Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção de Computadores em Massa !


Ir à solução Resolvido por Streme,

Posts recomendados

Olá Pessoal !

Antes de tudo fico agradecido pela colaboração de todos , muito obrigado pelas opiniões e ajuda ...

 

Eu estou com o seguinte problema 

Preciso Manter mais de 20 Computadores em perfeito estado , todos são com o mesmo Hardware e em um dia mais de 10 pessoas diferentes mechem no mesmo pc !

- O Problema é mais a nivel de Software do que de Hardware !

- Duvida : Preciso de uma maneira rápida e eficiente para manter os mesmos com as mesmas configurações evitando que varias pessoas mexendo danifiquem o PC .

 

Problema alto , Preciso de Foco em um software Gratuito haha...

 

Segue minhas experiencias :

- Tentei já manualmente formatar maquina por maquina e prepara-las para uso , mas claro que é complicado pois são ao todo aprox. 60 Maquinas e usuários leigos que acabam sem "maldade" estragando o sistema.

- Usei Deep Freeze porém agora não posso mais me da ao luxo de continuar com ele , preciso de alternativas gratuitas

- Tentei o Timefreeze porém o mesmo não conseguiu aguentar hahahah, ou por falha minha de não saber mexer ou por ele

- Preparei uma maquina com tudo perfeito e depois clonei o mesmo e fui colocando nas outras maquinas  meu medo de fazer assim é devido aos seriais devem ser originas se gerá algum problema

 

Infelizmente não posso me dar ao luxo de testar outras técnicas e acabar danificando e teque depois fazer a manutenção que levaria mais tempo... mas enfim eu gostaria mais da experiencias e ideias de vocês para me falar se conhecem algo melhor de fazer isso, nomes de programas que usam e gostam , se algumas que eu já usei é realmente a melhor e devo insistir nela , porém sempre focando em Gratuitos... 

 

Desde já agradeço =) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vamos lá!

Primeiro que é necessário limitar o acesso dos futuros usuários. Com acesso total e um usuário curioso, não há sistema que resista. Porém é bom saber que uso as máquinas terão, para limitar de maneira correta (caso não seja possível limitar, só aumenta a frequência de repetir o trabalho).

60 máquinas? Aí eu já sugiro um servidor e fazer a formatação via rede (levando em consideração que essa não será a única vez que precisara fazer isso).

Consiste basicamente em um servidor, e as máquinas clientes. Instale o windows em apenas uma máquina cliente (crie uma partição nessa máquina para montar o espelho), instale os drivers e todos os programas essenciais. Depois é preciso gerar um espelho dessa máquina, colocar no servidor e transferir o espelho para as outras máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos lá!

Primeiro que é necessário limitar o acesso dos futuros usuários. Com acesso total e um usuário curioso, não há sistema que resista. Porém é bom saber que uso as máquinas terão, para limitar de maneira correta (caso não seja possível limitar, só aumenta a frequência de repetir o trabalho).

60 máquinas? Aí eu já sugiro um servidor e fazer a formatação via rede (levando em consideração que essa não será a única vez que precisara fazer isso).

Consiste basicamente em um servidor, e as máquinas clientes. Instale o windows em apenas uma máquina cliente (crie uma partição nessa máquina para montar o espelho), instale os drivers e todos os programas essenciais. Depois é preciso gerar um espelho dessa máquina, colocar no servidor e transferir o espelho para as outras máquinas.

 

Ok.. e você vai usar qual programa gratuito para gerar o espelho e depois para montar na máquina destino... tudo isso pela rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.. e você vai usar qual programa gratuito para gerar o espelho e depois para montar na máquina destino... tudo isso pela rede?

 

PXE Server, amigo. Acho que é uma boa ideia, não?

Outra opção, usar o RIS (Serviço de Instalação Remota) do windows, o PXE Server é mais complicado, porém, julgo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São ótimas ideias , vou estudar sobre o PXE e técnicas para usar mais a rede a meu favor .

 

-Infelizmente não temos alternativas gratuitas muito eficientes , em paralelo estou tentando orçamentos de programas da Propriá Faronics ( Criadora DF ) como por exemplo o Server ou o Insight que talvez tenha um valor menor ... 

 

-Apesar de estar meio limitado tenho 60 cobaias kkkkkk 

 

-A Primeiro momento enquanto eu vou estudando a questão da rede vou testar uma ideia ...

 

Montarei uma maquina e deixarei limpa e já com os programas rodando , usando algum programa que estou vendo vou fazer um clone talvez usando um utilitário do Hirens Boot ou Acronis.

 

Depois de colocar a imagem em cada computador reativo eles com as licenças oficiais e para congelar vou tentar o Reboot Restore Rx .

 

Irei criar também dois usuários no sistema um ADM e outro Limitado para o próprio controle do Reboot Restore .

 

Então amigo tentei o Timefreeze da Toolwiz porém não consegui um resultado tão bom , no começo ele aguentou mas depois de um tempo ele começou a não suportar , os arquivos não apagavam alem da performance ...

 

Devido a isso encontrei o Reboot Restore de uma empresa que já mexe com essa tecnologia com programas pagos e forneceram esse Gratuito , o bom dele é que as contas de usuário que gerencia o acesso alem do fato dele rodar antes do Windows . Até agora faz uma semana que estou usando ele como teste e tudo ok .. O único problema dele é que usando a tecla de atalho correta da para desinstalar sem senha nem nada hahaha ...

 

Agradeço a colaboração , vou ver uma documentação do PXE Server e ver o que posso fazer...

 

Seria legal se existe um banco de Freeware tipo financiamento coletivo ou "biblioteca Coletiva" para ajudar os desenvolvedores e compartilhar alternativas freeware de recursos que programas pagos fazem ... Pois infelizmente um programa pago faz mais que 5 Freeware mas é 15 vezes mais caro kkkk , mas fazer o que hahahahaha. 

 

Se conseguir algo Diferente deixo a experiencia aqui ! , obrigado pelo tempo ! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...