Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de velocidade no wireless


Posts recomendados

Bom dia pessoal, tem já um tempo que não posto aqui, mas venho acompanhando alguns tópicos. Agora cheguei num ponto que estou na dúvida a respeito de como está o sinal de minha Wi-Fi.

 

Deixa eu explicar primeiro como está a minha configuração. Minha internet é a NET com o pacote de 60 Megas, chegando por aquele modem muquirana deles (marca Thomson). Do modem saem dois cabos, um vai direto para um PC que fica próximo ao modem e o outro envia a internet para um router D-Link DIR-300, que fica próximo. Ele está funcionando em modo Access Point, servindo como referência para os demais aparelhos aqui em casa que usamos em wireless: eventualmente celulares e tablets do pessoal aqui em casa, e principalmente meu notebook que fica no meu quarto. 

 

Eu coloquei no router uma antena direcional para melhorar um pouco a transferência (foi inclusive dica do pessoal aqui no fórum), a antena é a DWL-R60AT. Pelo que vi ela é de 6 dBi. O modem está configurado pra operar na sua velocidade máxima (54 Mbps) e com uma opção onde ele busca o melhor canal de transmissão (tentei usar um único canal, mas tinha vezes que ficava lento, dessa forma ele transmite melhor). O laptop usa o modem wireless padrão dele. 

 

Como vocês podem ver, é um equipamento bem antigo, tenho esse modem aqui desde 2008. Tem atendido relativamente bem, mesmo no notebook que fica um pouco distante consigo acessar a internet de uma forma razoável. Lógico que não na mesma velocidade que o PC que recebe por cabo, mas pelo menos de forma aceitável.

 

A minha dúvida é que recentemente pensei em trocar esse roteador por um modelo mais novo, e para ter uma ideia eu decidi fazer uma medição da velocidade usando esse site http://www.speedtest.net/, que inclusive tem um aplicativo que uso no celular. E confesso que fiquei surpreso com os resultados.

 

> No PC, a velocidade de download fica praticamente sempre nos 60 Mbps, batendo com a taxa contratada

> No laptop, em um quarto que está relativamente distante, consigo em média 15 Mbps

> Se levo o laptop do lado do router, chega em média a 25 Mbps

> No meu celular (Galaxy Ace 2),usando ele do lado do laptop no mesmo quarto, chego em torno de 12 Mbps, mas flutua bastante

> De novo com o mesmo celular, do lado do router wireless, chego em torno dos 15 Mbps

> Fiz o teste agora com meu tablet (Galaxy Tab S), usando ele do lado do meu laptop, aí cheguei em torno de 15 Mbps

> Com o mesmo tablet, do lado do router wireless, cheguei a uma média de 20 Mbps.

 

Bom, percebo que existe sim uma influência da antena do aparelho (o celular, que é o mais antigo, certamente não tem uma antena tão boa como o tablet). Mas fiquei um pouco surpreso com a velocidade relativamente baixa mesmo tão perto. Sei que dificilmente chegaria a uma velocidade máxima de 54 Mbps ali do lado, mas eu imaginava um pouco mais do que em torno da metade...

 

Achei curioso como a perda do laptop pela distância é mais significativa, 10 Mbps perdidos pela distância, enquanto que os aparelhos portáteis perdem menos com a distância...

 

Minha primeira dúvida aqui é se esses números estão relativamente normais, mesmo considerando uma medição realizada ali do lado do router. Fiquei muito surpreso com o celular ali quase do lado do router e ele chegar a somente 15 Mbps...

 

Minha outra pergunta é se atualizar para um router wireless mais novo ajudaria, considerando que esse D-link que tenho já deve estar bem ultrapassado. Sei que não adianta colocar um router de 100 Mbps se a conexão que chega da NET é só de 60 megas, a velocidade que chega da internet é que vai definir a velocidade que eu recebo por wireless, mas minha dúvida é se um aparelho mais potente e moderno eu teria uma perda menor. Por exemplo, se eu coloco um router desses de 100 Mbps, será que eu conseguiria uma taxa um pouco melhor em relação aos números acima? Conseguindo uns 30 Mbps no laptop no quarto já seria um bom ganho em relação ao que eu tenho hoje.

 

Qualquer outra dica ou orientação,eu agradeço

 

Desde já obrigado

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robert_rj para você é muito lucrativo por um roteador mais potente. 

Com certeza o sinal irá mais longe.; Mais o problema é que não basta chegar 

numa loja e dizer, "quero comprar um roteador wireless de 300mbps" e sim saber se o 

roteador wireless de 300mbps tem uma boa potencia de MW, uma coisa 

 

que poucos vendedores e fabricantes informam. 

2 exemplos. 1ª tenho um modem roteador TD-W8968 300mbps que perdeu em alcance 

para um Intelbras antigo de 54mbps que logicamente tinha mais potencia de MW que 

o meu de 300mbps. 

Mais ainda o uso por que ele tem entrada USB, IPV6, é bem avançado nas funções. 

 

Um exemplo de um roteador potente, compre de 1000MW, não é caro. 

Você acha a partir de R$140,00 

 

Veja neste vendedor do Mercado Livre: 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651784367-wr-2500hp-roteador-greatek-1000mw-o-mais-potente-do-brasil--_JM

 

Como prova do que falei sobre o meu modem roteador TD-W8969 ter um alcance baixo, eu tenho 2 dele, 

comprado em vendedores diferentes, e tem o mesmo alcance ambos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta alissonmrex! Mais uma informação para eu dar uma olhada na hora de ver um roteador. 

 

Olhando no manual do Dlink que tenho hoje, não encontrei a princípio uma informação semelhante. Vi somente essa informação em dbm, sendo que ele opera numa taxa de 15 dbm. Esse que você indicou no Mercado Livre é o dobro (29 dbm), creio que seria o mesmo, certo? 

