Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macro LibreOffice Writer: atalho teclado para encontrar caracter/palavra


Ir à solução Resolvido por TianK,

Posts recomendados

Boa tarde!

Sou novo no Fórum e busco ajuda em uma macro. Eu trabalhava em um órgão público que dispunha, na época, do BrOffice Writer para realizar as tarefas diárias. A equipe de informática desenvolveu um recurso muito útil para a confecção de documentos, por meio de uma macro que "procurava", por meio da tecla de atalho "F3" o caracter "*" (asterisco), posicionando o cursor e selecionando este (o caracter) quando referida tecla era pressionada.

Estou precisando inserir esse recurso em documentos que faço no órgão em que trabalho atualmente, o que seria muito útil, mas não sei nem por onde comerçar...

Se alguém puder me ajudar, por favor, esteja a vontade...:)

Muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a tecla F3.

 

Selecione o caractere desejado, e pressione F3, ou ainda, CTRL+F

 

Se for Word, CTRL + L

 

Obrigado pela resposta, ilkyest. Até que tentei usar "autotexto", mas não sei se é o caso. O que eu procuro é, por exemplo:

--------------------------------------------------------------------------

DOCUMENTO */201*

 

Ao Sr. * [Nome]

* [Cargo]

 

Conforme *, os documentos de fls. */* estão incompletos.

--------------------------------------------------------------------------

 

Quando eu pressionasse a tecla "F3", o cursor iria de asterisco em asterisco, selecionando cada um que encontrasse no documento...pressionando de novo, o cursor iria para o próximo, assim sucessivamente...não sei se consegui explicar o que preciso, mas é isso aí...

Mesmo assim, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@freitasmarcus,

 

No LibreOffice Writer você precisa da combinação de teclas Ctrl+Shift+F para executar o comando "Repetir Pesquisa".

 

Ele faz exatamente o que você quer, sem macro, pesquisa o caractere selecionado e cada vez que você tecla a combinação (Ctrl+Shift+F), repete a pesquisa.

 

Se você preferir, é possível mudar as atribuições da tecla F3 para executar o comando "Repetir Pesquisa".  Para isso vá no Menu Ferramentas > Personalizar... > Aba "Teclado":

  1. Na seção "Funções", em "Categoria" escolha "Editar". Depois procure "Repetir Pesquisa" em "Função".
  2. Agora vá na seção "Teclas de atalho" selecione "F3".
  3. Clique no botão "Modificar".

Agora a tecla F3 executará "Repetir Pesquisa".

 

 

[]s.

TianK

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!