Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas travando!


Posts recomendados

Oi,

Vou relatar mais detalhadamente o que ocorreu abaixo, mas acho que não é muito relevante.

 

Tudo começou ontem a noite, quando eu estava jogando certo jogo, e do nada tudo começou a travar.

Foi a primeira vez que isso aconteceu, eu não realizei nada de diferente no dia em relação a programas, downloads, etc.
Até ai tudo bem, ele já travava raramente antes, só que dessa vez foi diferente, ele NÃO DESTRAVAVA, eu não conseguia mexer o mouse, nem se quer obtinha resultados com CTRL + ALT + DEL. Então, como eu estava utilizando um notebook, desliguei ele forçadamente segurando o botão de power.
Então eu religuei ele sem alterar nada, acabei por perceber que ele não ligava mais, o Windows me dizia algo sobre erro com dispositivos movéis, eis que não soube o que fazer, já que somente o cabo da fonte estava ligado ao notebook. Cheguei a retirar o HD com medo de ser problema do mesmo.

Um amigo meu me disse que quando isso ocorria, ele retirava a batéria e voltava a ligar, eu fiz isso e funcionou, apesar da demora.
Me pareceu que voltou tudo ao normal na hora.

 

Retomando a atualidade, agora eu sinto que meu notebook está com algum problema.
As vezes quando eu faço o que seria exigir muito dele, como abrir Skype, Navegador e ouvir uma música ao mesmo tempo, o que antes não ocorria agora ocorre, ou mesmo esses programas isolados, tudo para de responder, e a música fica travando!
Eu não entendo o que ocorre, quando eu abro algumas coisas que necessitam de utilizacão da CPU, como carregar algo no navegador, a CPU chega a parar de funcionar, simplesmente chega até 0% de utilização, ocilando entre 4 e 10, o que antes consumia bem mais processamento e não ocorria essa demora enorme em abrir qualquer coisa.

Vendo isso, eu procurei algumas soluções.
Verifiquei meus drivers, utilizei CCleaner, desinstalei coisas desnecessárias, etc.
Pensando ser o calor, devido ser um notebook é bem fácil esquentar os componentes, eu utilizei um ventilador voltado diretamente para ele, ao passar a mão na região onde normalmente esquenta bastante, eu senti ela bem mais morna, de forma que não estava quente como normalmente ficaria.
Teste de temperatura:

6vlapQK.png



Eu sinceramente acho que tem algo a ver com o HD, já que supostamente ele tem culpa nos problemas que citei, então ao fazer a utilização do HDTunePro, constatei esses resultados:


nc8D7zm.png

 

Depois disso, eu já imagino que meu notebook está nas últimas, porém mesmo antes desses problemas tudo funcionava normalmente, eu já realizei esse teste no passado.

Mas, eu gostaria de saber se tem algo para resolver meu problema, afinal de contas, antes tudo ia bem, agora eu sinto que meu processador não entrega tudo que entregava, a utilização dele tem muita ocilação, algo de ir a 100% em um segundo e voltar para 10% no outro.

Eu não sei o que fazer, nem a o que recorrer mais, espero que alguém aqui saiba por favor!

Qualquer dúvida, estava utilizando um Dell Inspiron 1545, um notebook bem antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilize o aplicativo abaixo e desinstale completamente o Avast:

 

http://www.iobit.com/advanceduninstaller.php

 

faça -> http://www.caixadedicas.com/2013/01/remova-adwares-e-toolbars-maliciosas.html

 

instale., atualize e execute uma verificação completa: http://www.filepuma.com/download/malwarebytes_anti_malware_2.1.6-8652/

 

instale e execute uma análise/otimização do sistema -> http://www.filepuma.com/download/glary_utilities_5.25.0.44-8761/

 

Desfragmente o HD -> http://www.filepuma.com/download/smart_defrag_4.0.3.725-8725/

 

Escolha outro antivirus !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo o que me disse.
Avast é tão ruim assim? Se for para colocar um outro anti vírus, qual seria o melhor?
Inclusive, eu também tenho instalado aqui o Advanced System Care, ele mexe bastante com essas questões também, é recomendável eu utilizar ele ainda? Ele é útil?

