Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acessar roteador em rede com segmento diferente.


Ir à solução Resolvido por kowalsky01,

Posts recomendados

Olá pessoal,
Eu já rodei bastante atrás dessa informação, mas pelo jeito a solução é pedir ajuda.

Eu sou leigo nessa área de redes. O máximo que eu sei é configurar uma rede doméstica com vários roteadores ligados em modens e roteadores com gateways diferentes.

Bom, essa parte já foi, mas o lance agora é conseguir acessar a configuração desses roteadores através da rede principal.

O meu computador é ligado direto no modem e nas outras portas tem 3 roteadores wi-fi.

Eu consigo acessar o modem, mas só consigo configurar os roteadores se conectar os cabos deles no meu PC.

Queria saber se existe alguma forma de acessar os roteadores sem precisar conectar os cabos deles no meu computador, pois eu estou com o IP 192.168.1.x e o gateway com o mesmo segmento,

mas os roteadores estão nas outras portas acessando através de 192.168.1.x e nas portas lan deles, estão em 192.168.0.x por exemplo, ou seja, só acessando as configurações com essas 0.x.

Queria saber como consigo chegar a passar pelo modem, entrar no roteador e configurá-lo sem precisar mudar de cabeamento sempre que necessário.

Já achei algo relacionado a regras no firewall do roteador, mas não sei trabalhar essa parte. Se tiverem algum tutorial ou palpite. Eu agradeço muito, muito, muito!!

Bom, desde já eu sou grato a todos. valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito mais fácil de fazer isso seria configurar os roteadores na mesma faixa de ip do seu modem, que na verdade é um modem-roteador. Ou seja, se o modem-roteador estiver com ip 192.168.1.1, os roteadores também devem ficar configurados com ips fixos 192.168.1.x. Além disso, cada cabo que sair da porta lan do modem deve conectar a uma porta lan de cada roteador, ou seja, a porta wan de cada roteador não deve ser usada. Se são 3 roteadores, eles devem ficar com os seguintes ips fixos: 192.168.1.2, 192.168.1.3 e 192.168.1.4 (por exemplo, pois podem ser outros ips desde que na mesma faixa). E cada um desses roteadores deve ficar com o DHCP desativado. Desse modo o DHCP fica sendo realizado unicamente pelo modem-roteador. Fazendo assim, você consegue acessar cada roteador de seu pc, notebook, celular, etc.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não consegui o que eu procurava galera, pois pra ter acesso ao roteador, eu teria que conectar o PC em uma das portas LAN do roteador e como o modem está conectado na porta WAN, eu não tenho esse acesso, pois o meu computador está na porta LAN do modem. Se houver mais dicas, eu aceito. Muito obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não consegui o que eu procurava galera, pois pra ter acesso ao roteador, eu teria que conectar o PC em uma das portas LAN do roteador e como o modem está conectado na porta WAN, eu não tenho esse acesso, pois o meu computador está na porta LAN do modem. Se houver mais dicas, eu aceito. Muito obrigado pessoal!

Só pra entender direito, quando você diz que o modem está na conectado na porta WAN você quis dizer que há um cabo saindo de uma das portas lan do modem e conectando-se na porta WAN do roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo @djrick74
Exemplo: No esquema A eu tenho acesso as configurações do roteador, mas no esquema B, dá timeout

2ihbeza.png


Eu vi umas idéias de acrescentar portas ou regras no firewall do roteador, mas infelizmente eu não tenho esse conhecimento ainda... Se me disserem mais ou menos...
Tinha algo relacionado a Forwarding e umas sequencias de IP... Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, ao invés de conectar o cabo que sai do modem na porta wan do roteador seria possível conectá-lo na porta lan do roteador? Se sim, é só seguir a dica que dei no meu post anterior. Você conseguirá acessar o roteador através de seu pc sem recorrer a soluções ortodoxas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se eu conectar o modem na porta LAN do roteador, o roteador não vai ter internet. Eu queria conseguir acessar nesse meio. O firewall não permite, mas tem alguma regra que permite, pois que é possível fazer com circuito de câmeras, mas com esse que eu quero, eu não sei...

Cara, já fiz isso diversas vezes, do jeito que expliquei no meu primeiro post. E todos os roteadores forneceram internet em suas respectivas portas lan.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu peguei outro roteador e fiz a como djrick74 indicou. Ele só tem uma entrada, e não há informação se é Lan ou WAN, mas quando eu configurei ele, eu consegui acessar as configuração deles através do modem, mas com os outros, que a internet entra na WAN, não tem jeito. Eles não conectam.

