Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com instalação no SSD


Ir à solução Resolvido por Black Fox,

Posts recomendados

   Possuo um ultrabook da hp com um ssd de 32 gb e um hd de 500 mb, que veio de fábrica com o win 8. Até ai, tudo bem. Porém por problemas tive de envia-lo ao técnico, que refez a instalação do windows, desta vez 8.1 . 

  O problema é que o sistema foi inteiramente instalado no ssd, o deixando completamente cheio em menos de uma semana. Mesmo passando todos os arquivos possiveis para o hd particionado, ainda assim o desempenho estava extremamente lento, então resolvi por instalar o linux ubuntu através de um pendrive e particiona-lo corretamente por conta própria. 

  Quando tento então rodar o modo instalação do pendrive instalador do ubuntu, só me deparo com uma espera incessante. Apertando esc, posso visualizar comandos (img arquivo anexado) 

 

Pelo que consegui ler, há falta de espaço no disco para rodar o pendrive, mas todos os arquivos possíveis já foram passados ao hd. Até mesmo as pastas de arquivos de programas. Simplesmente não consigo rodar o instalador.

 

 

Alguém tem alguma dica? Talvez algum comando pelo DOS que eu possa utilizar?

Utilizo o linux a muito tempo e não tenho prática com windows...

 

Obs: Coloquei nesta categoria pois achei mais coerente a classificação, devido ao fato de que o problema provavelmente se relaciona diretamente com a relação entre o hd e o ssd. Me corrijam se não agi corretamente.  

 

 

post-766725-0-13721000-1431809195_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok..... :D :D :D

 

Vamos Lá!!

 

carregue o Linux em modo live ( ou seja, sem instalar)

 

Execute o Gparted...... ( exclua todas as partições do HD e do SSD) claro., faça backups dos seus documentos e outros arquivos que julgares importantes - poderá gravá-los em um cd/dvd e/ou pendrives ou enviá-los para nuvem (mega, drop box, one drive.... enfim)

 

clique no ícone referente a instalação....

 

 Opção 1:

 

  partição / raíz (ext4) -> crie a mesma no ssd ( utilize todo o espaço)

 

  partição /boot  (ext4) -> no HD - tamanho  4 gb

 

  partição swap -> no HD - tamanho igual a quantidade de memória....

 

  partição /home (ext4) -> no HD - tamanho restante do HD

 

  Efetue a instalação -> coloque o grub no ssd......

 

Opção 2:

 

 instalar tudo no HD ( partição / raíz..... swap  e /home )  - não precisaria do /boot

 

 Deixar o SSD apenas como armazenador de arquivos ( nesse caso ele pode ser em NTFS ou Ext4)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você se equivocou em falar que o seu hd tem 500 Mb deve der 500 Gb; quem instalou um sistema Windows atual em um hd ou ssd de apenas 32 Gb não deve saber o que está fazendo, tá certo que dispositivos SSD atualmente são indicados para rodar sistema e não para armazenamento, mas os sistemas operacionais após XP consomem espaços imensos nos discos, o Windows 7 por exemplo, chega a 15 ou 20 Gb, com os demais programas alcança a casa dos 30 ou mais gbs brincando. Veja meu caso, comprei um ssd de 250 que na real tem só 232 Gb reais, quando instalei o Windows e demais programas, mesmo optando por programas portable que não necessitam instalação, ai deixo eles em outro disco e coloco apenas links na área de trabalho, ficou com 35 GBs, hoje já está com 49,2 Gb, então pela lógica o mínimo hoje para ssd é 120 Gb, comprei um de 250 Gb porque não sabia que não é ideal usar como armazenamento e não pode fazer o degrag nele que exige 15 % de espaço livre, se não teria comprado o de 120 Gb.

Não conheço Linux a ponto de opinar, mas quanto ao Windows você não poderá deixar ele instalado no ssd pelos motivos acima expostos, então tente instalar o Linux no ssd e se quiser também o Windows, instale ele no hd de 500 Gb, com um dual boot pode escolher o sistema que quer operar.

Se fizer isso, crie uma partição de no mínimo 60 Gb no hd comum e deixe o resto para armazenamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

mesmo em modo live ??  :naonao:

só para confirmar!!

Em outro computador faça o download do Linux Mint.....grave a imagem .iso no pendrive e observe se ele carrega no Ultrabook...

http://mint.c3sl.ufpr.br//stable/17.1/linuxmint-17.1-cinnamon-64bit.iso

Utilize o rufus para gravar a iso no pendrive -> http://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.1.exe  (Windows)

ou

acesse o konsole(terminal)  -> se o computador estiver com linux

sudo fdisk -l  "enter"

sudo dd if=arquivo.iso of=sdx  bs=2M;sync

 

sdx (x)  referente ao pendrive -> exemplo: sudo dd if=openSUSE-12.1-DVD-x86_64.iso of=/dev/sdb bs=2M;sync

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não!!

se for criar o pendrive bootável via Windows utilize o Rufus ->https://rufus.akeo.ie/downloads/rufus-2.1.exe

 

Obs. O pendrive deverá está formatado em Fat32....

