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NET VIRTUA: DHCP em wifi com repetidor


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

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Em algum tópico do Fórum do Clube do Hardware já houve cogitação de roteadores sem fio causarem o problema da conexão limitada quando estão com capacitores "cansados". Parece-me que a própria pessoa que enfrentava o problema depois veio a afirmar que na realidade tratava-se de uma questão com DHCP.

 

Eis que hoje lido com problemática muito semelhante.

 

O sinal de Internet da NET chega no modem, localizado na sala, por cabo coaxial. Esse modem também é roteador wifi. Para um sinal wifi melhor no último quarto da casa, há um roteador Multilaser RE073 no meio do corredor, configurado como repetidor.

 

Acontece que, parece-me até que indiferentemente da presença ou não do repetidor, o DHCP do modem não está conseguindo entregar as configurações de IP dos clientes. Nenhum!* Hoje só estão conectados aqueles com IP estático configurado na própria interface.

 

* À exceção do CHROMECAST, que após muita tentativa conectou uma vez e permanece ligado, com IP fixado pelo DHCP.

 

Na verdade, eu só estou enfrentando "conexão limitada" com um antigo Xperia. Vou tentar o canal, a respeito disso. O que ocorre com os demais clientes é que eles parecem autenticar para ficam tentando indefinidamente obter o IP.

 

O roteador está como bridge, CLIENTE wifi do modem (não AP), e com a função REPETIDOR ativada. Protocolos e senhas estão obviamente todas coincidindo: nas duas configurações do roteador/repetidor e nas configurações do modem/roteador.

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  • Membro VIP

DPC 3928, Cisco.

 

Desliguei o repetidor e pude ver, comparando relatórios de PING, que muito provavelmente o CHROMECAST já estava conectado diretamente ao cable modem. Ou talvez não, apenas o PING ficou mais instável, com aproximadamente +-1 ms no que era, além de surtos aproximadamente a cada três pings.


...eu só estou enfrentando "conexão limitada" com um antigo Xperia. Vou tentar o canal, a respeito disso.

 

Especificamente isso, e também conectividade com iPhone, e provavelmente conectividade com a multifuncional Epson TX235W, a qual não está por aqui para o teste, cheguei a pensar que ia resolver novamente colocando tudo em canal 10, mas não.
 

O que ocorre com os demais clientes é que eles parecem autenticar para mas ficam tentando indefinidamente obter o IP.

 

O que eu penso ser problema com o servidor DHCP do modem/roteador. Reduzi o tempo de liberação do IP para 2 minutos mas isso não resolveu. O DHCP no roteador/bridge wifi não está habilitado. O curioso é que o IP pego pelo Xperia não é normal da LAN. Talvez o telefone esteja atribuindo a si mesmo esse IP.

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  • Membro VIP

Acho que o mesmo problema já acontecia quando não havia o modem/roteador da NET. Acontece que estamos apenas esse modem/roteador da NET, sem o roteador/repetidor, segundo me lembro dos testes, também acontece. É muita coincidência: dois equipamentos, de marcas diferentes, não prestarem um mesmo jeito.

 

E antes eu malhava o Multilaser RE073, achando ser o firmware dele, que nunca recebe atualizações por parte da empresa, bugado... mas agora, ainda que seja de potência fraca, por usar antenas internas, o mesmo problema está aparecendo com nada menos do que um CISCO! E novo!

 

Estou cogitando experimentar por um tempo outra criptografia na autenticação do wifi.

 

Também estou pensando se o sinal das redes vizinhas não influem algo.

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  • Membro VIP

O problema de "conexão limitada" que estava sendo denunciado dessa forma apenas pelo antigo smartphone Sony Xperia X10i acaba de ser resolvido!
 
Não foi a mudança de canal, apesar de que ela também devia ser feita. Agora está num canal bem melhor e mais indicado. O canal 1, mesmo em concorrência, é melhor (mais folgado) do que o canal 10. E ele nem está concorrido, então agora está ótimo usar o canal 1.
 
Mas o que resolveu a coisa realmente, pelo menos para esse smartphone (sem averiguar a suspeita a respeito de DHCP), foi corrigir um erro sutil muito sutil na configuração do roteador como repetidor. O modem/roteador usa TKIP+AES para encriptação. A configuração de cliente wifi no roteador/repetidor estava conectando encriptando CCMP; não podia ser ativado TKIP/CCMP. Enquanto que a configuração de repetidor wifi nesse mesmo roteador repetidor estava liberando um sinal com encriptação TKIP/CCMP. Bastou eu configurar isso para a apenas CCMP que o X10i pegou o DHCP como é pra ser.
 
Update
 
Teste falhou minutos depois!
 
Esse problema de "conexão limitada" no X10i eu não tinha quando era apenas o roteador Multilaser.

 

Update 2

 

Voltei a aumentar o tempo de liberação no DHCP. Coloquei 1 dia; ou 1440 minutos. Algo me diz que isso vai ter efeito benéfico; pelo menos fazer a conexão boa, não "conexão limitada", durar 24 horas. A propósito, o X10i pegou o IP correto, fixado no DHCP do modem/roteador, afinal!

 

Update 3

 

Do jeito que está, há conectividade e não há "conexão limitada". Mas acabo de identificar um erro. O roteador/repetidor está em "modo de operação" bridge. Agora parece-me que não deve ser assim! Porque, observando continuamente a tabela de clientes do modem/roteador, vemos que o MAC do roteador/repetidor ganha o IP do cliente que faz a repetição do momento. Enquanto isso, um SpeedTest no X10i fica muito pobre.

 

Vou tentar deixar o roteador/repetidor em modo de operação gateway. Já não está porque, quando tentei, a coisa toda não funcionou, então eu inferi (talvez equivocadamente) que não poderia ser, e que teria de ser bridge.

 

Update 4

 

Fail!

 

Sou muito tonto! O SpeedTest dá pobre porque os clientes concorrentes, de repetição, estão consumindo banda reservada por conexões TCP e que não pode ir instantânea e integralmente delegada para o teste. Até mesmo porque há QoS da NET, acredito, no modem e depois dele, para o conteúdo multimídia.

 

Já que a conectividade está OK, vou deixando do jeito que está, em bridge. Estou cheio deste assunto!

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  • Membro VIP
  • Solução

Cheguei à conclusão de que, com o mesmo SSID da origem, não devo usar o repetidor em bridge se, conectados a ele, haverão múltiplos clientes DHCP. Pois logo acontecerá conflito de IP, denunciado por "conexão limitada", já que na origem, ora um IP estará no MAC do cliente ora um IP estará no MAC da ponte. Essa concorrência piora mais ainda entre Chromecast e smartphone.

 

Se o SSID for o mesmo do sinal de origem, a ponte repetidora só deverá ser ponte para apenas um cliente, não permitindo que qualquer outro conecte-se a ela. Se o SSID for distinto, o problema é denunciado mais rapidamente, dado que o IP não será atribuído por causa da mudança do MAC já durante primeira passagem (obrigatória) pela ponte.

 

Outra possibilidade é usar o repetidor como cliente WISP com IP estático na WAN. Isso tem funcionado. Só que obrigatoriamente, nesse meu ambiente, a banda máxima fica limitada a uns 5 Mbps (pelo menos estáveis).

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