PS.: Quando eu coloquei esse roteador em IP Fixo, ele não conseguia encontrar o modem, mas quando eu habilitei o DHCP server, ele achou o modem. Existe alguma diferença? Mesmo estando com as configurações corretas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu peguei outro roteador e fiz a como djrick74 indicou. Ele só tem uma entrada, e não há informação se é Lan ou WAN, mas quando eu configurei ele, eu consegui acessar as configuração deles através do modem, mas com os outros, que a internet entra na WAN, não tem jeito. Eles não conectam.

PS.: Quando eu coloquei esse roteador em IP Fixo, ele não conseguia encontrar o modem, mas quando eu habilitei o DHCP server, ele achou o modem. Existe alguma diferença? Mesmo estando com as configurações corretas?

Esse roteador tá com cara de ser um Access Point (AP). Quanto ao ip fixo ou dhcp, quando você configurou o ip dele foi na parte de configuração wan ou lan? E quanto aos outros roteadores, se conectar pela porta wan você não vai conseguir acessá-los. Tem que ser pela porta lan. 

Sem saber o modelo do modem, o modelo desse roteador (ou AP), o modelo dos outros roteadores, o tipo de internet (cabo ou adsl), os endereços IPs que cada equipamento tem, não tem como saber exatamente o que está ocorrendo em sua rede. Teria que levantar essas informações mais detalhadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O jeito mais fácil de fazer isso seria configurar os roteadores na mesma faixa de ip do seu modem, que na verdade é um modem-roteador. Ou seja, se o modem-roteador estiver com ip 192.168.1.1, os roteadores também devem ficar configurados com ips fixos 192.168.1.x. Além disso, cada cabo que sair da porta lan do modem deve conectar a uma porta lan de cada roteador, ou seja, a porta wan de cada roteador não deve ser usada. Se são 3 roteadores, eles devem ficar com os seguintes ips fixos: 192.168.1.2, 192.168.1.3 e 192.168.1.4 (por exemplo, pois podem ser outros ips desde que na mesma faixa). E cada um desses roteadores deve ficar com o DHCP desativado. Desse modo o DHCP fica sendo realizado unicamente pelo modem-roteador. Fazendo assim, você consegue acessar cada roteador de seu pc, notebook, celular, etc.

 

Os roteadores (AP) conectados por suas portas LAN roteiam ou agem como HUBs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os roteadores (AP) conectados por suas portas LAN roteiam ou agem como HUBs?

Olha só, o AP puro só tem uma entrada para cabo. Foi feito para retransmitir via wi-fi o sinal de rede recebido através de cabo de rede. Com o tempo foram implementando melhorias, chegando a modelos com portas adicionais, se comportando como um hub/switch. As implementações chegaram a tal ponto até a modelos que roteiam, transformando-se praticamente em roteador wireless.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Isso mesmo pessoal, djrick74 alexandre.mbm, ele é um acess point puro. Bom, eu já corri atrás e não consegui. O que meu amigo me falou é que se eu comprar um Microtik eu consigo definir, de forma mais fácil, o acesso a eles. Vou tentar o microtik mesmo, já que desse modo é mais complicado. valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ligar na LAN, ele apenas repete as configurações do Modem. Ligando na WAN, você pode definir configurações através do Painel do Router/AP.


- Modem em bridge ou conexão a cabo: Porta WAN do roteador; roteador autenticando em PPPoE.

- Modem em router: porta LAN do roteador: Roteador funciona como ponto de acesso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@djrick74, resumindo, pra que serve ligar em porta LAN e pra que serve ligar em porta WAN?

Ligar um segundo roteador pela sua porta LAN é expandir a rede e continuar enxergando-o de um pc ligado ao primeiro roteador. Esta foi a solução que sugeri ao autor do tópico.

Ligar um segundo roteador pela sua porta WAN e com outra faixa de ip, é expandir a rede mas não enxergá-lo através de um pc ligado ao primeiro roteador, ou seja, é criar outra rede independente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem Internet pra todos?

Sim. Em minha casa tenho dois roteadores secundários que funcionam assim. Acesso-os do primeiro roteador tranquilamente. E os dispositivos neles ligados usufruem a internet sem problemas. Lembrando que tem que desativar os seus DHCPs e fixar ips na mesma faixa de ip do roteador principal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...