Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador de RPM utilizando o PIC18F4520


Posts recomendados

Olá pessoal, boa tarde!

 

Sou iniciante com linguagem C para microcontroladores, por isso preciso da ajuda de vocês.

 

Meu projeto consiste num contador de RPM de um cooler de computador e para isso pretendo usar o PIC18F4520, pois depois tratarei os dados recebidos e preciso de muita memória, o que inviabiliza o uso do 16F877A.

 

Vou utilizar sensores ópticos, os leds infravermelhos til32  e til78 para fazer a contagem de rotações.

O programa que vou utilizar é o CCS.

 

Sei que devo utilizar interrupções nos módulos CCP1 e CCP2, mas como sou leiga no assunto não consegui elaborar o programa, nem entender direito como funciona as interrupções no PIC.

 

 

 

Uma indicação de apostila sobre o assunto e dicas para meu programa seria muito bem vindas.

 

Desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Míga , ccs não vou poder te ajudar.

 

Mas essência é simples. você deve liberar um pino do mc para que atue na entrada do contador (timer) e de tempos em tempos, usando outro timer, (teoricamente a cada minuto) fazer a leitura dos valores que seria direto em rpm. Claro a cada minuto não vai rolar né, então pode ser p.ex. a cada milésimo de minuto (60mS) leia o valor e multiplique por mil. Ah sim, não esqueça de zerar o timer assim que medir pra começar a contar pra próxima captura, capturou?

 

til78 e 32 até que pode dar. O que tem que ver é se eles respondem bem a altas rotações. Mas isso é pra outra hora

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, boa tarde!

 

Sou iniciante com linguagem C para microcontroladores, por isso preciso da ajuda de vocês.

 

Meu projeto consiste num contador de RPM de um cooler de computador e para isso pretendo usar o PIC18F4520, pois depois tratarei os dados recebidos e preciso de muita memória, o que inviabiliza o uso do 16F877A.