Ao reiniciar o notebook, recebi um novo erro relacionado com dispositivos removivéis ou problemas no HD.
Existem chances bem claras do meu HD ter sido danificado pelo desligamento forçado que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evite o "advance system care", alem de ser pesado, ele acaba mexendo tanto no sistema que acaba dando erro. Troque pelo "glary utilities";

Avast é otimo anti virus mas retire ele para fazer reparo no sistema mas se quiser algo melhor, tente o bitdefender http://download.bitdefender.com/npd/free/Antivirus_Free_Edition.exe tem que ter um email valido ou conta do google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim., pode ter BadBlocks no HD

 

Avast -> é um dos antivirus que mais suga o sistema., se for observar a maioria dos casos em que há erros no Windows e/ou o sistema fica lento... e mesmo com malwares... o avast está lá instalado.

 

A escolha do antivirus é muito pessoal ( não utilizo Windows) ---- mas além da opção citada acima.. tem o avira, comodo internet security ou o 360 total security

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Avast frete que é o básico, é leve, falo isso pois instalo em PCs e nunca tive problemas mas tem uma limitação, pois o Avast consome muito recursos da cpu para scannear, aí, só coloco o Avast em cpu de 2,5GHz e com 2GB de RAM. Abaixo disso, recomendo o bitdefender ou avira antivírus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que haja algum erro que diminua o poder da CPU?
Eu estou sentindo que mesmo forçando bastante meu notebook, ele não chega a usar seu fan no máximo, o que normalmente ocorre quando esquenta. O uso de CPU a mesma coisa, eu vejo que meu navegador fica carregando quase infinitamente e o uso de CPU chega a ir para 0%, é como se a CPU não quisesse funcionar com seu poder total.
Imagino que essa questão de não usar a CPU corretamente, faz com que o programa pare de funcionar.

Obrigado pela recomendação do anti vírus :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, normalmente é tipico de erro no hd isso, vai em painel de controle> ferramentas admistrativas> visualizador de eventos e veja se tem um erro critico de "bad block". Pode-se ser feito pelo scandisk, abra o pront comando win+r e digite "cmd" e enter, ai digite: chkdsk /f/r        ai vai verificar seu hd e consertar erros logicos(dados) e isolar erros fisicos(bad blocks).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela já não fica muito alta quando é necessário, e quando trava ela diminui mais ainda.
Eu percebi que em alguns programas tudo funciona normalmente, como a Steam que abriu sem problemas, utilizando a CPU corretamente, mas o navegador não, demorou muito tempo e quase não usou a CPU.

Também reparei que alguns programas não querem abrir, ou pelo menos não mais, como meu Cinema 4D, que antes desse erro funcionava normalmente e depois não quer nem abrir, aparece uma mensagem de erro que o aplicativo não pôde ser iniciado, 0xc0000006.

Até o boot do notebook está muito mais lento, quando algo para de responder, seja o Firefox ou Skype, tudo trava junto, o que me impede de utilizar a barra de tarefas, etc. Quando eu aperto CTRL SHIFT DEL, a tela fica preta por um tempo e depois aparece um erro que não foi possível acessar.
Está praticamente impossível fazer qualquer coisa, quando eu preciso da CPU ela não funciona direito e tudo trava ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na tomada eu sempre mantenho, esse notebook tem cerca de 5 ou 6 anos, a capacidade de armazenamento da bateria já foi pro espaço a muito tempo.
Eu mudei aqui, me pareceu que teve melhorias, a CPU está sendo mais utilizada, e consegui abrir meu jogo sem travar.
Meu Cinema 4D ainda não abre, mas ele posso baixar de novo, um computador novo não seria tão simples.

Por enquanto me parece que está tudo certo, qualquer erro que eu me deparar eu informo. Inclusive eu gostei muito do bitdefender, ele é bem mais simples em termos de interface não contendo frescuragem, além de ser mais leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bitdefender em 2014 foi o o segundo melhor antivírus gratuito do mercado. Para não estressar tanto o notebook, coloque o gerenciamento de energia em equilibrado e vai em opções avançadas e vai em gerenciamento do processador e coloque o resfriamento de passivo para ativo, assim o processador não vai diminuir o processamento quando esquentar, mas vai dar um barulho intenso no cooler pois vai funcionar no máximo.

