Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Placa mãe Gigabyte 970A-DS3P


alanxd2
Ir à solução Resolvido por alanxd2,

Posts recomendados

Boa noite

 

Estou com o computador com as seguintes configurações:

 

CPU> AMD FX-8350 4.0Ghz  4.2 no turbo

Placa mãe Gigabyte>970A-DS3P  >>>Site da fabricante<<<

Placa de video> R9 290X

HD> 1X HD 1TB Seagate sata 2

HD> 1X HD 1TB Seagate Sata 3

Fonte: XFX PRO750W  toda mudular

Memoria: 2X8GB Corsair vengeance 1600Mhz

 

*Obs: tenho esse computador a 1 ano eu mesmo montei nunca tinha dado problema ate agora.

 

A fonte claro é inferior ao que deveria ser colocado mais por problemas financeiros foi a unica opção na compra vou trocar por uma Corsair RM1000W

 

Bom meu problema é o seguinte o computador esta desligando do nada quando eu religava ele so ligava bios e tela preta mas quando eu tirava e limpava a memoria ela voltava a funcionar então fiz uma limpeza geral e reiniciei a bios limpei toda ela com pincel limpei a placa de vídeo tudo verifiquei a memoria com o memtest86 nenhum erro  verifiquei no site da placa mãe que não tem suporte para pente de 8gb so para de 4gb Tabela de acordo com fabricante aqui.

 

e verifiquei também que tem uma atualização da bios mas ate agora nunca deu problema de incompatibilidade a versão que eu utilizo é a F1.

Outra coisa que me incomodou é a temperatura da placa mãe que estava na casa dos 48-50 ºC  agora apos limpeza e resetei bios esta em 39 ºC

 

No momento n tenho nenhum cooler do gabinete ligado pois uso a tampa aberta e limpo frequentemente sera que isso pode ser incompatibilidade de memoria ou pode ser a fonte que não esta aguentando?

 

esse problema começou a ocorrer quando eu estava jogando GTA5 no monitoramento estava bem aquecido o processador na casa dos 50ºC a placa mãe eu não vi e a fonte consideravelmente quente na lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais a bios mais atual ela é beta to com medo de por ela e começar a ter problemas!!!


e a fonte quando estou em jogos sempre aquece muito agora que esta frio aqui na região que não chega a esquentar tanto assim mais é notável ate em cima do gabinete onde fica a fonte que ha muito calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize sem medo.. caso queira, salve a versão anterior a ela também , assim caso não goste você atualiza pra versão anterior que estava !


Sobre a Fonte, continuando achando desnecessário a sua preocupação.. As fontes da XFX são de excelente qualidade , e a sua de 750w é mais que o Suficiente pra toda a sua Configuração... Sobre as temperaturas, varia muito do lugar onde você mora, do Gabinete que é usado, Fan's e tudo mais...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, estou apostando na atualização da BIOS pois geralmente ela corrige alguns problemas de Compatibilidade.. Atualize, teste e poste aqui para nos atualizar sobre o seus problemas..

Outra coisa... na lista de memórias aceitas pela sua Mobo, como você disse , não lista memórias de 8GB.. mas ela aceita 32 GB, logo , teoricamente falando , ela aceita sem problemas Pentes de 8 GB.. Creio que seja apenas uma lista " Desatualizada " mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Verifiquei a atualização da bios porém não resolveu.

 

Descobri o real problema o que acontecia é que como o dissipador do chipset é quase encostado no dissipador do processador o calor que o processador emite acaba elevando a temperatura do chipset e acaba desligando o computador.

Verifiquei que quando entrava em jogos em que o processador usava toda sua potencia e ficava entre 50ºC a placa mãe aumentava para 50ºC rapidamente.

 

O que eu fiz provisoriamente para sanar o problema é >> coloquei um ventilador virado para dentro do gabinete assim o chipset que estava em 41ºC em uso normal do pc sem abrir jogos nem nada caiu para 27ºC e abrindo jogos esta instável entre 27ºC a 29ºC.

Vou ter de futuramente comprar um Water cooler provavelmente ou trocar a placa mãe pois o processador trabalha em altas temperaturas e acaba esquentando o chipset.

 

Porque isso não ocorreu antes?

Apos uma busca e ver vários comentários de outras pessoas que tambem estavam com o mesmo problema pode ser o mal encaixe do dissipador do chipset ou ate mesmo a pasta térmica porém acredito que isso não iria sanar o problema pois diminuiria poucos graus e o equipamento continuaria trabalhar em altas temperaturas apesar de não causar o desligamento.

