Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pincel comum estraga componentes


Posts recomendados

Boa noite pessoal, eu ultimamente estou pesquisando sobre o fato da anti estática, sempre respeitei a existência da mesma, entretanto estou me questionando sobre o fato de usar pincel e escova anti estática somente para retirada de poeira fina, gostaria da opinião de outros técnicos ou mesmo de conhecedores da informatica ou eletrônica, pois sempre usei pincel comum, entretanto não toco diretamente nas placas de circuito, processadores e demais peças de hardware, só utilizo o pincel anti estática ou a escova, quando preciso fazer uma limpeza brusca, na qual e necessário esfregar o pincel e escova com álcool isopropílico onde existe a oxidação evidente, e é necessário usar força, assim, realmente podendo transmitir a estática para os componentes, mesmo assim, tendo em vista que pelo menos muitas placas mãe no mercado vem com proteção "anti surge" e mesmo com descargas mais elevadas de corrente vindas de fontes ruins ou mesmo variação elétrica da rede não danificam o componente, acredito que não faz mal algum, então, vamos discutir um pouco! Gostaria da opinião de vocês aqui do Clube do Hardware sobre este fato, uso pincel de cerdas feitas em Gris (sintéticas). Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sempre utilizei o pincel comum para limpar a poeira de componentes. Mas também sempre descarreguei a estática em alguma parede ou objeto. Nunca tive nenhum problema de estática em componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema vem do pincel de pelos sintéticos, estes carregam estática.

Gostei da dica de descarregar a estática em algum lugar antes de usar.

Acho que essa precaução é válida para qualquer tipo de pincel.

Como se diz, cautela e caldo de galinha não faz mal prá ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, mas o engraçado é que os pinceis anti estáticos são feitos de cerdas sintéticas de polipropileno e também de crina de cavalo, por isso eu fico tão confuso sabe. 


afinal, o pincel deve ser bom condutor, ou não condutor? porque a crina de cavalo e um bom condutor, ja o polipropileno não sei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...