Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troco o processador ou a memoria?


Posts recomendados

Bom dia Pessoal.

 

Bom: comprei ontem duas maquinas modestas conforme abaixo; não precisava de nada maior pois tenho um note Lenovo I5 8gb.

Dell GX270, pentium 4 1,5 ram   WXP

Dell 210L, Celeron D 1gb de ram WXP

 

Comprei estas maquinas para as seguintes funções.

 

Dell 210L: Midia center: ligar a maquina na TV para reproduzir filmes, como no mega cubo youtube etc e acessar Team Viewe como controle remoto.. (Só estas Funções)

 

Dell GX 270 para internet e planilhas etc, coisas mais usuais.

 

O problema é o seguinte.

 

A Dell 210L está muito lenta, quando roda filme do mega cubo ou qualquer outro site fica travando um pouco, para funções como abrir instalação de algum programa esquece... demora e demora,,, imagine um excel com formulas....

O que devo fazer? seria viavel colocar 2gb de memoria ram? isso melhoraria algo com as funções desejadas?

 

A Dell GX270 está muito boa, sem problemas, eu não consigo rodar o midia center nele pois, nessa maquina o mega cubo pede atualização para IE8 :/

se não eu colocaria ela para fazer esta função.

 

 

Mas preciso resolver o problema de lentidao da 210L para poder fazer alguma destas funções. 

(midia center ou uso cotidiano)

 

Desde já agradeço pessoa.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Oliveira Barbosa sinceramente, esta sua CPU 

Dell 210L, Celeron D 1gb de ram WXP precisa urgentemente de + RAM. 

 

Coloque um pente de 4Giga, que é o padrão para atuais S.O, já que o XP 

não tem mais suporte, e logo vai sumir de vez as compatibilidades 

de novos, atualizações de programas e programas. 

 

Me informe a frequência de cada processador de seus 2 PCs, 

para saber se necessita realmente de uma troca de processador em algum CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Oliveira Barbosa sinceramente, esta sua CPU 

Dell 210L, Celeron D 1gb de ram WXP precisa urgentemente de + RAM. 

 

Coloque um pente de 4Giga, que é o padrão para atuais S.O, já que o XP 

não tem mais suporte, e logo vai sumir de vez as compatibilidades 

de novos, atualizações de programas e programas. 

 

Me informe a frequência de cada processador de seus 2 PCs, 

para saber se necessita realmente de uma troca de processador em algum CPU.

@ Tudo beleza?

o celeron é com Certeza 2.66GHz

O P4 não estou com a conf agora mas se não me engano é 2.88

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os processadores dão conta do tipo de uso que vais fazer. 

Ponha pelo menos 2GB, para melhorar o desempenho Dell 210L

(recomendado mesmo seria 4GB)

Obrigado Alison , se nao me engano tenho um pente de 2 boiando em casa.

Vou colocar ele e melhorando algo já encomendo o segundo pente de 2gb.

Proxima etapa, colocar W7 nas belezinhas, pela idade das maquinas, não será algo muito fácil.

pelo menos já tentei na 210L e deu erro..

Mas isso ai.. Mando noticias do UP logo que colocar a memoria

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alison , se nao me engano tenho um pente de 2 boiando em casa.

Vou colocar ele e melhorando algo já encomendo o segundo pente de 2gb.

Proxima etapa, colocar W7 nas belezinhas, pela idade das maquinas, não será algo muito fácil.

pelo menos já tentei na 210L e deu erro..

Mas isso ai.. Mando noticias do UP logo que colocar a memoria

Justamente por causa do Windows 7 em diante que lhe recomendei 4GB. 

Se por acaso tiver problemas com procura de drivers 

quando for por o Windows 7, tem os programas Drive Easy e Slim Drivers. 

 

O driver que um não encontrar, outro acha se estiver algum disponível. 

 

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço esses processadores, e realmente pra windows 7 seria necessário mais memória sim. Mas para o XP, 1GB dependendo do uso, é mais do que suficiente 

 

Já fiz testes em PCs que estavam bem lentos com Pentium D, celeron D e até mesmo core 2 DUO. Testei com 1GB e 2GB dual channel e quase não houve melhora na velocidade. Percebi que essa lentidão era em 2 placas antigas LGA 775 que não suportam os mais atuais wolfdale por exemplo como o Pentium E.  A memória evidentemente ajudou em alguma coisa, mas no geral continuaram bem lentos.

