Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com exercicio em Pascal


Ir à solução Resolvido por Simon Viegas,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá, qual a sua dúvida?

 

Poste o que já conseguiu fazer e onde está com dúvidas...

 

 

 

 

 

 

 

PS: Observe que o cálculo é análogo a uma sequência de inteiro, ex: 1-2+3-4+5-6+7-8. Esse cálculo seria algo como:

 

Sendo N, iniciado em 1, e incrementado em 1 a cada novo loop, teríamos:

 

N - N + N - N + N - N + N - N

 

Deu para entender?

 

 

A diferença, é que cada sequência está sendo dividida pelo próprio número acrescido de 1. Algo como:

 

N/N+1 - N/N+1 + N/N+1 - N/N+1 + N/N+1 - N/N+1 + N/N+1 - N/N+1

 

 

Minha sugestão inicial seria fazer exercícios mais simples, e aos poucos ir incrementando..

 

1) Fazer um programa que calcule a soma dos N primeiros número; ex.: N=8, logo seria: 1+2+3+4+5+6+7+8.

 

Depois,

2) Fazer um programa que calcule o somatório como da tarefa, ou seja, alternando entre adição e subtração, ex.: N=9, logo seria: 1-2+3-4+5-6+7-8+9.

 

3) Fazer um programa que calcule com utilizando frações como na tarefa...  (1/2-2/3 + 3/4 – 4/5..)

 

Por ai vai

 

 

No aguardo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simon, bom dia,

 

obrigado por responder...

 

Este é um trabalho de sala de aula que eu não entendi como fazer

 

O professor explicou sim, mas eu não entendi e estou com duvidas de como fazer este trabalho.

 

Estou tendo dificuldade na logica das questões como um todo... 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

Faça algo e poste seu código aqui...

 

Como nivelamento, sugiro que tente fazer um mais simples:

 

"1) Fazer um programa que calcule a soma dos N primeiros número; ex.: N=8, logo seria: 1+2+3+4+5+6+7+8."

 

A partir daí poderia ir verificando onde tem dúvidas..., após, creio que para editar para a versão final ficará mais fácil.

 

 

 

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Olá.

 

Tenta agora efetuar o próximo..

 

2) Fazer um programa que calcule o somatório como da tarefa, ou seja, alternando entre adição e subtração, ex.: N=9, logo seria: 1-2+3-4+5-6+7-8+9.

 

Dica:
tente usar um if dentro do laço, ou seja, de modo que alternadamente efetue uma adição, subtração, adição, subtração...

 

PS1: perceba que você precisa verificar uma forma dessa alternância funcionar... por exemplo verificando se o loop atual é par ou ímpar... se ímpar, adição, ser for par, subtração, entendeu? ou outra forma que você imaginar...

 

PS2: Como pode haver mais de uma instrução no for, seria necessário inserir um begin/end (obs.: não necessariamente precisaria, mais para efeito prático, utilize um begin/end, se desejar, depois explico isso caso for necessário...)

for i := 1 to n do  begin  end;

Depois, tenta fazer o terceiro:

 

3) Fazer um programa que calcule com utilizando frações como na tarefa...  (1/2-2/3 + 3/4 – 4/5..)

 

 

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...