Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gerador energia com motor mam turbo


Posts recomendados

Bom dia pessoal!! de antemão me desculpo pela ignorância no assunto e pela gambiarra que quero criar mas vamos la. 

Possuo uma camioneta f1000 motor mwm e quero utilizar o motor( e talvez cambio e diferencial) para montar um gerador e também elaborar um sistema de bombeamento de agua de um poço de 6 metros para um tanque de peixes. 
1. A ideia é produzir energia para sustentar 6 freezers horizontal de 2 portas 24 horas por dia, assim, De quantos KVA devera ser o gerador(alternador) que sera acoplado junto ao motor? 
2. qual seria mais eficiente e econômico, ter esse motor e gerador ligado o tempo todo, ou conectar o gerador  a baterias estacionarias??  assim sendo as baterias que sustentariam os freezers e o motor ligaria esporadicamente somente para recarga das baterias 
3. independente das respostas das perguntas acima, qual outros equipamentos precisarei ter no sistema por exemplo: regulador de voltarem, inversor, amperímetro, voltímetro, etc??? 
4. Devo usar somente o motor conectado diretamente ao gerador(alternador) ou poderia aproveitar o cambio e diferencial da camioneta para talvez otimizar força ou economizar combustível? 
5. CAso eu conecte o gerador através de correias em um dos lados do diferencial, a rotação(em primeira marcha) seria suficiente para   gerar energia? a ideia é utilizar o outro lado do diferencial para conectar a uma bomba dagua e assim sendo o motor estada bombeando agua e gerando energia durante seu funcionamento. 
Agradeço as dicas 
Marco  79 96402535 vivo/whatsup 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Presumo que você vai armazenar peixes então é preciso que a bomba e os freezers funcionem corretamente uma vez que peixes são alimentos altamente perecíveis, então vejo que elaborar um bom projeto seja essencial para seu caso. Assim, pelo tamanho e, pelo uso o aconselho a consultar um engenheiro eletricista da sua confiança. Talvez um engenheiro mecânico seja requerido também.

Talvez uma gambiarra até funcione mas já pensou se o sistema falhar e você acumular um prejuízo (6 freezers com comida perdida e tanque de peixes mortos) sendo que a consultoria de um engenheiro é mais barato. 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Gangi, obrigado pelo comentario, afinal suas presuncoes estão corretas. Certamente terei um plano B (energia elétrica convencional) caso  minha gambiarra de problema . resolvi tentar criar o gerador tendo em vista o preço da energia elétrica que quase triplicou nos últimos 3 meses, desta forma coloquei esse tópico para levantar as discussões tanto técnicas , funcionais e de viabilidade.

Abs

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforço o que disse anteriormente que você precisará contratar um engenheiro eletricista pois ele é o profissional qualificado e habilitado para realizar o projeto.

 

Para ligar um gerador e a rede elétrica deve-se fazer o intertravamento, além de observar as normas técnicas da sua concessionária de energia. O meu conselho é que você procure um engenheiro eletricista que você conheça ou então peça informações na sua concessionária de energia. Geralmente empresas de automação industrial / residencial ou que vendem ou alugam geradores prestam serviços deste tipo também. Dê uma pesquisada na sua região.

No começo pode parecer um gasto a mais. Porém com passar dos anos você verá que ter um projeto bem elaborado e um responsável técnico vai te livrar de muitas dores de cabeça e gastos pela frente.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...