Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação Android x86 no PC


Posts recomendados

Olá Pessoal.

 

Procurei e perguntei por dias no aqui no fórum e em vários locais na internet Brasileira e não consegui informações suficientes para uma instalação que tudo funcionasse quase 100%, e decidi procurar pro fóruns e grupos nos EUA e até na Europa e consegui boas informações.

 

Depois de 2 dias de testes, vim aqui fazer este tutorial de instalação do android x86 no pc, com pros e contras do sistema.

 

Maquina Utilizada:

Dell Optplex 210L Celeron D 2.66Ghz, 533Mhz, 1Gb de Memoria Ram.

 

Antes de instalar upgrades na maquina como processador e memoria ram que eu já comprei, decidi fazer o teste do S.O. já que o Windows 7 e até o Linux, rodaram pesado nesta maquina.

 

Processo de instalação:

- Tenha em Mãos

1 Pendrive de 4GB

Download do program  Universal USB Installer.

Imagem Iso do Android X86.

 

A imagem ISO, você consegue baixar em vários locais na internet; com o tamanho medio de 200mb a 500mb.

Existem Varias versões a partir da 2.3 até a 5.0.

Lembrando que nem toda imagem iso independente da versão, sendo mais nova ou mais velha e dependendo da sua maquina , seu Wifi funcionará, 

Isto é a maior barreira para quem quer instalar o S.O.

 

-Depois de ter instalado as versões 2.3, 4.0, 4.2. 4.4 e até a 5.0, o meu wifi só funcionou com a versão do link abaixo.

http://escreveassim.com.br/2014/08/15/aprenda-a-instalar-o-android-x86-em-qualquer-pc-ou-notebook/

 

Após a imagem iso baixada, abra o  programa Universal USB Installer,

Terá uma tela de introdução e clique em I Agree;

Na proxima janela, no Step1 coloque a opção Android,

Step2 coloque o local onde se encontra a sua imagem ISO

e Step3  localize seu pendrive e marque a opção Format Drive e clique em Create.

Abrirá uma nova janela perguntando se você deseja criar o pendrive bootavel, clique em sim

Começará a compilação, pode-se pedir para abrir o winrar e você dará um OK

Pronto, Após cerca de um minuto estará ok.

 

Reinicie seu pc e clique na tecla bootavel dele: Geralmente F12,DEL,F8, Depende de sua maquina.

 

Antes de instalar, Faça um teste live (Rode pelo pendrive)

Que é a primeira opção do boot, a ultima opção é para instalação direta, (NÃO É RECOMENDÁVEL ANTES DE TESTAR PELO PENDRIVE, POIS SE SEU WIFI NÃO FUNCIONAR, você TERÁ QUE BAIXAR OUTRA VERSÃO OU COMPILAÇÃO ATÉ ACHAR UMA QUE SUA INTERNET FUNCIONE)

 

Depois de carregar os arquivos, você terá que configurar Idioma, Wifi e contas do google.

Pronto, não passa de 5 minutos.

 

Prós:

É inacreditável como o S.O é leve, ele roda sem dar aquelas travadas, roda liso liso.

Consegui Visualizar videos em HD no youtube, assisti filme e por ai vai, uma unica vez o youtube precisou ser fechado.

Para quem tem maquinas modestas e não pode gastar com upgrade eu recomendo, pois existem varias aplicações do windows, como excel para android.

O sistema não precisa forçar muito seu processador e nem suas memorias. a unica coisa recomendavel é uma placa de video melhor caso você queira uma boa qualidade de imagem ou colocar o pc em uma tela grande, já que as placas on antigas não são tão boas e o Android mesmo como windows, precisa de uma GPU razoável. 

 

 

Contras: 

Jogos e aplicativos que no Smartphone viram a tela, a tela do seu pc vira tmb.

Não adiantará desabilitar o giro de tela, pois se o aplicativo foi feito pra girar a tela ficará invertida.

Teclado é quase configurado, você terá que procurar alguns comandos como interrogação e barras.

A recepção de internet é um pouco lenta: Videos que carragam na hora no Windows irá carregar cerca de 10 a 15 segundos até iniciar, depois disso vai direto.

Áudio é no máximo até você encontrar as teclas de volume.

Apps com propagandas aparecem na compilação para PC:

 

 

 

 

Considerações

Este S.O é para quem tem uma maquina fraca e que não pode gastar grana no momento com UP ou  uma maquina que está encostada, dá para fazer varias experiencias.

O android x86 no fim das contas, não é um S.O ruim;

para ele ir para frente, depende dos ajustes indicados nos contras e tambem depende muito e muito de empresas que tem programas para Windows, decidirem fazer versões para Android.

Uma maquina lançada com android não precisará mais do que um Quad Core e 2gb de memoria para durar 10 anos e usando tranquilamente; com isto um computador sairia muito mais barato.

Se existisse a versão oficial com ajustes para pc e você comprando uma maquina de R$100,00 usada pouco menos que a configuração que utilizei estaria foramatando para o android e poderia trabalhar tranquilamente, e se sentir como se tivesse uma maquina de boa tecnologia; 

o S.O rodando em um Celeron D 2.66Ghz, me senti como se tivesse trabalhando em um I3 e as vezes até com um I5.

