Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contadores


Posts recomendados

  • Membro VIP

algo me diz que é um placar de tênis de campo. Amigo creio que com um microcontrolador fica bem mais fácil. Uma meia dúzia de linhas de programação podem superar suas expectativas. De fato com mc, pode fazer os dois placares até alguns temperos. ou seja, é fácil placar alho... aff.. fraquinha esta

Além de médico, você tem alguma noção de eletrônica e afins?

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amiga obrigado pela atenção, sim seria um contador de pontos para tênis de campo. Meu conhecimento é básico. Tenho estudado um pouco sobre Eletronica que me interessa muito. No meu projeto dividi em fases:

Inicial será a construção da estrutura e displays. Estou usando fita led 5050 12v porque os displays de 4 polegadas esta falta vou

Mercado nas cores vermelho e verde. Assim optei por confecciona los em fita led. Como são alimentados por 12 v estou usando os cd4511 e 4519 para alimentados. Pôs já são contadores e meu placar no games irao somente até 7..

Já na segunda fase estarei tentado usar a coragem de pontos do game 0-15-30-40 e já pensando nisso estou estudado e pedindo ajuda para desenvolver.

Como disse sou um curioso mas estudioso... Rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acho que tênis de quadra é melhor. Gostei da ideia da fita de led.

Desculpe Dr. mas não consegui encaixar 4519 mentalmente no sistema. 4511 até que foi. ... Peraí....! pensando bem até que tem sentido! você pre-programa as entradas e seleciona qual 'apresentar' ao 4511 é isso? Legal! Neste caso acho que um contador binário nas entradas de seleção podem dar algum resultado digamos... "curioso". Tente 74hc90 p.ex. têm vários....

AInda que prefiro mc...

 

Não desista! A curiosidade é a sala de estar do conhecimento!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges

voce pode usar um simples contador cd4017 que também trabalha com 15 Volts, e usar as primeiras quatro saídas dele ( 0, 1, 2 e 3 ), e em cada uma delas voce põe diodos gerando os dois números binários a serem decodificados pelos 4511 .

A quinta saída vai ligada direto ao Reset , fazendo a contagem começar do zero de novo.

Assim, para dar um exemplo , os diodos na saida 1 do 4017 devem gerar os números binários 0001 e 0101 ( 1 e 5 = 15 ). São apenas 3 diodos....

Na saída 3, devem gerar os numeros 0100 e 0000 ( 4 e 0 = 40 ). Só 1 diodo !!!

Simples e fácil, sem ficar doido com lógica digital !!!!!

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@marceli borges,

 

Opa, não tem problema hehehe !

 

Sim, voce vai precisar de dois 4511 !  Cada um deles vai receber um numero binário diferente, gerado pelos conjuntos de diodos que vem das saídas escolhidas do CD4017 !

 

O contador CD4017 apresenta dez saidas, vamos usar apenas as 4 primeiras saídas dele, colocando os diodos nelas, e a quinta saída vai ligada diretamente ao Reset do contador.

 

Repare que eu citei acima que as saídas geram dois numeros binários diferentes com os diodos, e cada um desses numeros binários vão para um 4511, que irão mostras os numeros.

 

Não tenho tempo de postar o circuito no Proteus agora, mas farei de noite e colocarei aqui para te facilitar, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo tentei abrir mas meu programa nao consegue, o meu também  é proteus8...mas tudo bem... assim, copiei os componentes e vou montar como o seu e  tentar simular, tem um erro que nao consigo achar.

nao consigo enviar o arquivo pois nao tenho permissao para fazer upload deste tipo de arquivo.... vou ver se consigo. mesmo assim, agradeço seu tempo e compreensao.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

Estranho.... voce descompactou corretamente o arquivo ANTES de abrir no Proteus 8 ?

Acabei de testar no meu computador e está abrindo normal.

voce pode fazer o upload, mas antes compacte ele para o formato .RAR ou .ZIP , ok ?

Cuidado com os valores dos componentes das redes de resistores, tem de colocar os valores corretos ou a simulação não funciona.

Estou acompanhando ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Bom, o problema é que a sua versão do Proteus 8 é a primeira, e é incompativel com as últimas, que são as que eu uso.