 

Meu conselho para quem comprar essa placa pensando em economizar dinheiro para os outros componentes é não compensa pois ela esquenta muito apesar de ser uma ótima placa custo beneficio você provavelmente terá de colocar um water cooler para jogar.

Valeu pela ajuda pessoal espero que esse tópico ajude ai quem tiver tendo esse mesmo problema que eu.  Fiquei quase loco com o bagulho desligando aqui do nada kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Oi tudo bem?

Tenho a mesmo placa mãe que você e o mesmo problema.

Comprei meu computador faz poucos meses, está bastante limpo, uso water cooler e vários outros coolers.

Já queimei um bios por causa do problema, estou na segunda bios e está acontecendo o mesmo às vezes.

O que posso fazer? Estou na garantia, gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer antes de mandar para o recall.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Se eu fosse você pedia recal se queimo uma bios  porque pelo que eu percebi essa placa-mãe da problema, direto da recover de uma bios pra outra bios e agora o slot da pilha da placa-mãe n esta mais segurando a pilha direito assim não esta salvando as config da bios e hoje mesmo esquentou novamente vou ter de trocar o adesivo térmico dos dissipadores da bios.

 

Não recomendo a compra dessa placa-mãe para ninguém.

O aquecimento maior era devido ao meu processador ter sido montado na loja assim acabou que colocaram pasta térmica de fabrica em cima do adesivo que vem colado no processador ai esquentava pra caramba troquei coloquei uma pasta boa de prata e mais um cooler no gabinete pronto pude fechar o gabinete parou de desligar mais hoje como estava muito quente aqui chegou a desligar dei uma apertada nos dissipadores da bios resolveu parou de desligar.  mas mesmo assim recomendo @Ismael dcb  fazer o recall pois pode dar mais problema futuramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E os problemas continuam, A bios parou de marcar a hora toda vez que desligo zera o relógio troquei a pilha e nada.

Agora ao envés de desligar ele simplesmente desliga e reinicia mais volta a funcionar.

Arrumei toda a refrigeração do gabinete coloquei 4 cooler bem ajeitadinho pra entrar e sair o ar de maneira mais eficiente arrumei os cabos da melhor maneira possível limpei tudo troquei a pasta térmica do processado e chipset, coloquei uma com base de prata e a temperatura do processador abaixou mais a do chipset continua nas alturas.

Vou acabar trocando a placa-mãe pra ver se resolve. Se o problema parar posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 17/05/2015 às 18:50, alanxd2 disse:

Boa noite

 

Estou com o computador com as seguintes configurações:

 

CPU> AMD FX-8350 4.0Ghz  4.2 no turbo

placa-mãe Gigabyte>970A-DS3P  >>>Site da fabricante<<<

Placa de video> R9 290X

HD> 1X HD 1TB Seagate sata 2

HD> 1X HD 1TB Seagate Sata 3

Fonte: XFX PRO750W  toda mudular

Memoria: 2X8GB Corsair vengeance 1600Mhz

 

*Obs: tenho esse computador a 1 ano eu mesmo montei nunca tinha dado problema ate agora.

 

A fonte claro é inferior ao que deveria ser colocado mais por problemas financeiros foi a unica opção na compra vou trocar por uma Corsair RM1000W

 

Bom meu problema é o seguinte o computador esta desligando do nada quando eu religava ele so ligava bios e tela preta mas quando eu tirava e limpava a memoria ela voltava a funcionar então fiz uma limpeza geral e reiniciei a bios limpei toda ela com pincel limpei a placa de vídeo tudo verifiquei a memoria com o memtest86 nenhum erro  verifiquei no site da placa-mãe que não tem suporte para pente de 8gb so para de 4gb Tabela de acordo com fabricante aqui.

 

e verifiquei também que tem uma atualização da bios mas ate agora nunca deu problema de incompatibilidade a versão que eu utilizo é a F1.

Outra coisa que me incomodou é a temperatura da placa-mãe que estava na casa dos 48-50 ºC  agora apos limpeza e resetei bios esta em 39 ºC

 

No momento n tenho nenhum cooler do gabinete ligado pois uso a tampa aberta e limpo frequentemente sera que isso pode ser incompatibilidade de memoria ou pode ser a fonte que não esta aguentando?

 

esse problema começou a ocorrer quando eu estava jogando GTA5 no monitoramento estava bem aquecido o processador na casa dos 50ºC a placa-mãe eu não vi e a fonte consideravelmente quente na lateral.

Meu amigo o problema ai é sua fonte 99% de certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!