 

 

Duvidas e sugestão de testes podem colocar nos comentários.

 

Se você gostou e achou interessante o tutorial pode curtir a vontade.

 

Obrigado!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana sua iniciativa de colocar alternativas aqui mas gostaria de dirimir algumas dúvidas:

 

Convém destacar alguns aspectos, primeiro, a questão de drivers, modesta ou não, todos os drivers exigidos terão se quer instalados, e ai existem?

 

Segundo ponto, progrmas equivalentes aos existentes para o windows, tem?

 

Obs: Ia instalar o LInux no meu pc, desisti por não existirem os programas que uso, a mesma cois com o IOS, talvez ele seja bom então para quem só e só mesmo navega na internet, envia e recebe mensagens pelo site dos provedores, etc.

Longe de de desfazer do seu trabalho, mas discordo do ponto de vista de que é para máquinas "fracas"...acho que essas é melhor usar o Windows XP ou até o Windows 7 Starter com todas frescuras desabilitadas porque assim bem ou mal terá programas e drivers para funcionar o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Misterjonh

Obrigado pelo seu comentário.

 

Em questão dos Drives, o Android reconheceu tudo que eu precisava, como geralmente o W7 faz.

Som, internet, video, teclado e mause. tudo que é essencial funcionou normalmente.

 

Em questão dos programas, os basicos existem como o pacote Office, infelizmente não conseguimos encontrar programas específicos, 

ex: mega cubo, não tenho certeza mas acho q não existe o photoshop, mas temos paralelos; não com a mesma qualidade mas conseguimos fazer as funções basicas.

 

Sobre ser bom para maquinas fracas, nesta maquina que tenho eu usei xp, w7 e linux, não tive resultado satisfatório em nenhum destes sistemas, a maquina sempre lenta e travava.

comprei as peças para melhorar mas decidi usar o android antes de coloca-las. realmente foi como se eu tivesse trocado de maquina, o android funcionou muito, mas muito rápido em comparação com os outros sistemas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Sobre ser bom para maquinas fracas, nesta maquina que tenho eu usei xp, w7 e linux, não tive resultado satisfatório em nenhum destes sistemas, a maquina sempre lenta e travava.

comprei as peças para melhorar mas decidi usar o android antes de coloca-las. realmente foi como se eu tivesse trocado de maquina, o android funcionou muito, mas muito rápido em comparação com os outros sistemas."

 

Nesse caso, se pelo menos os drivers existem ou não é problema, meio caminho andado, mas no meu caso específico e no caso de muitos outros, não daria para usar esse so pelos mesmos motivos que não aderi ao linux.

 

Obs: Eu penso que sistema operacional é apenas um pano de fundo, ninguém "normal" fica abrindo as interfaces do windows à toa, o grande problema são os programas, então eu concluo que se é para o uso básico ou um pouco a mais do que isso, voce tem toda razão, já que é algo grátis e vai dar mais dinamismo a máquinas menos priviligiadas quanto aos hardware.

Para mim não resta outro jeito a não ser continuar com o windows...

 

Embora nunca vi em atividade, mas para uso de iniciantes, principalmente porque já estão familiarizados com o celular que tem o mesmo sistema praticamente, eu também recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Sem querer criar uma "flame war", mas dizer que não usa Linux ou um SO Android porque não tem os programas que você está acostumado é um erro conceitual, do meu ponto de vista, grave. O que vem primeiro é o SO, os programas são criados, adaptados, reconstruídos a partir do SO, isso é básico. Como demonstrado no próprio tópico, o objetivo é fazer funcional uma máquina mais antiga, cujo hardware está obsoleto. E sabemos que, mesmo o Windows XP, criado em 2001 (se não me engano), evoluiu com o tempo, recebeu milhares de atualizações para se adaptar às realidades vindouras. Ou alguém acha que SP1, SP2 e SP3 não fazem diferença? Windows 7, sistema mais recente, já estará um passo à frente, provavelmente mais pesado, mesmo com o básico do básico. O Linux, da mesma forma que o Win XP evoluiu com suas atualizações, também evoluiu para se adaptar às máquinas mais novas. A diferença é que você pode optar por programas mais leves, instalar um XFCE ou outra interface gráfica com consumo menor de recursos do sistema. O resultado é uma melhora da usabilidade, com certeza. Entretanto, um Android, SO construído para rodar em hardware mais modesto, vai se dar melhor em um micro mais modesto que os sistemas operacionais já adaptados às realidades mais recentes.

 

Então, em última análise, acho que preparar uma máquina com o SO mais básico para um hardware mais básico é o mais adequado, partindo daí a adaptação às demais necessidades. Se o indivíduo desejar utilizar-se de recursos de programas mais recentes, ou melhor, se os programas mais antigos, adaptados às versões mais antigas do Windows e portanto que não são otimizados para máquinas mais poderosas, não atendem suas necessidades, então a solução é arcar com as consequências de suas escolhas e fazer um upgrade que se adapte ao que deseja.

 

É claro que todos temos livre arbítrio e ninguém poderá impedi-lo de instalar a última versão do Windows no seu Celeron D (nem sei se é possível)... se você não se importar com o uso ininterrupto de memória virtual, ou seja, seu objetivo é economizar, não se importa com produção, então você pode ter esta escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...