 

Achei os problemas :

 

- Faltou você colocar VCC nas duas powers , uma em cima à esquerda do 555, e outra embaixo dos 4511.

- voce fez uma ligação errada nos pinos do 555, e faltou um resistor também. Veja no meu esquema agora éo R25, e veja as conexões corretas dos fios em volta dele.

 

Paulo

post-474735-0-95745500-1435430712_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo boa noite, fiz as alteracoes e funcionou... quando adicionei ao meu projeto, ele liga e pouco tempo depois ele da erro. estou enviando o meu projeto incorporado com o que você me instruiu. Sera que errei novamente? desculpe minha ignorância... tenho estudado, mas chega um limite que as coisas comecam a afunilar e tenho que recorrer aos mestres....Me perdoe.

placar marcelo.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Nossa .... eu não conseguí entender o que você quis fazer ..... ficou muito confuso o desenho. voce criou botões separados para o primeiro set, segundo e terceiro, mas para cada jogador ???? Ou seja, antes tínhamos apenas dois botões para ir controlando o game, agora temos um total de 6 para controlar o Set ???? Só para refazer o seu desenho de modo que eu possa ao menos entender a lógica dos contadores, demorei meia hora kkkkk !!!!

 

Não me leve a mal, mas eu estava pensando que isso ia parar nos contadores simples até 40, agora, tratar também os Sets, e as vantagens, vai precisar de mais lógica bem chatinha ... tá me parecendo muito manual isto tudo...como voce vai tratar quando chega a 40/40 e tem de fazer a vantagem ??????? Vai simplesmente ficar sem apertar nenhum botão e só quando alguém faz os dois pontos seguidos é que considera que venceu o set ?

 

Olha, isso pode ser feito por um simples Atmega328 ou um Arduíno comum, três botões, sendo um para Reset, isto é, começar tudo do zero, e os outros dois apenas para indicar quem está ganhando cada ponto. Um programinha simples em Basic mesmo pode cuidar de toda a automação, inclusive cuidar dos Even, quando os dois empatam em 40 e começa as vantagens , e até mesmo quando empata os sets em 5 a 5, que leva até o sétimo ( é isso ??? ). Só precisaria de 4 displays para ir fazendo os pontos, dois para cada jogador, e mais 6 displays, sendo 3 para cada jogador, para ir mostrando os Sets.

 

Tem certeza que vai querer insistir pela lógica discreta ? Porque sem tratar os Even, e os sets em 5 a 5, não vejo do que adiantaria o display, pois sempre está sujeito a falhas manuais !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo desculpe o embarasso... minha ideia inicial seria apenas um contador de set para o jogo de tenis aqui na chacara. Inicialmente queria mudar os numeros com um controle remoto, mas ja me desanimaram no inicio,

Os botões seria para mudar o placar dos 3 set necessario para cada jogador. Um jogador sera marcado como vermelho e outro   como verde, ja que colocar nomes fica muito difícil e caro...

A pontuacao dos sets devem ficar ligados ate o final do jogo. por isso deixei os botões independentes.

Quando cheguei a um nivel, achei que poderia nelhorar colocando a contqgem 0-40 que você desenvolvou... assim, juntei tudo....

como todo brasileiro,nao iniciei com um projeto pronto, fui adicionando....

mas,

o principio sera=

- marcador de pontos do game - 0-40, se chegar na pontuacao 40-40, pode ter vantagem ou nao... queria determinar um processo de escolha. Pois tem jogo que joga com vantagem e sem vantagem, a escolha é dos jogadores.

- quando tiver um venc3dor do game, queria que mudasse o placar do set.

o jogo termina quando um jogador chega a 6 games com diferenca de 2 games ... 6>4, 7>5.... , quando chega a 6>6 o desempaate vai ser uma disputa de quem chega opriumeiro a 7 pontos, também com diferenca de 2.

 

queria mover os pontos de dois modos, via rf (um para cada jogador, vermelho move seu ponto e o verde idem) e por botao(que é mais garantido, mas mais trabalhoso, pois teria que deslocar a cada game)

 

Comecei estudando o arduino, mas achei muito difícil, tem que programar e você ja sabe... quem nao tem conhecimneto morre aqui.