Baixe o cpuid hwcompare para monitorar a temperatura da cpu. Não deixe passar de 80˚c.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele já estava ativo, mas reparei no equilibrado que o desempenho mínimo na tomada ou com bateria era de 5%, provavelmente ele resolveu só funcionar no mínimo em grande parte dos programas.
Com o mínimo em 100%, está tudo fluindo normalmente até o momento, acho que vou manter assim.

 

@Edit: Recebi novas travadas após um tempo, a CPU não chegou a passar de 64 graus.
Vou diminuir o desempenho mínimo a 30%, se eu abaixar mais sinto que os problemas mais frequentes voltarão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Congelamentos e travadas voltaram.
Agora estão de certa forma mais agudos, sinto meu monitor a 1FPS quando isso ocorre, simplesmente trava tudo.
Estou convencido que realmente existe alguma deficiência em relação a minha CPU em suprir o processamento necessário, uma vez que ela já fica com o uso baixo, as vezes ele sobe muito rapidamente a mais de 90%, e no mesmo segundo desce de novo. Quando o congelamento acontece, o uso fica em 0% muito fácil.

Talvez algo relacionado com encaixes ou mesmo com a velhice dos hardwares, mas por mais que eu mexa no sistema, nada muda, os problemas continuam. É como se a CPU fosse preguiçosa, ela não quer processar mais, junto ao meu cooler que também não aumenta a velocidade já que a CPU não é usada corretamente.
Consegui perceber isso enquanto estava tudo travado, até o bitdefender, mas o HWmonitor funcionava, uso de CPU 0%, temperatura  do mesmo de 60 graus para mais.

Até o Gerenciador trava!
0lKpXJY.png

 

Para você ter ideia dos picos de processamento e a oscilação absurda, que normalmente não aconteciam.

O pior de tudo é o computador estar precisando de processamento e a CPU não trabalhar, tudo trava. Só de abrir o Firefox junto ao Windows Explorer já chega a parar de funcionar.

Imagino que o hardware seja responsável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então acho que descobri meu problema, eu vejo uma falta de comunicação do computador com o cooler da CPU, uma vez que eu aumento a necessidade de processamento, e o fan não aumenta a velocidade.
Existe alguma forma de eu controlar ele manualmente? Algum programa ou etc, se não vou abrir o notebook e talvez dar uma limpada por ali, deve ter muita poeira no fan.

 

@Edit: Parece que ao religar o notebook, ele resolveu funcionar direito. Meu fan está no máximo e a temperatura do processador chegou a 84 graus, porém as coisas não estão mais travando como antes. Normalmente eu utilizo um ventilador como suporte ao fan do notebook.

 

Obrigado pela de ajuda vocês :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sentindo ele bem instável agora.
Os processos voltaram a travar, o uso de CPU a cair junto com a temperatura do mesmo, porém após um tempo estes voltaram ao normal em volta dos 84 graus.

Alguma coisa provavelmente acabou se corrompendo ou sendo danificada no reinicio forçado, e está me gerando está instabilidade.
Quando o da CPU fica por volta dos 60-70 graus, ela tende a fazer meu notebook todo travar e fica com o uso bem baixo, como já disse, beirando os 0%. Quando sobe mais que isto, ela funciona normalmente na teoria.
Vou procurar soluções para isso, se tiver alguma ideia do que seja me diga por favor.


Deixe-me corrigir esse último trecho.
A temperatura no caso não é do processador, e sim da placa mãe.
Entre 60 e 70 graus não funciona muito bem o processador, quando chega nas casas dos 80 graus, o processador funciona normalmente. O que é meio irônico, deveria ser o contrário.
De qualquer forma alguma coisa está gerando esse problema, se tiver alguma ideia mais além, compartilhe ela comigo por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar um chute.... o seu problema é o turbo boost provavelmente, se seu notebook for novo, menos de dois anos, possui essa tecnologia. Essa tecnologia só é ativada quando a temperatura for baixa e uso intenso da cpu. Parece que em baixa temperatura o turbo boost começa a funcionar e o Windows trava, pra saber se é a bios que faz isso ou o Windows, teria que usar um live cd com o Linux ou hirens boot. Use esse cd e inicie por ele, aí com pouco tempo de uso vai ver se é ou não do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...