Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor para escritório de adv. Windows Server serve?


Posts recomendados

Olá pessoal!

Uma dúvida simples entre Win 7 vs Win Server.

Comprei uma maquina extra para o escritório de advocacia no qual trabalho e estou querendo montar um servidor dedicado para armazenar os dados nela.
A ideia é deixar os arquivos mais seguros por lá, visto que ano passado tive que fazer uma vigília de oração na igreja para conseguir recuperar dezenas de centenas de arquivos .doc e .pdf importantíssimos, depois de um "pré-pane" no HD.

Bom, o projeto é tornar essa máquina nova um servidor o qual, cada usuário de lá tenha seu respectivo login e senha para acessar, criar, editar e salvar todos os dados apenas no servidor, facilitando assim a organização e o compartilhamento entre eles, e claro, uma sincronização com um serviço auto backup na nuvem (a escolher).

O plano, na minha cabeça, parece muito bom! Não sei se estou fazendo certo mesmo... Mas enfim, a máquina já está aqui, é algo simples e com o pouco de dinheiro que pude investir: Um processador AMD FX 6300, 8GB de ram 1333mhz e um barracuda de 1TB.

Depois de tudo isso, falta saber qual melhor sistema para rodar esse esquema.
Como é algo básico, pensei que o Windows 7 poderia fazer, mas quero o mais leve possível, serão no máximo 4 usuários com muitas janelas do Chrome abertas fazendo pesquisas, e Word + Acrobat fazendo leitura.
Por baixo, é só isso mesmo.

Vocês que entendem mais profundamente sobre as versões do Windows, há diferença de desempenho, para o meu uso, entre o Windows 7 ou Server?
Qualquer um me basta?

Muito obrigado desde já, e um forte abraço!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Eu escolheria um Windows Server 2012, motivo é a enfase em servidores.

 

Para os usuários logarem nas maquinas seria ótimo um Active Directory, com politicas de grupo/usuário (GPO) com permissões na máquina, que variam desde a mais simples como o uso do papel de parede até as mais complexas, como permissão para modificar placa de rede (exemplo tosco).

 

Compartilhamento de arquivos conforme usuário, permissão de leitura/execução/gravação personalizada, enfim, milhões de possibilidades, e muitos serviços a oferecer.

 

Um único HD? Se os dados são estão importante, recomendo utilizar RAID 1 (espelhamento), pois se um HD der "pré-pane" novamente, nenhum dado será perdido do segundo HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Eu escolheria um Windows Server 2012, motivo é a enfase em servidores.

 

Para os usuários logarem nas maquinas seria ótimo um Active Directory, com politicas de grupo/usuário (GPO) com permissões na máquina, que variam desde a mais simples como o uso do papel de parede até as mais complexas, como permissão para modificar placa de rede (exemplo tosco).

 

Compartilhamento de arquivos conforme usuário, permissão de leitura/execução/gravação personalizada, enfim, milhões de possibilidades, e muitos serviços a oferecer.

 

Um único HD? Se os dados são estão importante, recomendo utilizar RAID 1 (espelhamento), pois se um HD der "pré-pane" novamente, nenhum dado será perdido do segundo HD.

Interessante, Lucas! Não conheço essas especificidades porque particularmente nunca tive a necessidade de mexer.

Vou pesquisar mais a respeito do Active Directory e GPO, e ver o que consigo fazer por lá.

 

O único HD é suficiente já que terei um backup automático na nuvem, ao menos foi o que disse pra mim mesmo enquanto tentava encaixar no orçamento.. Haha.

Mais alguma coisa que eu precise ir atrás?  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, Lucas! Não conheço essas especificidades porque particularmente nunca tive a necessidade de mexer.

Vou pesquisar mais a respeito do Active Directory e GPO, e ver o que consigo fazer por lá.

 

O único HD é suficiente já que terei um backup automático na nuvem, ao menos foi o que disse pra mim mesmo enquanto tentava encaixar no orçamento.. Haha.

Mais alguma coisa que eu precise ir atrás?  :rolleyes:

 

Basicamente é isso, Active Directory é muito amplo, imagine uma coisa e procure, em 90% dos casos você consegue fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...