Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PowerBank


Posts recomendados

Boa noite, glr.
Sou novo no forum, bem como amador no mundo da eletrônica.

Consegui algumas baterias de luminárias de emergência de saída de 6V de tensão e 2,5Ah de capacidade de corrente, e com elas eu queria fazer powerbanks para recarregar dispositivos móveis. A minha intenção é fazer uma saída dessa bateria para 5V 1A (*),

Pois bem, vamos lá.
Usar o regulador lm7805 não dá porque a tensão é 6V. Já vamos tirar isso do jogo (ou não?).

1- Eu imagino que a queda de tensão pode ser dada com diodos, certo?
2- Sei que 2,5Ah quer dizer que a bateria é capaz de fornecer 2,5A por uma hora, mas seria necessário reduzir essa corrente com resistores?

3- Preciso usar capacitores para amenizar os tão ditos ruídos?

4- Tais baterias podem ser recarregadas com recarregadores de celulares? (Não).

5- Quais outras considerações devo tomar?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mais simples usar um modulo step down LM2596, são baratos, você acha um modulo pronto por 10 no ML o problema seria faze-lo cortar antes dele matar a bateria, já que esses módulos cortam com uns 3.5 ~ 4V e a bateria SO pode ser descarregada ate uns 5.25V...

 

Sobre diodos, não daria certo, uma bateria de chumbo de 3 células (6V nominais) tem ate 7.2V quando completamente carregada e não deve ser descarregada abaixo de 5.25V...  a tensão de uma porta USB, por outro lado não deve variar mais que 10% ou seja deve ficar entre 5.5 e 4.5V

 

quanto a capacidade da bateria, não é bem assim, esses 2.5Ah na verdade são medidos em um ciclo de descarga de 20 horas, ou seja se você puxar ate 125ma da bateria, conseguira que ela alimente essa carga por 20 horas, mas a medida que se aumenta a corrente de descarga a bateria esquenta e perde energia, sendo em muitos casos com uma corrente de 1A essa bateria mal deve passar de 2 horas...

 

Para carregar essas baterias você precisaria de uma fonte de uns 7V e limitar a corrente de carga em 10% (250mA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite, glr.

Sou novo no forum, bem como amador no mundo da eletrônica.

Consegui algumas baterias de luminárias de emergência de saída de 6V de tensão e 2,5Ah de capacidade de corrente, e com elas eu queria fazer powerbanks para recarregar dispositivos móveis. A minha intenção é fazer uma saída dessa bateria para 5V 1A (*),

Pois bem, vamos lá.

Usar o regulador lm7805 não dá porque a tensão é 6V. Já vamos tirar isso do jogo (ou não?).

1- Eu imagino que a queda de tensão pode ser dada com diodos, certo?

2- Sei que 2,5Ah quer dizer que a bateria é capaz de fornecer 2,5A por uma hora, mas seria necessário reduzir essa corrente com resistores?

3- Preciso usar capacitores para amenizar os tão ditos ruídos?

4- Tais baterias podem ser recarregadas com recarregadores de celulares? (Não).

5- Quais outras considerações devo tomar?

 

Obrigado.

7805 geralmente e obrigatoriamente é 5V.

Quanto bateria, https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-baterias/1880

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Procure por reguladores do tipo LDO (low dropout regulators) tem deles de muitos diferentes fabricantes. Com esses sim você pode ter a tensão regulada de 5 Volts com até menos de 6 Volts na bateria..

Se fizeres a queda com diodos vais ter a variação da tensão dessa bateria refletida na carga e isso pode não ser bom...

Quanto a corrente não se preocupe se seu regulador é limitado em 1,5 Amperes ou a bateria seria capaz de oferecer 100 Amperes hora. A carga, se necessitar de apenas 20 mili Amperes @ 5 Volts , vai receber somente esses 20 mili Amperes independente de qualquer outra coisa e sem resistores para limitar..

A partir de uma bateria, sem ligar na rede elétrica, não vai ter ruído nenhum para eliminar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. Preciso de algo que regule a tensão de saída, mesmo que a de entrada seja variável.

Verei as opções e retornarei aqui.

Exatamente, e todo o tipo de bateria tem esse comportamento, umas variando mais, outras variando menos sua tensão, conforme a carga..

Mas importante, se a bateria for de 6 Volts, e buscares reguladores do tipo LDO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...