Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de BIOS - GA-H97M-HD3


Posts recomendados

Olá galera.

 

Estou com um problema no computador, que eu acho que seja na configuração da BIOS, mas não tenho certeza. 

 

Resumo: Comprei peça por peça do PC esta semana, montei ele e instalei o Windows. Tento fazer alguns downloads e eles ficam retornando, como perdendo dados. Um exemplo é o update do Steam que começa, chega em 13mb baixado, e retorna para 8mb, depois alcança 17mb e retorna para 5mb. O mesmo acontece com a atualização do LoL, e alguns outros downloads não terminam.

 

Agora vou dar uma explicação a fundo, e histórico do que eu já tentei. Primeiro a configuração do computador.

 

- Placa-mãe: GigaByte H97M-HD3;

- Processador: Core i5 4590;

- Memória: Corsair Vengeance 8 Gb;

- Armazenamento: SSD Kingston 128 Gb;

- Fonte: Corsair CX500 (500W real =D);

- Placa de Vídeo: Só mês que vêm.

 

Histórico:

Sábado agora comprei o processador e a placa mãe, e como já tinha alcançado o orçamento do mês para isto, comprei um gabinete com fonte porcaria (nominal, com 230W real 'teórico'), o SSD que estava o mesmo preço que um HD de 500gb, e uma memória boqueta (Markvision) só para poder ligar o PC esse mês. Cheguei em casa montei ele, e ele travava quando tentava iniciar o assistente de instalação do Windows (A tela ficava distorcida, toda riscada na horizontal, e nada mais respondia no pc, só o reset). Desabilitei na BIOS uma opção que cortava o gráfico (RC6(Rendes Stand By)), e consegui instalar o windows, mas se eu tentasse instalar qualquer coisa, ou reiniciasse o PC ele travava do jeito já citado quando estava prestes a entrar no windows.

 

Já que tive que mexer na configuração de energia, imaginei que a fonte estava muito fraca pro PC, mesmo sem ter a placa de vídeo. Comprei a Corsair CX500. Cheguei em casa e consegui instalar o windows, instalar os drivers, mas 2 min depois ele travou de novo. Tentei reiniciar, ele ficou 2 min ligado normal, e travou. E depois travou de novo. Nesse ponto a única porcaria que tava no PC era a memória genérica, então me desapeguei do dinheiro e comprei a Corsair Vengeance de 8 Gb.

 

Coloquei então a memória nova no segundo slot da placa mãe, e liguei o PC.  FUNCIONOU! Quer dizer, ligou, está ligado, e estou usando. Mas funcionar de verdade ainda não. A memória genérica estava estragada.

 

Baixei o instalador do Steam, instalei ele no PC, e peguei o instalador do LoL num HD externo aqui, e deixei os dois dando update. Daí percebi que o Steam, que estava marcando precisar baixar 130 mb já estava a 3 hrs baixando e nunca terminava. Então fiquei olhando a barra do download. O download tava há uns 1 mb/s, então ia ser rapidão. Daí eu vi que o download chegava em 20mb, e caia pra 12mb, e continuava tentando baixar. Daí ia até o 15 mb, e caia pra 8mb. E assim infinitamente.

 

Fui dar uma olhada, e o LoL tava igual, mas no caso dele chegava a 300mb baixados, e então ia tudo embora, voltando a um ponto aleatório do download. Tentei instalar o Blender no PC, com um arquivo que eu tenho no HD externo. Não termina a instalação e dá erro. Cria o ícone na área de trabalho, mas tentar rodar o programa dá erro também (diz que o programa parou de funcionar). Então eu baixei o instalador do Blender (que já foi um parto conseguir terminar esse download) mas agora consigo instalar, o que me faz pensar que era só o arquivo do HD externo corrompido. Quando instalo este que baixei, a instalação demora algo perto de 5 segundos. Não achei estranho, porque o Windows atualmente inicia uns 4 segundos depois que eu ligo o PC. Quando vou tentar abrir o programa, abre uma tela do cmd (normal do Blender) pisca na tela inicial e fecha.

 

Tentei fazer download do Android Studio, e até o momento não consegui. Mas instalei no PC o Java e configurei as variáveis de ambiente numa boa.

 

O que eu já tentei:

- Deixei apenas a memória Corsair, já que a outra estava cagada;

- Achei que o problema era o SSD, então coloquei o HD do meu notebook que funciona show de bola, e o update do Steam continua do mesmo jeito;

- Desativei o Intel Rapid, e ainda nada.

 

Não tenho nem ideia do que possa ser, então imagino que seja alguma configuração da BIOS a qual eu não me aventurei a sair mexendo aleatoriamente.

 

Alguém já viu algo parecido, ou tem alguma sugestão?

 

Obrigado!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá sr denis,

 

Obrigado pelas sugestões. Tentei tudo isso depois de escrever o tópico:

- Formatei o PC;

- Baixei todos os drivers de novo;

- Atualizei a BIOS (Estava a UEFI DulBIOS F4, e agora está com a F6);

 

Ainda não está funcionando corretamente.

 

O que eu descobri ontem, e pode ser relevante é que quando conecto o PC direto no cabo da internet ele diz q está conectado (assim como também diz que o driver está ligado e funcionando corretamente), mas não tenho acesso a internet. Eu estava utilizando a internet com um adaptador wireless usb, que está funcionando show de bola, mesmo em outros computadores. 

 

Alguém tem mais sugestões sobre o que fazer?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica sr denis. Nem sabia o que é um RMA. 

Abri uma pergunta pro suporte da Gigabyte BR, e perguntei também como devo fazer o RMA.

 

Atualizando minhas tentativas:

- Instalei o Ubuntu, e os mesmos problemas acontecem;

- Rodei o diagnóstico de memória do windows, e disse que não teve nenhum problema com a memória;

- Tentei rodar o Ultimate Boot CD e não passou da tela inicial;

- Liguei o PC fora do gabinete (pra ver se não estava encostando a placa-mãe nos circuitos do gabinete), e nada mudou.

 

Vou procurar agora sobre incompatibilidade entre as peças que comprei, e esperar a resposta da Gigabyte. 

Se quiserem fechar o tópico, beleza, mas se quiserem deixar aberto, quando eu conseguir resolver o problema eu posto aqui o que foi feito.

 

Obrigado sr denis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Willian Steffen por nada, eu espero que eles mandem outra placa pra você, porque isso tem cara de defeito de fabricação na placa de rede mesmo.

Tente ligar pra eles, ou pra loja que você comprou a placa mãe. Perturbe eles bem muito que você consegue resolver esse problema :D

tomara que de certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...