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Dúvidas de um iniciante na eletrônica.


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Boas noites (Portugal),

Comecei a pouco tempo no mundo da eletrônica e na criação do meu primeiro projecto, o conhecido pi polonês.

 

Após ter testado inúmeros papeis para a transferência térmica descobri o ideal, mas na hora de prosseguir com o projecto comecei a ter algumas dúvidas.

 

1- Após imprimir na placa reparei que ficou com 1 camada de papel muito pequena ao ponto de eu raspar com o dedo e a camada não sair, será que não faz mal para corroer?

 

 

2-  A placa depois de imprimida ficou com umas falhas na impressão (3 falhas a meu ver), as  quais estão quase todas localizadas nas ilhas, li que se pode corrigir com caneta permanente, e eu tenho aqui 1 da staedtler de ponta fina será que posso usar?

 

 

Se alguém souber responder agradecia.

 

ps: amanha posto fotos visto que a minha câmera tem 1 bug.

 

Obrigado.

Cumprimentos.

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1- Após imprimir na placa reparei que ficou com 1 camada de papel muito pequena ao ponto de eu raspar com o dedo e a camada não sair, será que não faz mal para corroer?

 

 

Não faz mal, pode corroer.

Depois terá um pouquinho de trabalho para limpar as trilhas, mas o importante é que tenha algo (tinta, papel, plástico, esmalte) protegendo as trilhas para o percloreto não coroe-las também.

 

 

 

2-  A placa depois de imprimida ficou com umas falhas na impressão (3 falhas a meu ver), as  quais estão quase todas localizadas nas ilhas, li que se pode corrigir com caneta permanente, e eu tenho aqui 1 da staedtler de ponta fina será que posso usar?

 

 

Não conheço essa caneta, mas qualquer tinta que o percloreto não consiga dissolver serve para o processo.

 

Tintas de canetas que saem com o passar do dedo ou que saem com água não servem.

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Bons dias,

 

desde já obrigado pelas respostas rápidas,a caneta é parecida com a americana sharpie e eu li que essa é boa para corrigir mas eu de qualquer forma vou testar para ver se vai corroer.

 

Aqui está as fotos:

 http://i.imgur.com/TqNy3lO.jpg

http://i.imgur.com/D2D1V3I.jpg

http://i.imgur.com/SBR012i.jpg

 

Dá para corrigir certo?

Agora estou a pensar comprar 1 mini berbequim (mini furadeira), para cortar a placa e furar, visto que não sei como vou a cortar com precisão.

 

Obrigado

Cumprimentos.

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  • Membro VIP

Dá pra corrigir tranquilamente.

Com o tempo você vai adquirie experiência pra fazer uma transferência melhor. Eu faço trilhas de 0,2mm sem problemas, mas foi preciso acertar o melhor papel glossi para esta função, a temperatura  do "ferro" e o tempo para transferir.

A camada que tu falastes não é o papel, mas sim o toner da impressora laser.

Por falar em toner, procure usar sempre o original.

Algumas dicas:

http://microcontrolado.com/placa-de-circuito-impresso-pci-metodo-de-transferencia-termica/

 

http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/como_confeccionar_placas_semi_profissionais.htm

 

 

No próprio YouTube tem muito material pra ver.

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  • Membro VIP

Mais uma dica.

Corte a placa na medida certa, antes de fazer a transferência.

Corte o desenho do layout com pelo menos 1 cm de sobra nas bordas.

Coloque o papel sobre uma superfície plana com o layout virado pla cima. claro!

Coloque a placa devidamente limpa e seca exatamente sobre o layout.

Com fita adesiva, aqui chamamos de fita crepe, 

800.jpg

fixe a placa nas bordas do papel, nos 4 lados.

Agora é só virar e passar o ferro quente.

Obterá melhor resultado se colocar um pano, tipo jeans, entre a placa e a superfície bem plana, onde ela está apoiada.

Eu não tenho, mas uma manta de silicone fina em cima da folha do layout fará com que a temperatura fique mais uniforme na placa, quando estiver passando o ferro sobre ela, evitando assim que alguns pontos recebam excesso de calor, fazendo com que dificulte a retirada do papel quando a transferência for concluída.

Após passar o ferro quente, pegue a placa com o papel, com cuidado pois deve estar bem quente, e coloque num recipiente com agua fria.

Uns 3 minutos basta pra que o papel absorva água o suficiente pra se desprender totalmente do toner.

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Boas tardes,

_xyko_, vi o vídeo e parece que o autor deu bem mais importância ao calor do ferro que eu, mas também é a minha primeira vez mas corrói e foi um sucesso (a meu ver). 

 

Agora em relação aos furos, eu tenho por aqui 1 dremel com o autor do vídeo mas gostaria de perguntar se podia usar a mesma broca para todos os furos, sei que os buracos têm dimensões diferentes mas será que posso usar para todos os furos uma broca de 0,075mm (também tenho de 1mm)?

Aqui a imagem:

 

4toUqsV.jpg

Obrigado

Cumprimentos.

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  • Membro VIP

Você tem que ter várias brocas entre 0,7 e 2,5mm.

super-kit-50-micro-fresas-r120-fresas-de

Pode passas a primeira em todos, mas depois terá que passar brocas com diâmetro maior nos furos onde vão conectores, relê... enfim, todos os componentes cujo os pinos têm diâmetros maiores.

A DREMEL é muito pesada para esta função, a não ser que ela esteja num suporte.

Indico este tipo de mini furadeiras, ideais para PCIs.

 

download_6_.jpg

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-655869188-mini-furadeira-c-fonteacessorios5-micro-brocas-gratis-_JM#D[s:ADV,L:VQCATCORE_QCT,V:1]

 

A maioria já vem com um kit de brocas.

 

Mais.

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Boas tardes,

Consegui corroer  a placa e foi 1 sucesso.

Mas quando tive a ver os componentes e onde os meter não percebi uma coisa, como ler os componentes, ou seja, C1, C2, R1... R10 (etc), como sei qual é o 10 e o 9 (sei que componentes são mas não identificar-los pelo número).

Será que me podia dar 1 ajudar?

 

Obrigado

Cumprimentos.

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Buenas!

Só pra complementar uma outra alternativa, quando eu produzia PCI caseira, geralmente usava esse Perfurador de PCI que se encontra em loja de eletrônica, na época (Isso a dois anos atrás) paguei em torno de 25.00.

 

Pra mim era mais prático do que furar com retifica ou furadeira manual, embora tenhamos um incoveniente quando se trata de uma placa de fenolite muito grande, o instrumento citado pode não satisfazer, pois o mesmo pode não chegar ao centro da PCI, mas para pequenos protótipos, acredito que é uma mão na roda. Para furos maiores usava a retifica para esgaçar o furo pequeno utilizado por ele quando o terminal do componente era mais pesado.

Amplexos!
 

post-662306-0-86858000-1432752307.jpg

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Boas tardes,

Consegui corroer  a placa e foi 1 sucesso.

Mas quando tive a ver os componentes e onde os meter não percebi uma coisa, como ler os componentes, ou seja, C1, C2, R1... R10 (etc), como sei qual é o 10 e o 9 (sei que componentes são mas não identificar-los pelo número).

Será que me podia dar 1 ajudar?

 

Obrigado

Cumprimentos.

Seguindo o esquemático você saberá qual o componente e seu valor.

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