 

Mas a minha dúvida continua sobre o sinal ficar tão fraco mesmo do lado do roteador. Se eu entendi bem, tendo uma potência mais elevada como esse router que você indicou ajuda ao sinal chegar mais longe. Mas, mesmo o router que eu tenho hoje sendo menos potente, ele deveria dar uma boa velocidade mesmo perto dele, não?

 

Por exemplo, analisando meu caso: hoje, chega uma internet de 60 Mbps no roteador que tem velocidade máxima de 54 Mbps, do lado dele consigo uma taxa de download de 25 mbps e no meu quarto uma taxa de 15 mbps. Aí vem as perguntas:

 

> É normal essa perda? Ao lado está chegando metade de sua capacidade de velocidade, isso seria um percentual esperado?

> Se eu parto para um router mais potente, mantendo a mesma velocidade de internet, melhoraria essas velocidades?

 

Posso ter entendido errado, mas pelo que compreendi aumentar a potência iria reduzir a perda com a distância. Assim, supondo que eu troque para um roteador de maior potência, mas mesma velocidade máxima de 54 Mbps, eu imagino que eu não teria a perda de 10 Mbps por estar usando meu laptop no meu quarto, mas ali do lado do router eu continuaria tendo os mesmos 25 Mbps. 

 

Desculpe pela ignorância... Não sei se o router pode ir "gastando" com o tempo e perder a sua capacidade de transmissão, só quero ter certeza de que investir em um novo router venha pelo menos me dar um ganho legal de velocidade. Certamente que a dica de aumentar a potência é muito válida, mas queria entender essa perda elevada que eu tenho ao usar logo ali do lado do roteador.

 

Obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robert_rj quanto a sua perda de velocidade com Smartphone e Android 

ao lado do router, vai do hardware de cada aparelho. 

 

No caso fica claro que seu tablete tem uma recepção e desempenho melhor 

dos componentes. 

E sobre o notebook é  a mesma coisa, só que na placa de rede. 

 

Atualmente a melhor placa de rede é da Cisco, vale a pena comprar, pois 

tem uma mega boa recepção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal alissonmrex, já está clareando um pouco mais... Sem dúvida que a qualidade da antena do aparelho que vai receber tem sua influência, percebi isso comparando o tablet e o telefone.

 

Mas mesmo assim eu imaginaria que ao lado do router eu deveria estar próximo da velocidade máxima de transmissão do router, mesmo se a antena do aparelho receptor não seja tão boa, ou não tem nada a ver? Eu entenderia que uma antena de pior qualidade iria resultar numa maior depreciação da velocidade e qualidade de sinal com uma distância maior.

 

No meu notebook mais antigo, um Toshiba, a placa de wireless era muito ruim, e aí eu investi em um adaptador USB da própria Dlink (fui nele pois vi que seria ideal manter a mesma marca do router e adaptador, para uma melhor compatibilidade). Ajudou na época. Hoje, com meu laptop mais novo, eu dispensei esse adaptador, pois com a placa interna dele estava tendo uma velocidade maior do que tinha com o notebook antigo + adaptador.

 

Aí é que fica uma dúvida cruel, onde que vale mais a pena investir, se é no router ou se tenho que melhorar a recepção no notebook... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robert_rj ambos os lados tem que ter um bom desempenho. 

Um bom roteador, e uma boa placa de rede sem fio, que o nome correto é

chamar de (WLAN) 

 

Se você por uma placa de rede de boa recepção no laptop, é importante 

também. Tem placas de 150mbps e 300mbps, que dependendo da marca, 

vai ter uma boa recepção, como as boas da marca Cisco, ou Atheros. 

 

Você pode optar pela interna ou adaptador Wireless USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, tenho a consciência que os dois lados são importantes. Tanto a emissão do sinal no router como a recepção no aparelho devem ser as melhores.

 

A questão é que eu ainda não estou entendendo se o que está acontecendo é normal, a perda relativamente alta de velocidade tão perto do router... 

 

Tomo como exemplo o tablet, que de todos os meus aparelhos é o mais recente, tem uma tecnologia lançada ano passado. Imagino então que ele tenha uma antena de wi-fi boa, muito recente, certamente capaz de receber transmissões em velocidades muito maiores.

 

Faz sentido que a partir do meu router, que emite uma taxa de 54 Mbps, chegue 20 Mbps no tablet quando eu estou do lado do router? Do lado mesmo, menos de 30 centímetros dele, na frente da antena direcional. 

 

Não creio que nesse caso seja má qualidade da placa do tablet. Aí eu não sei se esse percentual mais baixo em relação à velocidade máxima do router faz sentido, se ter uma velocidade no aparelho inferior a 40% de sua velocidade máxima de transmissão é plausível.

 

Ou será que isso está ocorrendo pelo fato do router ser bem antigo, de já ter trabalhado há muitos anos? Por exemplo, se eu colocasse um router igualzinho, mas novo em folha, ele estaria com uma capacidade de transmissão melhor? Não sei se isso faz sentido...

 

Tenho a consciência de que preciso ver as duas extremidades da conexão. Mas quero entender como funciona. Se eu estou tendo no máximo 25 Mbps no laptop ao lado do router, isso estaria ocorrendo principalmente pelo router ou pela placa dele? Pois se for por causa da placa padrão dele, não vai adiantar muito no meu entendimento investir em um novo router, posso manter esse que tenho e arrumar uma placa ou adaptador WLAN melhor para ele. Por outro lado, se esse desempenho mais fraco é por causa do router, vou preferir nesse momento focar em um router melhor, pois nesse caso mesmo com a placa padrão do laptop eu teria um desempenho mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!