 

* O rufus fará todo trabalho.... depois é só ir no Bios e configurar para inicializar pelo Pendrive...( facin facin) B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espírita preciso de um help, agora à noite liguei o pc com opção de boot via pen, apareceu alguns dizeres e logo a seguir um menu pedindo para escolher o padrão do teclado sendo item 1 EUA e 2 ABNT2, escolhi opção 2 mas parou em uma página e eu não soube o que fazer para dar sequência ao boot.

post-486197-0-92825200-1432332186_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você baixou foi essa imagem -> http://mint.c3sl.ufpr.br//stable/17.1/linuxmint-17.1-cinnamon-64bit.iso

 

 se for., quando dê boot irá aparecer o símbolo do Linux Mint., nesse momento pressione a tecla space no teclado..... irá surgir um menu de escolha de idiomas.... escolha o português-br....ai vai surgir o menu para escolher se desejas testar ou instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem o problema do carregamento foi resolvido, tive que descompactar a iso no pendrive, feito isso funcionou, mas está em inglês essa versão, já tinha feito uns testes drivers em outras versões como Ubutun, mas essa aqui é maneira, muito melhor, foi carregar e usar sem instalar driver nenhum, se conectou a internet, executou músicas, vídeos, mas onde encontro os programas voltados para ele? Mesmo sabendo que não ia rolar, tentei os programas windows mas não deu certo.

Dizem que tem um tal de "repositório" onde ficam tais programas, onde é isso e onde tem uma iso em portugues BR?

Tem outro post rolando onde eu cito os programas que eu gostaria de saber um equivalente do linux, voce saberia fazer essa indicação caso eu lhe de os nomes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos lá !! 

 

Menu -> administration (administração) -> package manager synaptic (gerenciador de pacotes synaptic)

 

informe a senha "enter"

 

na caixa de pesquisa digite pt-br  e instale os pacotes disponíveis..

 

java 8:

 

acesse o konsole(terminal)

 

sudo apt-get purge openjdk*  "enter"

 

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java "enter"

 

sudo apt-get update "enter"

 

sudo apt-get install oracle-java8-installer "enter"

 

sudo apt-get install oracle-java8-set-default "enter"

 

http://pipelight.net/cms/installation.html

 

http://www.linuxdescomplicado.com.br/2014/03/10-programas-para-edicao-de-videos-no.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro espirita, voce precisa dar um passo a passo mais detalhado, sobre mudar a linguagem por exemplo, não é tão simples assim, aparece um quadro com apenas idiomas em inglês com várias versões, tem um local onde a gente adiciona ai começa a constar nesse quadro mas mesmo cliando em adicionar, instalar não está dando certo.

Eu nunca tentei experimentar tanto como estou fazendo com essa versão porque ela é bem semelhante ao windows, mas para usar mais a fundo tenho que ter um dominio mínimo, o que não está acontecendo, tenho uma rede em casa com 4 pcs, não achei como proceder nesse caso em canto algum.

Se voce ou quem souber e quiser postar, peço a gentileza de que faça em todos os passos, não esqueça de que não domino esse sistema, inclusive eu quando respondo a um tópico onde o caminho é grande, e percebo que a pessoa não tem muita prática, eu escrevo tudo, não digo apenas "vá no painel de controle e altere no gerenciamento de disco" eu procuro descrever todos os detalhes para que o usuário chegue ao destino final,

veja a diferença para a mesma indicação:

-clique em iniciar> painel de controle> clique na seta da barra de endereços e selecione todos os itens do painel de contrôle> clique em ferramentas administrativas> clique em gerenciamento do computador> clique em gerenciamento de disco no painel à esquerda do vídeo e aguarde o carregamento de configurações de disco.

 

Estou começando a gostar desse tal de linux mas desse jeito vou acabar desinstindo mais uma vez :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma @misterjohn :D

 

a iso do linux é padrão., então independente se fizer o download da mesma de um servidor alocado no brasil ou no japão...ela terá suporte a maioria dos idiomas

 

-> http://linuxmintbr.blogspot.com.br/2012/01/como-alterar-o-idioma-do-linux-mint.html

 

Ah!! executou os comandos do post #23 ?

 

veja se no gerenciador de pacotes apresenta agora resultado quando se pesquisa pt-br.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...