Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Desliga sozinho.


Posts recomendados

Oi pessoal.

 

Me doaram um computador com uma configuração bem bacana para as minhas necessidades, a configuração é essa:

 

Placa mãe: gigabyte ga-b75m-d3h

Processador Core i5 3000

4 pentes de memória de 2gb DDR 3 1333

Placa de Vídeo: Nvidia GTX 550

Mas me foi doado já com um aviso, que ele estava ha 3 meses parados porque estava com um problema de desligar sozinho depois de um tempo de uso.

Todos os testes que fiz com ele, fiz SEM a placa de vídeo ligada, usando apenas o vídeo onboard.
 

Quando peguei, a primeira coisa que fiz foi desmontar tudo, limpar tudo e remontar. Já desconfiava que poderia ser problema com a fonte. Quando peguei, o computador nem ligava. Peguei a fonte do meu PC antigo (Uma fonte bem simples, de 400w) para poder testar.

Para resumir a história: Com essa fonte ele liga e funciona de boa por um bom tempo (horas até), e ai ele desliga sozinho. O estranho é que ele desliga, fica alguns poucos segundos desligado e LIGA novamente. E normalmente fica ligado por algum tempo, até repetir o processo. E as vezes ele desliga, liga novamente e não consegue ficar ligado por mais que alguns segundos, desliga, liga novamente, etc. Se eu não desligá-lo na fonte ou segurar o botão de power, ele fica repetindo esse processo infinitamente. 

Se eu fico algumas horas sem utilizá-lo, e ligo novamente, ele novamente consegue ficar ligado por várias horas até voltar ao problema acima.

A fonte antiga que eu coloquei nele estava funcionando 100% no meu PC antigo. Curiosamente, o PC antigo ligou com a fonte desse computador i5 , mas não testei nada alem de ver o computador ligar.

 

Eu realmente acho que o problema é a fonte. Não há super aquecimento, nos testes que fiz, não vi as tensões variarem além do normal (mas não consegui ver logo antes do computador desligar), e cheguei a testar com um ventilador super forte em cima da placa mãe, para eliminar a possibilidade de algum componente dela estar esquentando (Nesse caso a temperatura da placa mãe ficou em 25º constantemente, e da CPU não passava de 40º). Não há capacitores estufados também.

 

Mas o que acho estranho em ser a fonte é que mesmo com o computador ligado com o mínimo, com tudo desconectado, apenas um pente de memória, CPU e HD para inicializar, ele ainda assim dá o problema. Testei com diferentes pentes de memória, e ainda assim o problema ocorreu, Ele já chegou até mesmo a desligar na tela da bios, portanto tenho certeza que não é problema de software também. Também testei o computador fora do gabinete, para descartar qualquer possibilidade de haver algum curto entre placa-mãe e gabinete.

O lance é que no momento eu estou extremamente curto de grana, então se eu gastar dinheiro agora comprando uma fonte de qualidade e o problema não for esse, eu não vou ter como comprar outra placa mãe ou o que for. E eu não tenho outra fonte para testar.

 

Alguém tem alguma outra sugestão de teste para fazer, antes de eu realmente partir para comprar uma fonte nova, de qualidade, para esse computador ? 

 

OBS: O computador veio com outros dois problemas: Um dos pentes de memória simplesmente não funciona (Se eu o plugo na placa-mãe, o computador começa a bipar e não liga, portanto estou com apenas 6 gb), e o botão de power do Gabinete não estava funcionando (Problema desconhecido pelo dono anterior, mas que eu resolvi ligando o botão de Reset no Reset SW da placa mãe). Não sei se essas informações ajudam no diagnóstico

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei testando tudo fora do gabinete para eliminar que isso fosse algum problema, ligando a placa mãe com uma chave de fenda.

 

A pasta térmica eu não cheguei a trocar, ainda tinha bastante lá... mas considerando que a CPU nunca passa dos 45 graus, acho que isso não seria um problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite?

Olha eu acho que pode ser algum problema de conflito na placa mãe,tente pegar uma boa fonte de qualidade e realizar o teste.

Da uma boa limpada com limpa contato na placa,já tive problemas assim e era na placa mãe .

Manda pra mim as fotos desse PC ,por e-mail-------------------- [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, comprei uma fonte Cougar SL-600 e instalei no computador.

Achei estranho que, de primeira, o computador fez que ia ligar e não ligou (os coolers giraram bem pouco e o led do gabinete acendeu e apagou em coisa de meio segundo)... dai uns 3 segundos depois ele ligou sem eu apertar nada.

 

Já o desliguei umas 3 ou 4 vezes depois disso, e nada de anormal aconteceu. Ele está ligado desde ontem por volta das 5 da tarde (são quase 2 agora) e ele não desligou sozinho nenhuma vez.

 

Creio que o problema foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei em fazer isso, mas e o cagaço de atualizar Bios num PC que desliga sozinho?

 

Eu notei que ontem eu tinha acabado de plugar uma caixa de som USB nele, menos de meia hora depois foi quando ele desligou e começou a doideira.

Eu estou nesse momento usando ele só utilizando as portas USB da frente (por sorte eu tinha um teclado velho PS2 aqui sobrando), e ele tá estável (Até agora né)

 

Existe alguma possibilidade de, sei lá, alguma das portas USB estar em curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O defeito pode estar em qualquer área da placa-mãe, inclusive na área das portas USB. Difícil precisar o local exato sem uma placa de diagnósticos que apresente um código de erro. Curioso é que estou com um PC de um colega de trabalho pra reparar com exatamente o mesmo problema que o seu, e eu estava seco achando que era fonte...vivendo e aprendendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora ele alem de desligar sozinho, passou a congelar de vez em quando também.

E as vezes quando desliga e religa sozinho, ele não consegue carregar o POST. Ele não chega nem a mostrar a tela da placa mãe, fica numa tela preta por um tempo e desliga sozinho..

E quando faz isso, e consegue religar, aparece uma tela da bios avisando que o computador não conseguiu ligar antes e pede para eu verificar voltagens e frequências (e as mostra), e as vezes ele congela NESSA tela, antes de mostras as frequências e voltagens.

Ate o dia 10 eu devo conseguir grana pra comprar uma placa mãe nova, mas se o problema for na CPU eu vou ter um troço, hehe.

Ah,e cheguei a atualizar a bios, mas nada resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...