 

Então seria interessante verificar se a placa mãe desse PC que está lento permite o uso dos Pentium E wolfdale ou os core 2 DUO mais rápido. Se aceita, então a mudança de processador pode melhorar bastante a velocidade, mas se não aceita processadores mais novos, então é provavelmente uma daquelas placas mais antigas que limita até mesmo o clock da memória.

 

Outra coisa que pode verificar também é se o HD do celeron é Sata ou IDE, porque existe um diferença boa de velocidade entre ambos, dependendo do HD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Ryudo

Obrigado pelas informações.

 

Atualizando o que Fiz ontem:

 - Dell 210L celeron D

A memoria que eu tinha em casa era DDR3 :/ então tive que me virar um pouco com o que eu tinha em mãos.

Esquecendo da memoria, decidi arriscar.

a memoria instalada era 1gb dual chanel, arrisquei e Instalei o W7,

baixei algumas atualizações e rodou tranquilo.

obtive uma melhora de 30% mesmo sem alterações no hardware; com isso consegui acessar a net tranquilo, claro que não como uma Brastemp mas consegui satisfatoriamente, com um pouquinho de lentidão, mas em um ponto aceitavel devido a idade e configuração da maquina.

testei a comportamento do processador para rodar o Media Center, ele dá umas travadinhas e sempre funciona em 100%,

já a memoria trabalhando em 80%. ou seja, por enquanto não dá pra por como o midia center como era planejado. com isso realmente terei que fazer algumas modificações de hardware

 

- Dell gx270

Hoje eu iria formatar a maquina para W7 e testar como seria o comportamento dela como midia center, maaaassssss,

Verificando algumas informações tecnicas da maquina, vi que o socket é mais antigo, 478.

Então certamente caso eu precise fazer um UP no processador, já seria mais complicado, e os demais elementos como memoria são antigos, até agora em verificações parece que a memoria é DDR400, Placa de video não sei se existe para instalar com saida HDMI.

É uma maquina melhor em quesitor de processamento, mas se eu colocar ela de midia center e tiver problemas, aparentemente estarei a pé.

E não venho encontrado informações exatas da maquina ex: até quanto de memoria ela comporta e por ai vai.

O que acham? Me corrijam se eu estiver errado no caso da GX270.

Se eu pudesse utilizala por agora como o media center, não iria gastar com a outra por enquanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Ryudo

Obrigado pelas informações.

 

Atualizando o que Fiz ontem:

 - Dell 210L celeron D

A memoria que eu tinha em casa era DDR3 :/ então tive que me virar um pouco com o que eu tinha em mãos.

Se eu pudesse utilizala por agora como o media center, não iria gastar com a outra por enquanto.

que furada cara, não Pentium 4 775. 

 

Qual a frequência de cada processador de cada máquina sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde Galera.

 

Trago Boas Novas.

 

Tive problemas em achar processador com um fornecedor mas consegui instalar 4gb de memoria no bicho.

Formatei para w7 64bits.

melhorou bem, mas pode melhorar mais, já estou encomendando um pentium 4.

Mas mesmo com w7 64 bits, o sistema só reconhece 2.99 gb de ram, na bios está identificado 4gb   / 2 pentes de 2 gb cada.

mas o windows só enxerga 2.99. o que posso fazer?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jorno.

Vou fazer o teste com ele.

Tinha testado com 1gb e ficou ttravando rodando do pendrive.

O meu maior problema em instalar linux é q esse PC será um mídia center usando o mega cubo, que nao tem para essa plataforma e também o controle remoto seria meu celular por programas ex: área de trabalho remota.

você conhece algum programa da plataforma que tenha canais de filmes e futebol juntos em um programa para essa plataforma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Amigos.

 

Trazendo as ultimas.

Testei a versão Lubuntu e não atendia as minhas necessidades.

 

Já tinha colocado 4GB de ram que funcionam só 2.99GB :/

e ontem coloquei um P4 HT 3.0Ghz 800Mhz cache L2 de 2M e mais 1 HD 80gb. 

 

Agora sim, funcionou tranquilo como um Media Center.

 

A unica coisa que me lasquei é que não dará para ver filmes em Full, pois a placa de video integrada é de 8MB sendo assim, corta parte da sena de um filme por exemplo.

Fui no setup mas não consegui nenhuma faixa de memoria de video.. as disponíveis são 1MB e 8MB.

Alguém sabe como posso ou consigo fazer alguma alteração? 64MB já me ajudaria e muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...