 

depois de juntar os pojetos, percebi que quando fazia a simulacao dava erro.  Depois percebi que dava erro quando movia os pontos muito rápido, a cpu estrapolava e travava.

Sei que é desgastante....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Hehehe eu sei o que voce está passando... A sua ideia é bem legal, e voce está tentando fazer ela com os seus conhecimentos atuais, e já está tendo dificuldades... imagina então usar coisas que voce ainda nunca tentou dominar..... Não é nenhum embarasso, aliás, é com prazer que eu ajudo quando vejo que existe o interesse em aprender !

 

Bom, eu até tenho idéias para fazer o tal circuito de vantagem quando estiver 40 a 40, mas precisaria acrescentar uma lógica de bloqueio do contador que já existe hoje, e mais um contador binário tipo up/down, recebendo os clock dos dois botões existentes. Com isso resolvo o problema da vantagem, mas já está ficando bem mais complexo.

 

E ainda mais complexo seria colocar uma maneira para definir se será usada a lógica de vantagem ou não !

 

O mesmo princípio pode ser feito para o caso de estiver empatado os sets em 6 a 6 ou ter de verificar a diferença de dois sets. Mais um monte de circuitos....

 

Sei que voce gosta de eletrônica, senão não estaria insistindo em fazer dessa maneira.

 

 

Mas se me permite mais uma vez eu tentar mudar sua opinião :

 

Se voce usar um pequeno microprocessador, pode programar em linguagem Basic, muito fácil de aprender e mais fácil ainda de se programar.

 

E acredite em mim : esse programa é muito, mas muito  mais simples do que ficar pensando em toda a lógica discreta. Eu tenho certeza de que escrevo o programa, faço o debug dele, tudo em menos de duas horas. Mas seria tirar a sua alegria em fazer isso por voce mesmo, que creio que é o maior interesse do apaixonado em um hobby !

 

Eu posso te desenhar o esquema elétrico de tudo, que na verdade é só um Atmega328P, 10 displays de 7 segmentos, dois CI's MAX7219, tres botões, uma pequena fonte de alimentação, alguns resistores, e pronto.

 

Ou, melhor ainda, que é o que eu faria :

 

Montaria apenas uma pequena plaquinha com o microcontrolador ( na verdade eu usaria um Arduíno Uno prontinho !!! ), com as entradas para as fonte de alimentação, os botões, e duas saídas para dois módulos de 6 displays de 7 segmentos que podem ser comprados prontinhos no Ebay, e que facilitam todo o software e todo o hardware.

 

Seguem os módulos para voce ver, eles podem ser comprados em diversas cores. Creio que já devem ser vendidos também aqui no Mercado Livre se voce não quiser esperar tanto tempo.

 

http://www.ebay.com/itm/MAX7219-Red-Module-8-Digit-7-Segment-Digital-LED-Display-Tube-For-Arduino-MCU-/371361015837?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item5676d7681d

 

Veja abaixo esse módulo ligado em um Arduíno Uno :

 

72tzkk.jpg

 

 

A minha ideia inicial para não ficar complicado para voce é usar dois módulos destes, um exatamente em cima do outro, e ambos ligados a um Arduíno, o qual também irá ter a conexão da fonte de alimentação e dos três botões. Veja, que podemos acender, ou não, qualquer um dos displays em cada módulo.

 

Só isso, mais nada, e voce pode fazer o programinha em Basic e gravar no Arduíno, sem nenhuma dificuldade !

 

Preste atenção nisto : voce pode usar o Arduíno Uno, e não precisa programar na linguagem dele !!!! Aliás, é o que eu faço todo o tempo !!!

 

Para implementar também o botão com  RF, cada jogador pode usar um pequeno chaveiro, tipo desses de abrir garagem, e cada jogador fica responsável por "apertar o botão" quando ganha algum ponto. Basta usar dois pequenos receptores, cada um codificado para o seu botão, e que voce pode comprar prontos também no Ebay ou no Mercado Livre.

 

Já se sua ideia é  usar um display maior para uma fácil visualização, nesse caso não poderia ser usado um display pronto, mas pode-se usar o mesmo CI MAX7219 e ele vai acender os displays grandes sem nenhum problema, mas terá de fazer as placas de circuito impresso.

