepto de São Tomé ... só acredito vendo !!!

 

O vendedeor errou no que te passou. As tensões vão de 1.7V até 3.6 Volts, dependendo da cor do Led. 

 

Para poder te ajudar mais, pede o modelo exato de cada um desses Leds, para eu achar a documentação deles e ver o brilho de cada um, ok ?

 

Isso é o que é necessário para voce ter uma melhor visão dos seus segmentos, principalmente em dias claros.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo bom dia. Pedi as informações sobre os leds e recebi a seguinte resposta:

as três cores:

corrente 27mA

tensão aplicada 3,3V

resistor de proteção 47r

1% tolerância

 

 

A luminosidade é semelhante ao semáfaro...

o planejamento seria usar 7 unidades por segmento para um elemento de 5 polegadas,

segmentos de 6,7cm. conforme diagrama anexado.

estou aguardando a chegada do gravador e ja efetuei a leitura, estou revendo novamente os passos e aplicando nos exercicios.

Na teoria, parece que estou avançando.... hehehe.

 

Led.zip

diagrama 7-seg-5''.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Nossa .... nada a ver !!!!

 

Led não tem resistor de proteção, e cada Led de uma cor tem tensão muito diferente de outra cor ..... se o cara não te dar os dados corretos, compre de outro que possa fazer isso !

 

E brilho igual ao semáforo ..... essa é de matar !!!

 

Reparei que no datasheet que você mandou do Led de 5" , eles usam 14 leds por segmento, 7 conjuntos de dois Leds ligados em paralelo. Assim obtem mais brilho total com 14 Leds do que com 7 Leds. Mas nao dá para a gente fazer a mesma coisa porque teria de casar os Leds dois a dois para ficarem com o mesmo brilho.

 

Seria mais interessante voce utilizar Leds que suportem correntes maiores, tipo 40 - 60 mA , para termos mais brilho, e o tamanho do Led também é importante, procure por Leds um pouco maiores do que o tamanho normal que o pessoal usa nos Arduínos.

 

Peça o datasheet, o modelo exato, o part number do fabricante, pois saber a luminosidade é fundamental !

 

Já pensou você fazer isso tudo e o display ficar fraquinho fraquinho, sem poder ler ele em um dia de sol forte ????

 

Quanto à mecânica do segmento, está ok, a ideia geral é essa mesmo.

 

Leitura é bom, afia o cérebro kkkkk !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Olha, outra coisa : use Leds de baixo perfil, e que tenham um grande ângulo de visualização, segue um como exemplo :

 

http://www.cromatek.com.br/site/components/com_jshopping/files/demo_products/L2X51H.pdf

 

Aliás, esse fabricante tem vários tipos de Leds, e também tem displays de 4 polegadas, e está aqui no Brasil.... quem sabe voce dá uma ligada para eles e eles te indicam um distribuidor para voce comprar ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo boa tarde, o fornecedor me enviou os dados dos leds

Especificações LED Azul:
- Lente: Transparente 5mm
- Pico de comprimento de onda: 460nm a 470nm
- Intensidade luminosa: 5.000mcd a 6.000mcd
- Angulo de visão: 5º a 25º
- Tensão: 3,2v a 3,4v
- Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

Especificações LED Vermelho:
- Lente: Transparente 5mm
- Pico de comprimento de onda: 625nm a 630nm
- Intensidade luminosa: 3.500mcd a 4.000mcd
- Angulo de visão: 5º a 25º
- Tensão: 1,9v a 2,1v
- Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

Especificações LED Verde:
- Lente: Transparente 5mm
- Pico de comprimento de onda: 520nm a 525nm
- Intensidade luminosa: 12.000mcd a 15.000mcd
- Angulo de visão: 5º a 25º
- Tensão: 3,0v a 3,3v
- Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

Especificações LED Branco:
- Lente: Transparente 5mm
- Pico de comprimento de onda: N/A
- Intensidade luminosa: 15.000mcd a 17.000mcd
- Angulo de visão: 5º a 25º
- Tensão: 3,0v a 3,2v
- Corrente máxima: 20mA continuo, 50mA para pico de 10%

 

pedi uma quantidade de apenas um display do verde e do vermelho. Vou liga-los e testa-los ao sol para ver a luminosidade dos mesmos e vou fazer uma foto e enviar a você para ver se passa no teste.

