Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar carga indutiva com Arduino


Posts recomendados

Boa noite,

 

Estou enfrentando problemas com um projeto em andamento com Arduino Uno. Acredita que a solução seja algo simples, mas a resposta está me escapando...

 

Basicamente é o Arduino, um sensor de seco/molhado e um módulo relé (daqueles que já vem com transistor e diodo). 

 

Eu emito um pulso de aproximadamente 10Hz para o sensor. Se o sensor estiver seco, a mesma frequência retorna e o relé continua aberto. Caso o sensor esteja molhado, a frequência diminui, esse decréscimo é percebido e o relé fecha.

 

Quanto ao código acredito que obtive sucesso, pois além de ser rotinas simples, liguei uma lâmpada ao relé e o circuito funcionou perfeitamente.

 

O problema apareceu quando tentei acionar uma contatora 220V através do relé. Acredito que por ser carga indutiva estou enxergando uma oscilação que está deixando o microcontrolador maluco, o relé "fica batendo": abrindo e fechando de maneira aleatória.

 

Pesquisei e não encontrei nada especificamente sobre essa situação, mas esbarrei em artigos falando sobre filtros supressores. Seria essa a saída? Alguém aí sabe como dimensioná-los e como ligá-los ao circuito? O módulo relé por conter transistores e diodos já não fariam essa função de barrar oscilações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo pino de 5V do Arduino.

 

É um desses módulos prontos. A fonte externa é 12V/3W. Posso tentar alimentá-lo direto da fonte externa, mas teria que usar um regulador 7805 ou algo do tipo. Faz alguma diferença? Penso que daria na mesma, pois não vejo diferença de um regulador externo para o regulador de tensão do Arduino. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Opa, sei que o tópico é antigo, mas estou passando pelo mesmo problema.

Tentando ligar um ventilador com o arduino através de um relé, mas o relé liga e desliga imediatamente.

Se eu retiro o ventilador da carga, tudo funciona perfeitamente.

Não faz muito sentido pra mim, mas vi seu tópico sobre o mesmo sintoma.

Teve algum avanço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem vindo ao mundo sem sentido das influências do além: ruídos que fazem as coisas parecerem ter vida própria. Felizmente há soluções mas cada caso é um caso.

-deixe o aduino longe do motor.

-use fios curtos e/ou blindados para as entradas

-use filtros rc (snubber) nos contatos do relé

-blinde o sitema...p.ex. papel alumínio

-reveja o layout do sistema visando imunidade... é ruim de eu explicar hein...

-etc...

Não sei pra quem perguntou mas espero que ainda esteja ... entre nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...