 

Se voce precisar, eu te ajudo no programa em Basic, mas seria muito interessante que voce pelo menos desse uma olhada no programa BASCOM, e o meu tutorial que se encontra disponível aqui :

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/937085-tutorial-de-projetos-com-avr-design-programa%C3%A7%C3%A3o-em-basic-e-simula%C3%A7%C3%A3o-no-proteus/#entry5252683

 

Experimente dar uma olhada, veja os primeiros programas do meu tutorial, que são bem simples, e vai ver que programar em Basic é algo natural para as pessoas que já passaram dos 30 anos .....

 

Se precisar de ajuda, é só perguntar, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo boa tarde. Fico agradecido de sua dedicação a ensinar... Ja baixei o seu tutorial e vou começar a estuda-lo esta noite. Hoje tenho muita cirurgia e fica difícil estudar pouquinho a pouquinho.... gosto de estudar com calma.

Analisando seu pensamento e com sua experiência, acabei de acreditar que sou um visionário, mas gosto disso, gosto de desafios. Com o microcontroladores vai se tornar mais fácil construir. Vou pedir um pouco mais de tempo para eu estudar seu escrito visto que são 167 paginas que acredito ser mais técnico que vou precisar de mais estudo ainda para assimilar, mas vou conseguir, tenha certeza. Quanto ao desenho elétrico precisarei mais uma vez de seu conhecimento, quando ao display, vou projetar para construi-lo com led de alto brilho, pois gostaria de visualiza-los a distancia e necessitaria de um tamanho maior. Faze-lo não acho difícil. Quanto ao demais, você vai me informando as necessidades. Agradeceria se você ser meu tutor.... hehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marceli borges,

 

Não se assuste cm o tamanho do tutorial. Basta ler as tres primeiras montagens, e voce já vai ter o que precisa para montar este projeto.

 

Não é uma questão de voce ser um visionário !  Alias, o que voce quer fazer, da maneira com CI's discretos, é uma aplicação prática, não tem nada de visionária, mas que hoje não se justifica tamanha complexidade de circuito !

 

Já achei os seus displays na ChIna.... são displays de 7 polegadas de altura, depois te passo o link.

 

Seguem alguns links, mas não saia comprando nada ainda, isto é apenas para voce ver a variedade de tamanhos, formatos, e  .... preços .....  :

 

http://www.ebay.com/itm/CM1-4002SR0b-big-4-7-segment-LED-display-lot-of-2pcs-/281724376013?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item419814d3cd

 

http://www.ebay.com/itm/1pcs-5-inch-1-digit-led-display-7-seg-segment-Common-cathode-red-/140975635051?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20d2cd7a6b

 

http://www.ebay.com/itm/7-Segment-Display-8-Inches-Green-/221748681718?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item33a1405bf6

 

http://www.ebay.com/itm/Lot-of-4-pcs-7-Segment-Red-LED-Display-5-/250672035124?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a5d37b534

 

Se partir para usar esses grandes displays, não poderemos usar o Max7219, e teremos de fazer o driver com transistores discretos mesmo, e multiplexar todos os displays, semelhante ao que eu faço em uma das primeiras montagens do meu tutorial.

 

 

Vai com calma, Dr., eu e outros aqui do Fórum vamos te ajudando sempre que você precisar, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha, estudei seu tutorial, realmente imaginava uma parafernalha para desvendar. |Processo de lógica, fiz os exercicios e consegui, só ainda na comprei o gravador, mas vou fazer o pedido conforme indicado. Quando aos displays, acho que no tamanho de 4 a 5 polegadas seria o suficiente. O que faço agora.... Realmente este caminho será mais lógico. Nossa, minha cabeça esta a mil por hora abrindo tantos projetos.... Minha esposa disse que ja esta com medo do que vai sair...hehehe.

Há, você ja viu um placa de tenis funcionando? Nesta duas semanas esta havendo um torneio na inglaterra e tem a pagina dos placares dos jogos que semelhante ao que penso. somente seria a quantidade de sets disputados, eles são em 5 e o que quero ´´´´´´´´´´é 3.. o endereço e´

http://www.wimbledon.com/en_GB/slamtracker/slamtracker.html?ts=1435694834412&ref=www.wimbledon.com/index.html&syn=none

acho que esta funcionando no horario das 9:00 as 16:00 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...