Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador + modem-roteador - Dúvida entre 2 configurações


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Comprei um novo roteador para ser instalado em minha rede que já possui um modem-roteador roteando a rede. Como esse novo roteador é gigabit, é mais moderno e com mais funcionalidades, quero desativar o roteador do modem e deixar o novo roteador fazer o roteamento da rede. Antes de comprar o novo roteador, minha intenção já era de deixar o modem-roteador em bridge (o dhcp é desativado automaticamente) e deixar o roteador com a autenticação PPPoE e o DHCP ativado para fazer o roteamento da rede. A interligação entre os dois seria através de um cabo saindo de uma das portas lan do modem-roteador conectado à porta wan do roteador.

 

Porém, ao analisar melhor, me deparei com outra alternativa de configuração. Se ao invés de deixar o modem-roteador em bridge eu não poderia apenas desativar o DHCP do modem, manter a autenticação do PPPoE nele e deixar apenas o roteamento para o roteador?

 

O meu modem-roteador é um Sagemcom 1704 fornecido pela GVT e o novo roteador é um Asus RT-AC87R. A internet é da GVT.

 

Vale informar que já experimentei a primeira configuração. Mas quando deixo o modem em bridge não consigo mais enxergar ele, ou seja, com o pc ligado nele e selecionando bridge, não acesso mais ele através do seu endereço 192.168.1.1 que passaria a ser utilizado pelo roteador. Não é defeito do modem, é assim mesmo, tudo funciona normal, tanto a internet como o acesso aos arquivos da rede em diferentes máquinas. Porém, ao utilizar a segunda opção (que ainda não montei) eu não perderia o acesso às configurações do modem-roteador, ou seja, continuaria enxergando ele, mas teria que deixá-lo com IP 192.168.1.1 e o roteador 192.168.2.1, por exemplo. O cabo continuaria saindo da lan do modem e entrando na wan do roteador. Mas tenho dúvidas se essa configuração não interferirá na eficácia do roteador gigabit. Lembrando que ainda não montei essa configuração.

 

Portanto, entre essas duas configurações, qual seria a melhor para o meu caso? Se não fizer diferença nenhuma, qual seria a vantagem na configuração bridge?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desativar o DHCP do Sagemcom não o fará deixar de ser roteador, e particularmente não acho legal fazer o roteamento 2 vezes sem necessidade; além do mais, esse Sagemcom, de acordo com o manual, possui portas Ethernet 10/100 Mbps e Wi-FI 802.11 b/g, ou seja, é antigo e não possui muitos atrativos, é melhor deixá-lo como bridge mesmo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desativar o DHCP do Sagemcom não o fará deixar de ser roteador, e particularmente não acho legal fazer o roteamento 2 vezes sem necessidade; além do mais, esse Sagemcom, de acordo com o manual, possui portas Ethernet 10/100 Mbps e Wi-FI 802.11 b/g, ou seja, é antigo e não possui muitos atrativos, é melhor deixá-lo como bridge mesmo...

Mas quando se desativa o DHCP o roteamento não é encerrado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma alguma...

entendi... eu sempre imaginei que fossem a mesma coisa pelo fato do Sagemcom desativar o dhcp automaticamente quando eu o configurava como bridge (desativação do roteador).

Então realmente tenho que deixá-lo em bridge. O que não gosto é deixar o modem às cegas, isto é, sem acesso às suas configurações. Será que existe algum modem que não fique inacessível quando fica em bridge?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que se você configurar, no roteador, uma subrede comum ao modem-roteador, o IP dele será visto. Digo-o porque, apesar de não me lembrar ao certo, "lembro-me" de já ter visto modem bridge através de roteador.

 

Se não me engano, essa configuração é no DHCP do roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de pesquisar bastante e juntamente com os comentários dos amigos do fórum, decidi pela configuração bridge. Nessas andanças pela Internet acho que descobri o ip do sagemcom quando ele entra em bridge: 192.168.25.1. Quando tiver um tempo nessa semana montarei essa configuração e tentarei acessar o modem e retornarei com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...