Quanto a leitura, o conhecimento aumenta a cada revisão... Fiz os passos da programação que me indicou e estou revendo os passos novamente para detalhas as fazes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

Creio que não vão servir. São de luminosidade normal, não são de alto brilho, e o pior para mim é o angulo de visão, de 5 a 25 graus apenas. voce só vai conseguir ver eles acesos quando estiver práticamente olhando direto para ele na perpendicular, ou no máximo a 12,5 graus da perpendicular, que é muito pouco.

Além do que tem tensão errada que ele te passou.... Vermelho tem de ser entre 1,7 e 1,9 volts, e o verde entre 2,1 a 2,3 volts. Para o branco e o azul está dentro da faixa de tensão.

Bom, quando chegar voce faz o teste, mas lembre-se que a tua ideia é poder ver o placar práticamente de quase toda a quadra....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo boa Noite. Desculpe a demora mas estive de plantão e somente agora vou poder avançar mais no projeto. Hoje chegou outro lote de led e as tensões vieram com verde a 3,2v e vermelho a 2,2v com 20mA. Liguei um de cada e gostei da luminosidade, este final de semana vou confeccionar um modelo/teste dos displays tanto o verde e o vermelho ao sol .... Hum isso parece quase impossível, chove a 15 dias e o sol esta escondidinho por aqui, mas

Mesmo assim vou fotografar e fazer um vídeo para você. Ver o resultado ok. Nos intervalos estudei mais um pouco a multiplicação e descobri muita coisa nova. Que legal. Tenha pouco mais de paciência comigo que chegarei lá . Abraços

Marcelo borges

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges

 

 

KKKK tranquilo, eu sempre estou por aqui !

 

Por curiosidade, voce mesmo mediu essas tensões ??????  porque verde a 3,2 V prá mim é impossível..... mas em todos casos sei lá se estão inventando uma nova maneira de se gerar as luzes vermelhas e verdes em leds ......

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, bom dia, comprei varios leds e sempre com a mesma intensidade... mesmo que o fornecedor informava outra, agora achei este fornecedor informando uns valores... como voce escreveu post anteriores sobre as voltagens, se você puder verificar este, caso seja correto, faço o pedido.agradecido


produto.mercadolivre.com.br/MLB-671627895-100x-led-vermelho-5mm-alto-brilho-100-unidades_JM

desculpe esqueci do endereço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Mais um vendedor que não sabe o que vende .... Led vermelho com 2,7 a 3,2 volts ??????  E cadê a corrente nominal ? Esqueçe ......

 

Vai ser muito difícil voce encontrar algo que preste aqui no Brasil.  

 

Eu te passei um link de uma empresa, tentou ver com ela ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, devido ao impasse de valores mudei o plano inicial de verde/vermelho para verde - azul. Mal teremos problema de luminosidade já que são as maiores que temos. Assim, passando desta etapa. O que farei agora. Desenhar o display?

O gravador já chegou também, os controles estão no correio. quando chegar envio as fotos. Mas são colo me indicou .

O gravador já chegou também, os controles estão no correio. quando chegar envio as fotos. Mas são colo me indicou .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Pode fazer a parte mecânica do display, observando que os sete Leds de cada segmento ficarão em série, e teremos um transistor que ficará entre o ultimo catodo e o GND.

 

Pelo que estou vendo, precisamos saber com certeza a corrente máxima suportada pelo Led, e se possível também a corrente de pico, e por quanto tempo ele suporta essa corrente. Assim poderemos obter uma maior luminosidade escolhendo cuidadosamente os tempos de multiplexação.

 

E claro, para dimensionar corretamente a fonte de alimentação dos Leds, precisamos também saber a tensão real de condução.

 

E também já pode ir bolando o programa !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo bom dia. você me pediu para fazer o display com cátodo comum sendo que no final terá um transistor. Não abusando sua bondade, você poderia indicar uma figura para eu seguir e não fazer errado? Nós ânodos vou colocar resistores de 470 ohm para uma corrente de 12v em cada led ... Pois se forem em série , 7 consumiriam 21v não ?

O consumo máximo é de 27mA, o que fui informado mas ele não sabe o tempo máximo suportado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...