Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de Windows 8.1 em SSD


Posts recomendados

Boa noite pessoal.

 

Estou com um SSD novo para colocar em meu computador. Esse SSD ainda não tem o SO instalado e minha configuração dos HD's já no computador é a seguinte:

Tenho 1 HD de 1Tb particionado em 2x500Gb , com o Windows 8.1 x64 instalado em uma das partições, ficando a outra partição como armazenamento e outro HD de 500Gb com o Windows 7 x64.

 

Minha dúvida é a seguinte. Se eu desconectar esses 2 HD's que tenho, colocar o SSD e instalar o Windows 8.1 nele, e logo depois reconectar os 2 HD's novamente no sistema, eu continuarei com a lista de seleção do sistema operacional normalmente, mas agora com mais uma opção de seleção, ou terei que reinstalar os SO's todos em cada HD novamente?

 

Agradeço desde já quem puder ajudar, e se possível, fornecer alguma dica para esse processo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer saber se quando você ligar o Pc vai ter a opção de qual windows iniciar? Faz o seguinte, Instala o windows 8.1 nesse SSD, salva seus documentos em um desses HDs e formata, depois passa para o outro e formata ai você fica com 1SSD com o Sistema e usa os dois HDs para salvar as coisas  e usar como escravo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho em mente fazer o seguinte:

- Instalar o Windows 8.1 no SSD;

- Instalar o Windows 8.1 em um dos HD's de 1Tb (comprei mais um HD de 1Tb);

- Deixar um dos HD's de 1Tb como "escravo" do SSD;

- Deixar o HD de 500Gb que é mais antigo e "fraco" como armazenamento e/ou backup.

 

Por isso gostaria de saber se a opção de escolher com qual dos dois iniciar (HD ou SSD) vai continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Boot é feito em um HD por vez, logo, se o Boot estiver setado para o Hd (ele irá mostrar as duas opções de SO), mas se estiver setado para o SSD (ele dará apenas uma). Mas, nada te impede de alterar o Boot.ini para conseguir essa façanha.

Dê uma lida Nesse Link e saiba como, apesar de está como XP e Windows 2000, a teoria é a mesma.


Tenho em mente fazer o seguinte:

- Instalar o Windows 8.1 no SSD;

- Instalar o Windows 8.1 em um dos HD's de 1Tb (comprei mais um HD de 1Tb);

- Deixar um dos HD's de 1Tb como "escravo" do SSD;

- Deixar o HD de 500Gb que é mais antigo e "fraco" como armazenamento e/ou backup.

 

Por isso gostaria de saber se a opção de escolher com qual dos dois iniciar (HD ou SSD) vai continuar.

Se as instalações do Windows estão em Hd´s diferentes, então não funcionará o Dual Boot, porque o HD que estiver setado como principal na BIOS estará com apenas um SO.

Leia minha resposta anterior, o texto parece grande porque além de dizer como fazer, ele explica os motivos de cada configuração, leia apenas o que interessa, ou aprimore seu conhecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece uma ideia meio estranha. Mas a situação é a seguinte. Não expliquei muito bem como será na prática.

 

Irei instalar o Windows 8.1 no SSD e em um dos HD's de 1Tb. O outro HD de 1Tb e o de 500Gb ficarão como "escravos" do SSD.

Só que eu irei alternar o uso deles pelo simples motivo de ter um SO apenas para mim e o outro para meu irmão menor usar/jogar. Ele é bem curioso e não entende muito das coisas, e esse SO dele logo fica "bugado", se é que vocês me entendem. Esse seria o motivo de alternar os HD's.

Então quando eu for usar o PC, conectarei o SSD, o HD de 1Tb e o HD de 500Gb. Quando meu irmão for usar, desconectarei todos os HD's e o SSD e ligarei apenas o outro de 1Tb.

Por isso perguntei se o computador vai reconhecer eles toda vez que eu executar esta troca manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você vai ficar retirando e colocando sempre que for usar, então não precisa de Dual Boot (apertar F8, será um pequeno detalhe perto de todo trabalho de conectar e desconectar cabos).

 

Agora, ao instalar o sistema em Hd´s diferentes não continuará o Dual Boot, logo, você não precisar conectar e desconectar sempre, basta apenas alterar a sequência de prioridade de Boot na BIOS e por segurança inserir uma Senha no Painel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você vai ficar retirando e colocando sempre que for usar, então não precisa de Dual Boot (apertar F8, será um pequeno detalhe perto de todo trabalho de conectar e desconectar cabos).

 

Agora, ao instalar o sistema em Hd´s diferentes não continuará o Dual Boot, logo, você não precisar conectar e desconectar sempre, basta apenas alterar a sequência de prioridade de Boot na BIOS e por segurança inserir uma Senha no Painel.

 

Entendido! Farei dessa maneira.

 

Outra dúvida. Tem como eu restringir o acesso do HD com o SO instalado, para que o mesmo não tenha acesso ao conteúdo dos outros 2 HD's e o SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim, alterando as permissões. Inicie o windows pelo SO (SO que você quer bloquear o acesso) que seu irmão irá utilizar, vá em Propriedades e depois na aba Segurança do Disco que deseja restringir o acesso e altere as permissões do usuário, Retire todo acesso, ou retire apenas o direito de gravar no disco.

 

 

Esta alternativa fica 100% segura se você criar contas de usuário, mas se você não criar conta ou deixar apenas uma conta Administrador no SO que terá acesso bloqueado, ele pode mexer e procurar saber como ter acesso, aí vai de você saber se ele é capaz ir atrás para ter acesso, ou não tem capacidade para isso.

Outra opção é no Gerenciador de Dispositivos, lá você pode desabilitar os Hd´s que você quer impedir o acesso, no sistema eles não aparecerão, logo, seu irmão nem saberá que eles existem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim, alterando as permissões. Inicie o windows pelo SO (SO que você quer bloquear o acesso) que seu irmão irá utilizar, vá em Propriedades e depois na aba Segurança do Disco que deseja restringir o acesso e altere as permissões do usuário, Retire todo acesso, ou retire apenas o direito de gravar no disco.

 

 

Esta alternativa fica 100% segura se você criar contas de usuário, mas se você não criar conta ou deixar apenas uma conta Administrador no SO que terá acesso bloqueado, ele pode mexer e procurar saber como ter acesso, aí vai de você saber se ele é capaz ir atrás para ter acesso, ou não tem capacidade para isso.

Outra opção é no Gerenciador de Dispositivos, lá você pode desabilitar os Hd´s que você quer impedir o acesso, no sistema eles não aparecerão, logo, seu irmão nem saberá que eles existem.

 

Hahaha, beleza!

Quero apenas restringir o acesso para que ele não delete nada de importante ou do sistema, tendo em vista que isso já aconteceu.

Essa opção de desabilitar os HD's  pelo gerenciador de dispositivos é permanente ou tenho que fazer toda vez daí? (última pergunta!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiques a vontade para sanar todas as dúvidas, amigo.
A opção de desabilitar o HD, tem que ser feita dentro do SO que ele usará, e será feita apenas uma vez, independentemente se o computador for reiniciado, desligado ou até mesmo se for feito algum upgrade na máquina. Lembrando que pode ser feito através do Gerenciador de Dispositivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...